Relacionados ao Site

terça-feira, 25 de maio de 2021

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A LUA DE SANGUE?

TEXTO: Joel 2:31

´´O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor.´´

Verdade prática: A lua de sangue é um evento natural que ocorre com o eclipse total da lua. Ela sozinha não tem significado algum, contudo, é um dos sinais do fim do mundo, quando acompanhada de outros sinais.

INTRODUÇÃO: O eclipse lunar, popularmente chamado de ´´lua de sangue´´ por sua coloração avermelhada, ocorre quando a lua reflete a luz do sol, momento em que a terra está totalmente alinhada entre a lua e o sol, de forma que a sombra da terra é projetada para a lua, gerando a coloração avermelhada e o título ´´lua de sangue´´. 

1. A LUA DE SANGUE NA BÍBLIA

Esse fenômeno natural é mencionado pela Bíblia três vezes, sendo uma no VT e duas no NT, todos em contextos apocalípticos, isto é, Jl 2:31; At 2:20 e Ap 6:12, onde está escrito: ´´E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;´´

Segundo as Escrituras, existem pelo menos duas explicações consideradas para este fenômeno:

I. Trata-se de um evento milagroso. Neste caso, ainda duas hipóteses seriam consideradas: 

a primeira é que tal evento milagroso não seja a lua de sangue que conhecemos; 

a segunda é que um dos eclipses ocorre naturalmente, quando de repente e milagrosamente acontece outro, isto é, por influência milagrosa, soberana e sobrenatural de Deus. 

Embora esta segunda premissa seja cientificamente impossível, ela em nada contradiz e leva em consideração os atributos exclusivos de Deus como Sua soberania e transcendência; pois, ele tem domínio sobre todas as coisas e não está limitado as leis da física, química, termodinâmica, etc. 

Afinal, à partir do momento que consideramos algo impossível, tendo por base apenas o ponto de vista científico, negamos automaticamente a soberania e transcendência de Deus, especialmente sobre as coisas impossíveis (Lc 1:37).

II. Trata-se de um evento convencional. Caso os textos se refiram aos eclipses convencionais, supõe-se que ocorrerão em momentos muito próximos e não ao mesmo tempo, descartando a possibilidade que ocorram simultaneamente - cientificamente impossível. A posição única e indivisível do sol e da lua são o fator dessa impossibilidade dos dois eclipses simultâneos (acontecendo ao mesmo tempo).

fonte: Editado pelo Autor

2. SINAIS SIMULTÂNEOS À LUA DE SANGE 

Além da lua de sangue, antes do fim do mundo, as profecias de Joel 2:28-31; Atos 2:20 e Apocalipse 6:12-14 destacam também que:

I. O Espírito Santo será derramado sobre todos os povos (Jl 2:28,29; At 2:17,18);

II. O sol se converterá em trevas (Jl 2:31; At 2:20; Ap 6:12);

III. Haverá “sangue, fogo e nuvens de fumaça” (Jl 2:30; At 2:19);

IV. Um grande terremoto (Ap 6:12);

V.  As estrelas cairão sobre a terra (Ap 6:13);

VI. O céu será recolhido (Ap 6:14);  

VII. As montanhas e ilhas serão deslocadas (Ap 6:14). 

CONCLUSÃO. A segunda vinda de Cristo - dividida em duas etapas: a primeira para o arrebatamento da igreja e a segunda para resgatar Israel do Armagedom; trará consigo outros sinais naturais e espirituais. A lua de sangue sozinha não marca o fim do mundo, pois, em contexto escatológico, mais sinais hão de surgir junto dela. 

sexta-feira, 21 de maio de 2021

INTRODUÇÃO AO TABERNÁCULO - ÊXODO 25

O Tabernáculo era a ´´igreja móvel´´ dos filhos de Israel no deserto. Mais do que isso: Uma rica fonte de segredos e verdades espirituais. Esse estudo, introdutório aos ´´Segredos do Tabernáculo´´, lhe explicará em miúdos, a base para a compreensão da tenda e seus mistérios. 

Nota: Use-o de Introdução aos ´´Segredos do Tabernáculo´´. 

terça-feira, 18 de maio de 2021

O LENÇO DOBRADO E A VOLTA DE CRISTO

Ministrado na IEPL - RP em 14/05/2021.


TEXTO: João 20:6,7

´´Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas dobrado num lugar à parte.´´


INTRODUÇÃO. Para extrair e absorver o real sentido da mensagem desse texto, será necessário transpor os horizontes da cultura judaica. Faremos isso através da Exegese do bíblica, transpondo os abismos histórico e geográfico de algumas passagens, que a exemplo, necessitam de interpretação segundo a cultura judaica.


I- O CAMELO E O FUNDO DA AGULHA  (Lucas 18:24,25)

Este trecho é muito conhecido quando surge a questão: rico e o Reino de Deus. Com a expressão ´´passar um camelo no fundo de uma agulha...´´ Jesus se referiu a uma das passagens de Jerusalém utilizada pelos mercadores. Uma pequena porta localizada ao lado do portão principal da cidade, conhecida como ´´fundo da agulha´´

Nela ocorria a alfândega, isto é, o controle de acesso dos mercadores, das cargas e mercadorias. Nela a passagem dos animais, principalmente dos camelos, era praticamente impossível com as cargas a bordo, assim, os mercadores tiravam as mercadorias e empurravam seus camelos que passavam de joelhos pela porta, ilustrando perfeitamente a dificuldade dos ricos em entrar no reino de Deus. 


II- O CANTAR DO GALO (Mc 14:30 comparar com Mc 13:35)

Outra passagem mal interpretada pelos cristãos por falta de Exegese Bíblica. O Evangelho escrito por Marcos foi destinado aos Romanos, cuja língua matriz era o latim. É comum encontrar em Marcos palavras retiradas originalmente do latim, como, por exemplo: centurião, denário, legião, pretório, açoite (lat. flagellus - referência aos açoites plumbatae e scorpione), cantar do galo (lat. gallicinium), entre outras. (Mc 5:9; 6:37; 15:15; 15:39,44,45)

Segundo a Enciclopédia da Bíblia: "O cantar do galo"  o nome da terceira vigília da noite, de meia noite às três da manhã, conforme verificado em Marcos 13:35. Cada um dos evangelhos se refere ao gallicinium, ou seja, o ´´cantar do galo´´, em conexão com o período de tempo em que Pedro negou a Jesus. (Mt 26:34,74; Mc 13:35; Lc 22:34; Jo 13:38).

Assim não foi um galo, a ave que que cantou, mas a trombeta da guarda romana, que anunciava a troca dos vigias na terceira vigília da noite, conhecida como ´´vigília do canto do galo´´. Segundo  William Barcley“Os romanos dividiam cada dia em períodos de três horas chamados “horas”. Os períodos de três horas da noite foram chamados “vigílias”. Essas vigílias determinavam o período das três horas  do serviço da guarda”.


III- O LENÇO DOBRADO (João 20:6,7)

Para compreender o significado do lenço dobrado, romperemos os abismos cultural e geográfico da Bíblia; interpretando segundo tradição Judaica da época, bem como nos dois exemplos anteriores. É um dos princípios básicos de como interpretar as Escrituras.

O lenço dobrado tem a ver com o "senhor e o servo"; e todo menino Judeu conhecia essa tradição. Ao colocar a mesa de jantar, o servo fazia exatamente como seu senhor queria. A mesa era colocada e o servo esperava, até que o senhor terminasse a refeição.

O servo não podia retirar a mesa antes do senhor terminar sua refeição. Diz a tradição: ao terminar a refeição, o senhor se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa. Naquele tempo o lenço EMBOLADO - como estavam os lençóis que envolveram o corpo de Jesus; queria dizer:

"Eu TERMINEI."

No entanto, se o senhor levantasse e deixasse o lenço DOBRADO ao lado do prato, o servo jamais ousaria retirar a mesa porque, o lenço dobrado queria dizer:

"Eu VOLTAREI!".


CONCLUSÃO. Jesus é o Senhor e nós somos o servo aguardando sua volta. Ele deixou este recado aos discípulos  através do lenço, para que não ficassem afoitos ou desesperados com seu ´´sumiço´´. Quem viu o lenço dobrado e conhecia o costume judaico do ´´´senhor e o servo´´, certamente entendeu que Ele estava dizendo: ´´Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim...´´ - João 14:1a, afinal, ´´Eu voltarei´´. Para a igreja do tempo presente, esta mensagem se resume em: ´´...voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.´´ - Jo 14:3


REFERÊNCIAS

DA COSTA; Fellipe Matheus Dias. INICIATIVA SEMEADOR. Por que Jesus dobrou o lenço? Disponível em: https://iniciativasemeador.blogspot.com/2020/12/por-que-jesus-dobrou-o-lenco.html. Acessado em: 19/05/2021. Desde: 10/12/2020.


DESCONHECIDO. A VERDADE PRESENTE. Nenhum galo cantou na negação de Pedro. Disponível em: https://verdadepresent.blogspot.com/2017/07/nenhum-galo-cantou-na-negacao-de pedro.html#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Enciclop%C3%A9dia,noite%20%C3%A0s%20tr%C3%AAs%20da%20manh%C3%A3.&text=Cada%20um%20dos%20evangelhos%20se,Jo%2013%3A38).%E2%80%9D. Acessado em: 19/05/2021. Desde: 09/07/2017.

SINAIS QUE PRECEDEM E SUCEDEM O GOVERNO DO ANTICRISTO

TEXTO: 2 Tessalonicenses 2:3-4

Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.


Verdade prática: Antes do grande dia chegar, muitos se apostatarão da fé.  Quando assim for, o Espírito Santo e os remanescentes de Deus serão retirados. Logo surgirão os sinais precedentes, depois, será revelado o anticristo e os posteriores sinais que identificarão seu governo.


INTRODUÇÃO: Neste artigo, você verá alguns sinais que surgirão antes e depois do aparecimento do iníquo, sinais úteis para identificar o quão próximo estamos ou estarão os dias da revelação do anticristo. Eles comprovarão o governo dele quando alcançar o domínio mundial. Diga-se de passagem, temos uma amostra desses sinais atualmente. Contudo, segundo a crença pré tribulacionista (1Ts 5:9), na primeira etapa da sua segunda vinda, Cristo voltará para arrebatar a igreja. A segunda etapa, para resgatar Israel durante o Armagedom.


1. UMA CRISE. O primeiro sinal que os tempos do fim se aproximam é o surgimento de uma crise, seja ela natural ou proposital. Tudo aparentemente vai bem, quando de repente, surge a crise. Com o cristão não é diferente, crises aparecem pelo caminho, contudo, este, as supera pela graça e misericórdia de Deus (Lm 3:22; 1Co 10:13). 

A crise ocasionada pela pandemia da Covid 19 em escala global nos mostrou isso, pois, consigo trouxe fatores inimagináveis, como por exemplo, uso obrigatório de máscara, distanciamento e isolamento social, vacinação compulsória, ascensão da fome e do desemprego, perda de direitos essenciais como trabalho, transporte, culto e afins. 

Vale ressaltar: uma crise global antecederá o aparecimento do anticristo, pois, convenha haver uma crise para que o mesmo seja declarado a solução para tal.  A crise é o agente, interno ou externo, que traz o caos, o medo e o desespero.

Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará. (Dt 31:6)


2. UM POVO DESNORTEADO. A crise é inaceitável pelo ser humano, assim como o não, a injustiça, as enfermidades ou a morte. Ele demora a processá-la de forma que, no princípio, tende aos extremos, como ignorar, desviar-se da realidade ou perder-se na mesma. Ao deparar-se com a veracidade dos fatos, a tendência é haver um ´´choque de realidade´´, e neste momento geralmente, as pessoas se perdem, frustram, ficam desorientadas, sem norte, perdem a esperança, o amor ou até mesmo a fé. Ao deparar-se com este segundo sinal, o justo deve pedir sabedoria ao Senhor, pois, dele vem o conhecimento, entendimento e a segurança (Pv 2:6-9). Portanto:

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Pv 3:5-6)


3. UMA ´´MÁ´´ ÍNDOLE COLETIVA. Em meio a crise e sem direção, o povo corrompe sua índole. Israel passou por isso quando acreditaram que Moisés havia morrido e fizeram um bezerro de fundição (Dt 9.7-21, 25-29). Como suposto, o povo vivia uma aparente crise interna – a ´´morte de Moisés´´; e se sentiu sem direção. 

A consequência foi o terceiro sinal aqui descrito: a má índole coletiva. O povo se corrompeu voltando-se a imagem feita por mãos humanas, no caso a de Arão (Êx 32:4), caíram na idolatria e quebraram a lei que acabaram de ouvir do Senhor (Êx 20:7,8), cujo próprio Moisés por comoção popular, subiu ao monte a fim de recebê-la nas tábuas. Quanto a este terceiro sinal, 2 Timóteo 3:1-5 é enfática:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


4. UM MARKETING COM DISCURSO DE MENTIRAS E SEDUÇÃO. O marketing é uma estratégia utilizada pelas pessoas, físicas ou jurídicas, para otimizar seus ganhos por meio de pesquisas de mercado, design e campanhas publicitárias através da mídia, redes sociais, etc. Embora mercadológico, esse termo expressa perfeitamente a ascensão das propagandas e promoções, o que logicamente incluiria seu uso pela pessoa e governo do anticristo. 

Não obstante, Adolf Hitler por exemplo, tinha um marketing, feito especialmente por Joseph Goebbels, responsável pelo marketing ideológico nazista, Ministro da Propaganda nazista alemão e Chanceler, que em abril de 1933 criou uma campanha, com o intuito de queimar livros “subversivos” ou que representavam ideologias opostas ao nazismo. 

Nos dias do anticristo não será diferente: Com o domínio das grandes mídias, da rede mundial de computadores – internet; redes sociais, e da tecnologia, seu marketing em prol da ´´falsa´´ paz mundial e busca pela auto promoção, será massivo e subverterá um grande número de ´´seguidores´´ ao redor do mundo, induzindo-os ao engano e ao erro (Ap 13:3-8).


5. UM PLANO DE INTERESSE DO DIABO. O mundo já está no maligno (1Jo 5:19), será questão de tempo para que este príncipe revele seu domínio, através do ´´seu filho´´ - uma blasfema oposição ao filho de Deus: o anticristo; também chamado de homem do pecado e filho da perdição (2Ts 2:3). A tríade satânica estará por trás do plano maquiavélico do Apocalipse, com seu marketing intensivo e um discurso de mentiras e sedução, terá por intuito imitar ao Deus trino: a Santíssima Trindade. O dragão – diabo; a oposição a Deus Pai; O anticristo, a oposição a Jesus, o filho de Deus; e O falso profeta do anticristo, a oposição ao Espírito Santo que testifica de Cristo.  Portanto, as personas a executarem este plano serão:

- O dragão. O próprio diabo ou ´´anti pai´´, tentando imitar a Deus (Is 14:13-14; Ap 13:1-4). Ele dará autoridade ao anticristo (Ap 13:4), a fim de: imitar a concessão que o Pai outorgou a Cristo (Mt 28:18); e ser glorificado na ´´morte e ressureição do anticristo´´ - a ferida, chaga mortal indica morte, contudo, sua cura a ressurreição; assim como Deus foi na morte e ressurreição de Cristo;

- O anticristo. A primeira besta que sobe do mar ou ´´anti filho´´, tentando imitar Jesus Cristo (Ap 17:15);

- O falso profeta. A segunda besta que sobe da terra ou ´´anti espírito´´, tentando imitar o Espírito Santo.


CONCLUSÃO. Vivemos dias trabalhosos onde a dispensa da vigilância e oração não é uma opção. Os três primeiros dos cinco sinais, chamados precedentes, já foram manifestos, isto é, foram manifestos antes do aparecimento do anticristo. Ele ainda não foi manifesto, pois, para isso é preciso que aquele que o detém seja retirado: o Espírito Santo. Ainda que muitos se escandalizem, odeiem, sejam enganados pelos falsos profetas ou que seu amor se esfrie, a palavra para os justos em Cristo é a mesma: ´´...aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.´´ - Mt 24:13.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

CERTIFICADO DE REGISTRO DE MARCA - INICIATIVA SEMEADOR

Este é um fragmento do nosso Certificado de Registro de Marca, divulgado pelo INPI na pág. 798 da Revista da Propriedade Industrial (RPI) de 26 de Março de 2019, assegurando os direitos autorais do proprietário.  LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

LOGO OFICIAL - INICIATIVA SEMEADOR

Esta é nossa marca, devidamente registrada no INPI conforme pág. 798 da Revista da Propriedade Industrial (RPI) de 26 de Março de 2019. Protegida por direitos autorais que asseguram nossas obras. Proibida reprodução não autorizada sem consentimento do proprietário autoral. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

LOGO INICIATIVA SEMEADOR - Marcos 4:14

Nossa logo com o versículo chave da Iniciativa.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

O QUE É UM GALARDÃO?

TEXTO: Apocalipse 22:12

´´E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.´´


Verdade prática: O galardão é uma recompensa por serviços prestados, assim, cada crente será retribuído segundo as suas obras. Contudo, existem diferentes graus de recompensa no céu, que correspondem à medida da nossa fidelidade a Cristo na terra.


INTRODUÇÃO: O termo grego misthós para galardão, significa salário (Rm 4:4) ou recompensa (Mt 5:46). Galardão, portanto, são as recompensas que os salvos receberão na glória porvir, de acordo com suas obras (2Co 5:10). 

A doutrina do galardão não é absurda, pois, possui apoio tanto no Antigo (2Cr 15:7; Is 40:10; 62:11), quanto no Novo Testamento (Mt 16:27; 1Co 3:8,14; Ef 6:8; Ap 2:23; 11:18; 22:12). 

No NT ocorre outro vocábulo grego que dá apoio a esta doutrina. Trata-se do termo antapódosis e seu sentido é o de retribuição. Esta palavra é usada tanto no sentido positivo de recompensa (Cl 3:24; Lc 14:12) como no sentido negativo de punição (Rm11:9).

Existem várias categorias de galardão. A Bíblia menciona, por exemplo, dois em Mt 10:41, através das expressões "galardão de profeta" e "galardão de justo". Porém, não destaca os galardões ligados a estas categorias. Entre os três tipos de galardão conhecidos estão:


1. Galardão da apreciação – Palavra de louvor (Mt 25:21). Esta recompensa será concedida por Cristo aos bons servos, que como expresso na parábola dos talentos, não enterraram seus dons, mas os usaram com maestria e proeza gerando novos talentos, multiplicando os ganhos do seu Senhor. Quão bom será sermos recebidos pelo Senhor Jesus Cristo, testificando a nosso respeito e dizendo-nos: ´´Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.´´


2. Galardão da posição – Destaque no Reino (Ap 2:17). ´´Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.´´

Ninguém sabe ou conhece esta recompensa. O único subsídio bíblico das Escrituras sobre este galardão é que, os únicos que conhecem e sabem do que se trata são: Deus que o deu; e o receptor que o recebeu. 


3. Galardão de Prêmios – Coroas.  É importante compreender os conceitos para não confundir ambos, pois,  a Bíblia faz distinção entre os galardões, isto é, as recompensas; e os prêmios, ou seja, a recompensa de coroas. 


a. Coroa da Vida – Mártires (Tg 1:12; Ap 2:10). Esta Coroa não é a vida eterna como pensam muitos, mas uma recompensa especial, aos que foram fiéis a Deus nas tribulações da vida terrena ou martirizados pela causa de Cristo e Seu reino. Do grego mártyras ou martys, mártir significa ´´testemunha´´ ou ´´herói´´, sendo este, alguém que sofre perseguição ou pena de morte por defender, recusar a renunciar, ou ainda, recusar a defender mediante imposição uma causa contra a própria força. Em muitos casos, é atribuído a alguém que morreu (seja em batalha ou por execução) em defesa de seus ideais.

Sobretudo, esta coroa, está vinculada à fidelidade nas tribulações. Portanto, os que suportam as provações e sofrimentos desta vida, por causa de Cristo e permanecem fiéis no amor a Deus, receberão como prêmio a Coroa da Vida.  

 

b. Coroa de Glória – Pastor (1Pe 5:4). Será destinada aos pastores e aos que lideraram o povo de Deus com fidelidade, que buscaram desempenhar bem seus ministérios, procurando sempre o bem das ovelhas de Cristo, sempre com intuito de fazê-las crescer, alimentando-as na fé e no amor de Deus.

 

c.  Coroa de Alegria – Ganhador de Almas (Lc 15; 1Ts 2:19-20). Será concedida aos ganhadores de almas. Paulo se refere aos irmãos que ele levou à Cristo como sendo a sua alegria e coroa. Portanto, aqueles que conquistam muitas almas receberão a Coroa da Alegria. Às vezes a coroa é símbolo de alegria (Is 28:1; Ct 3:11; Ez 23:42), e a Bíblia declara que há alegria no céu quando uma alma é ganha para Cristo (Lc 15:7).

 

d. Coroa de Justiça – Os que aguardam o Senhor (2Tm 4:8; Fp 3:20). Receberão esta Coroa aqueles cujas vidas foram entregues inteiramente em prol do reino de Deus (Mt 6:33), e aos que demonstraram uma ardente expectativa pela volta de Cristo e a desejaram ardentemente.

 

e. Coroa de Incorruptibilidade – Vitorioso (1Co 9:25-27; Jo 2:28). Será concedida aos que procuraram viver uma vida incorruptível, de auto abnegação (Lc 9:23), renegando ao mundo, ao pecado, as obras da carne e vivendo uma vida íntegra diante de Deus e dos homens.

 

REFERÊNCIAS

COSTA; Airton Evangelista da. Escatologia - A Cronologia do Fim. Disponível em: https://valterborges.files.wordpress.com/2010/09/escatologia-geral-fatebe-2010-resumo.pdf. Acessado em: Acessado em: 14/05/2021.

OLIVEIRA; Jânio Santos de. Estudo Bíblico Os galardões e a recompensa dos fiéis. Disponível em: https://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblico-apocalipse-escatologia/os-galardoes-e-recompensas-dos-fieis.html. Acessado em: 14/05/2021.