TEXTO: 2Tessalonicenses 2:6,7
´´E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda´´
Verdade prática: Alguém está impedindo a aparição do anticristo. Seu surgimento só acontecerá quando for afastado da terra aquele que está impedindo sua manifestação.
INTRODUÇÃO: O homem do pecado, filho da perdição ainda não foi manifesto entre nós. Isso porque alguém está impedindo que ele apareça, pois, seu tempo ainda não chegou, porquanto para este tempo determinado ele está reservado, segundo a eficácia de satanás. O diabo não tem poder ilimitado para fazer o que e quando quiser - só atua segundo os limites concedidos por Deus; e o anticristo manifesto, será mais uma forma dele atuar no mundo. Alguém está tapando o pequeno buraco do dique para que a água do lado de lá não o derrube e passe para o lado de cá, inundando e destruindo tudo. O mistério da iniquidade já está em ação, a apostasia está a caminho e o “homem do pecado” será manifesto a qualquer hora. Contudo, antes que ele apareça, será necessário o desaparecimento daquele que agora o detém.
R: PORQUE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ DETENDO O ANTICRISTO
1. A Onipotência do Espírito Santo. Quem mais teria poder para deter Satanás seu filho? O Espírito Santo é Deus. Ele é Eterno (Hb 9:14), Onipresente (Sl 139:7-12), Onisciente (Sl 139:2,7,8) e Onipotente (Jo 3:8; Rm 15:13,19). Ele está nos corações de cada crente que compõe o corpo da igreja! A igreja que ora, intercede e expulsa demônios pelo poder do Espírito Santo (Mt 10:1; Mc 16:17; Lc 9:1). Ele é o dedo de Deus - linguagem simbólica; pelo qual Jesus expulsava os demônios (Lc 11:20). Ele foi o agente divino que derramou as pragas sobre o Egito (Êx 8:19). A Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra por ele (Êx 31:18) e é a “letra de Cristo”, entregue aos cuidados dos apóstolos “escrita com o Espírito de Deus vivo não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações” (2Cor 3,3).
2. A igreja cheia do Espírito e o ministério da injustiça. Está escrito que o ministério da injustiça já opera em nossos dias graças ao principado de satanás neste mundo (1Jo 5:19). A igreja foi cheia do Espírito Santo assim como os apóstolos no Pentecostes (Jl 2:28,29; At 2:1-9) para ser o sal da terra, a luz do mundo (Mt 5:13,14). A igreja é o sal que está conservando o mundo de apodrecer no pecado, é o tempero que dá gosto ao mundo, o elemento que atribui valor à obra de Cristo na figura do sal; e como a luz é ela que alumia, dissipa as trevas e esclarece pelo poder do Espírito Santo. As portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16:18). Nos filhos de Deus, o maligno não pode tocar (1Jo 5:18). No tempo determinado o Espírito Santo ´´desaparecerá´´ da terra junto com a igreja ´´raptada´´, para que o anticristo se manifeste (2Ts 2.7).
3. O agente retirado e o povo desaparecido. Concluímos que o anticristo ainda não se manifestou por causa do Espírito Santo. Ele é o agente pelo qual Deus está impedindo a implantação do reino de satanás na terra através do anticristo. Em breve, ele será tirado do mundo junto com a igreja de Cristo (1Ts 5:9). O Espírito é como a coluna de nuvem, que em dado momento mudou de posição retirando-se de ́ ́diante ́ ́ deles e colocando-se ́ ́atrás ́ ́ (Êx 14:19,20) - manobra que deu versatilidade a nuvem e serviu de divisor entre os hebreus e o egípcios. É o Espírito que separa a igreja do mundo. Na margem oriental do Jordão a coluna desapareceu, eles já não seguiam mais a nuvem, mas a Arca do Senhor; assim será no arrebatamento da Igreja, pois, Ele terá cumprido Sua missão entregado a Noiva para Cristo - Santíssima Trindade, pg. 42.
4. A retenção temporária do anticristo e as setenta semanas proféticas. Esse período em que o Espírito Santo retêm o anticristo, é observado escatologicamente no tempo que Deus detêm a contagem das setenta semanas de Daniel (Dn 9:24-27). A manifestação do anticristo contempla a derradeira semana de anos desta profecia - uma semana profética de sete anos; assim, estamos na ´´era da igreja´´ ou ´´tempo dos gentios´´ - momento em que a contagem das 70 semanas proféticas está ´´pausada´´ por Deus; que sucede a 69ª semana que se encerrou na morte de Cristo, e antecede a 70ª semana, que conta do arrebatamento da igreja até a segunda vinda de Cristo para salvar Israel na guerra final do Armagedom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário