Relacionados ao Site

quarta-feira, 28 de junho de 2023

DAVI, A ESPADA E O PREÇO QUADRUPLICADO

TEXTO: 2Samuel 12:5,6,10-14

´´Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.

E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.´´

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.

Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.

Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.


VERDADE PRÁTICA: As consequências para o pecado de Davi foram a espada sobre sua casa -morte na família; e o pagamento quadruplicado.


INTRODUÇÃO

Deus perdoou Davi por seu pecado mediante o arrependimento (Pv 28:13). Ele teve seu pecado perdoado, porém, teria que enfrentar consequências dolorosas por seus atos, cujo próprio Deus o avisou que se resumiriam em traição e morte na família. Davi não morreu, mas enfrentaria as consequências por seus atos com a morte na família (2Sm 12:10).

Lemos que o profeta Natã apresenta uma causa a Davi, que a princípio, parecia apenas mais uma causa ou parábola aleatória. Ouvindo as palavras de Natã o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, sem hesitar, ele logo profere duas sentenças contra aquele homem sem saber que tratava-se de si mesmo, foram elas: a morte e a restituição quadruplicada - quatro vezes a mais. 

Nesse artigo, veremos como a espada esteve sobre a casa de Davi e como ele pagou quadruplicado pelo adultério com Bate Seba.


I- MORTE DO FILHO COM A MULHER DE URIAS

[...] o filho que te nasceu certamente morrerá. (2Sm 12:14)

Nesse filhou começou a cumprir aquilo que Deus dissera através de Natã: ´´Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa...´´ (2Sm 12:10)

Davi até tentou buscar a Deus pela criança, jejuar, passar a noite prostrado em terra e ficar sem comer, nada resolveu, mas sucedeu que ao sétimo dia a criança morreu (2Sm 12:18). Essa foi a ´´primeira morte´´ na família ou a ´´primeira parte de quatro a serem pagas´´.


II- ´´MORTE´´ MORAL DE TAMAR 

10 disse a Tamar: “Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto”. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão. 

11 Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: “Deite-se comigo, minha irmã”.

12 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura. 

13 O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você”. 

14 Mas Amnom não quis ouvi-la e, sendo mais forte que ela, violentou-a.

15 Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: “Levante-se e saia!”

16 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão, mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez”. Ele, porém, não quis ouvi-la 

17 e, chamando seu servo, disse-lhe: “Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta”. 

18 Então o servo a pôs para fora e trancou a porta. Ela estava vestindo uma túnica longa[a], pois esse era o tipo de roupa que as filhas virgens do rei usavam desde a puberdade. 

19 Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz. (2Sm 13:10-19)

Tamar era filha de Maaca. Esta era filha do rei Talmai, de Gesur, e mãe de Absalão, e este, portanto, irmão de Tamar (1 Cr 3:2), uma mulher bonita e virgem. Sua beleza atraiu a Amnom, seu meio-irmão, 0 filho primogênito de Davi com Ainoã (l Cr 3:1).

Nos versos acima estão os versos que relatam a violência sexual da qual Tamar foi vítima por seu meu irmão, Amnom. Segundo a lei de Moisés, uma mulher israelita devia guardar o leito virginal - não devia deitar-se antes do casamento, se o ocorresse, o homem que a violou teria que assumi-la para que sua honra não fosse perdida; e não devia deitar-se com alguém de sua própria família - incesto (Gn 20:11-13; Lv 18:8-18; 20:11-21).

Em Tamar se cumpre a ´´segunda morte´´ na família ou a ´´segunda parte de quatro a serem pagas´´, de maneira que após ser violentada e desprezada por Amnom, a honra da jovem se foi sem que ela pudesse se livrar de tamanha vergonha e desonra perante todo o povo de Israel. Tamar foi moralmente assassinada!


III- MORTE DE AMNOM

28 Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: Matem Amnom!, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!” 

29 Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram. (2Sm 13:28,29)

Quando Davi ainda não havia assumido o trono de Israel, mas já era o escolhido de Deus para reinar, casou-se com Ainoã e gerou Amnom (1Sm 3:2). Feito homem, entre outros irmãos nascidos, Amnom demonstrou ser desajustado emocionalmente e dominado por paixões carnais. 

Foi graças a esse comportamento que ele se apaixonou doentiamente por sua meia-irmã, Tamar. Amnom ficou doente de angústia e de desejo incontinente por ela e, por isso, não comia nem bebia, totalmente dominado por essa paixão e, ao mesmo tempo, desconhecida por Tamar (2Sm 13:2). 

Dominado por um desejo irrefreável por sua meia irmã Tamar (2Sm 13:4,5) e mau aconselhado por Jonadabe, Amnom a violenta, despertando a ira do seu meio irmão Absalão, irmão de Tamar, que passou a odiá-lo e tramar sua morte por isso até que conseguiu (2Sm 13:20,21,28-32). Assim, a morte de Amnom foi a ´´terceira morte´´ na família de Davi ou a ´´terça parte de quatro a serem pagas´´.


IV- MORTE DE ABSALÃO

9 Durante a batalha, Absalão, montado em sua mula, encontrou-se com os soldados de Davi. Passando a mula debaixo dos galhos de uma grande árvore, Absalão ficou preso nos galhos pela cabeça. Ficou pendurado entre o céu e a terra, e a mula prosseguiu.

10Um homem o viu e informou a Joabe: Acabei de ver Absalão pendurado numa grande árvore.

11Você o viu?, perguntou Joabe ao homem. E por que não o matou ali mesmo? Eu teria dado a você dez peças de prata e um cinturão de guerreiro!

14E Joabe disse: Não vou perder mais tempo com você. Então pegou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão, quando ele ainda estava vivo na árvore.

15E dez dos escudeiros de Joabe cercaram Absalão e acabaram de matá-lo. (2Sm 18:9-11,14,15)

Absalão era irmão de Tamar, filho de Maaca e terceiro filho do rei Davi. Nos capítulos 13 a 19 de 2 Samuel, sua história está registrada em detalhes. Seu nome tem a ver com paz, mas ironicamente sua história nada tem a ver com ela: Absalão assassinou Amnom, seu meio-irmão, conspirou e rebelou-se contra o seu pai, o rei Davi. 

A batalha dos soldados de Davi contra os Israelitas comandados por Absalão aconteceu na floresta de Efraim, a grande responsável por muitas mortes nesse dia (2Sm 18:5-8), inclusive a de Absalão, que após ficar preso pela cabeça em uma grande árvore e ser avistado, foi atacado por Joabe e finalmente morto por dez dos seus escudeiros (2Sm 18:14,15). Essa foi a ´´quarta morte´´ na família de Davi ou a ´´quarta parte de quatro a serem pagas´´.


CONCLUSÃO

Deus não se deixa escarnecer, tudo que o homem plantar, isso colherá (Gl 6:7). Davi pecou - adulterou com Bate Seba, vindo por isso premeditar o homicídio de Urias; se arrependeu, foi perdoado, não foi morto pelo Senhor mas mesmo assim precisou enfrentar as consequências dos seus atos, de maneira que a espada - morte; não se apartou da sua casa e em seus quatro filhos pagou quadruplicado pelo adultério que cometeu.


REFERÊNCIAS

CPAD. Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Lições Bíblicas. Aluno. Adultos. 2° Trimestre 2023. Relacionamentos em Família: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Lição 9. Pgs 43 à 46. 68 pgs.

SAUDAÇÃO SL 85:10 - A JUSTIÇA E A PAZ SE BEIJARAM NA CRUZ! (18/06/23)

Leitura Introdutória realizada no Culto de Ceia da IEPL RP no dia 18/06/23.