TEXTO: Efésios 4:14
´´O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.´´
Verdade prática: Devemos seguir a verdade em amor e crescer em tudo, em especial na graça e no conhecimento, para que não sejamos como crianças, levados e induzidos ao erro.
INTRODUÇÃO
Qual foi o pecado de Eva afinal? Para responder a essa pergunta, um vídeo viralizou nas redes sociais recentemente e têm persuadido a muitos com sua ´´riqueza´´ de detalhes na sua tentativa de ´´explanar´´ e enfim ´´explicar´´ o tema, incluindo termos e símbolos hebraicos, porém, com requintes de eisegese antibíblica, interpretação pessoal e doutrinas apócrifas. Longe de polemizar ou fermentar ´´falatórios inúteis acerca da lei´´, esse artigo vem com a intenção de reafirmar a ortodoxia da doutrina bíblica do pecado, a autoridade das Escrituras e refutar essa colcha de retalhos que não apenas contradiz, mas fere as Escrituras no princípio fundamental da hermenêutica: A Bíblia explica-se a si mesma.
LEITURA BÍBLICA
GÊNESIS 1
27 E criou Deus o
homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus
os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a
terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus,
e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse
Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre
a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente,
ser-vos-á para mantimento.
GÊNESIS 2
15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o
pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16 E ordenou o Senhor Deus ao homem,
dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela
comeres, certamente morrerás.
GÊNESIS 3
1 Ora, a serpente era mais astuta
que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à
mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a
mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto
da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que
não morrais.
4 Então a
serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus
sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis
como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E viu a mulher
que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore
desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a
seu marido, e ele comeu com ela.
1ª AFIRMAÇÃO: ´´NÃO FOI UMA COBRINHA FALANTE QUE ENGANOU A MULHER´´ - FOI O PRÓPRIO SATANÁS QUE ENGANOU A MULHER
A ´´serpente´´ era o diabo devido a sua ´´antiga patente angelical de Serafim´´ - Strong HB.8314 (hb. saraph - que significa serpente ardilosa, astuta) porque Apocalipse chama satanás ou o diabo de ´´antiga serpente´´ (Ap 12:9,20:2)
CONTRAPONTOS
1. Lúcifer serafim. Cremos na possibilidade de uma ´´hierarquia angelical´´ onde todos são importantes e membros uns dos outros ainda que distintos em funções celestiais (Rm 12:4,5). Porém, a Bíblia não diz que lúcifer foi um serafim promovido a querubim - como ocorre nas hierarquias e promoções humanas.
Pelo contrário, a Bíblia deixa subentendido que os seres angelicais foram criados em ´´milhares e milhares, dezenas de milhares´´ (Dn 7:10), em ´´miríades´´ (Hb 12:22), João ouviu vozes de uma ´´multidão de anjos´´ (Ap 5:11), Jesus disse a Pedro que poderia rogar ao pai ´´doze legiões de anjos´´ - nos dias de Jesus uma legião no exército romano era composta por 6mil soldados, ou seja, Jesus poderia rogar por 72mil anjos; etc. Alguns deles são:
Anjos - Mensageiros (ex: Gabriel em Lc 1:19,26-38)
Arcanjos - Guerreiros (ex: Miguel em Dn 10:13,22; 12:1; Jd 1:9 e Ap 12:7,8)
Serafins - Seres ardentes, abrasadores ou ´´adoradores´´ (ex: em Is 6:2,6)
Querubins - Guardiões, Glorificadores (ex; do Éden em Gn 3:24; Lúcifer em Ez 28:14)
* A Bíblia diz que Lúcifer antes da queda era um Querubim ungido e não um Serafim! (Ez 28:14-17)
2. Não foi uma cobrinha falante. Porque não poderia ser uma ´´cobrinha falante´´ se até mesmo uma jumenta falou? (Nm 22:28-35)
* A serpente era a mais astuta das alimárias do campo que o Senhor Deus havia feito (Gn 3:1)
* De fato, a mulher foi enganada pelo diabo (1Tm 2:14). Porém, a serpente, a mais astuta das alimárias do campo foi o oráculo, a ferramenta, o agente pelo qual satanás enganou a mulher e por isso foi punida também (Gn 3:13-15).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª AFIRMAÇÃO: ´´A ÁRVORE FOI A ´´CAMA NUPCIAL´´ ONDE EVA CONHECEU SATANÁS´´
CONTRAPONTOS
1. Árvore nupcial. A Bíblia não abre precedentes para a ideia de que árvore era uma ´´cama nupcial´´. Suas três características eram: boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento (Gn 3:6).
* A árvore era uma representação / símbolo do contraste entre a obediência (bem) e a desobediência (mal): ´´Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre´´ - 1João 2:16,17 - assim, quem desobedece a Deus e come do fruto ´´... passa, e a sua concupiscência...´´, enquanto quem obedece e não come do fruto ´´... faz a vontade de Deus, permanece para sempre´´ .
* Era uma ´´árvore desejável ao paladar, aos saberes e ao entendimento´´ e não uma ´´cama nupcial´´!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ª AFIRMAÇÃO: ´´EVA CONHECEU SATANÁS´´ - TEVE RELAÇÕES
CONTRAPONTOS
1. Relações entre seres humanos e espirituais. Em Mateus 22:30 Jesus disse que os anjos não se casam - o que incluiria os demônios, visto serem anjos caídos. A Bíblia não nos dá nenhuma razão para acreditar que os anjos tenham um gênero ou sejam sexuados - capazes de se reproduzir.
Esse é um problema em potencial pseudoepígrafo ou apócrifo - Livro de Enoque; e um conceito mítico Greco romano / helenístico - onde deuses se casavam ou tinham relações com humanos, gerando semi deuses. Daí vem a interpretação das filhas dos homens - mulheres; com os filhos de Deus - anjos; gerando os Nefilins! (Gn 6:2)
2. Relações com satanás. Eva não ´´conheceu´´ satanás no sentido sexual da palavra, porque os anjos e nem tampouco demônios necessitam de procriação para preservação da espécie como os seres humanos, pois, Deus já os criou em milhares de milhares - civilização.
* Pela Bíblia, o pecado de Eva e consequentemente Adão, foi desobedecer a Deus ´´E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás [MORTE ESPIRITUAL - adendo meu]. Portanto, pecado dela foi a transgressão à lei de Deus quando ´´tomou do seu fruto, e comeu, [...]´´ (Gn 3:6) e não ´´se deitar, conhecer ou ter relações com satanás´´, pois, tal interpretação tem consigo uma colcha de retalhos que começa na Bíblia, mergulha na eisegese pessoal e no antibíblico passando pelo hebraico e doutrina apócrifa que contradiz o contexto das Escrituras. Como se diz: ´´texto sem contexto torna-se pretexto para heresia´´.
CONCLUSÃO
Não apenas Eva como também Adão comeram do fruto e pecaram (Gn 3:6). É inconcebível a ideia de que o pecado de Eva tenha sido ´´ter relações´´ com satanás se Adão também pecou, pois, ficaria subentendido que, assim como Eva, Adão também ´´teve relações´´ com satanás. Uma heresia!
APLICAÇÃO: As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Dt 29:29)
No demais ... Gl 1:8;9; 1Tm 1:4; 4:7; 6:4; 2Tm 2:14; Tt 3:9
REFERÊNCIA