´´E sei que o tal homem (se no corpo se fora do corpo; não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.´´
Verdade prática: A Bíblia indica que há três lugares que chamamos de ´´céu´´
1° CÉU - ATMOSFERA (Dn 7:13; Os 2:18)
Esse céu é a atmosfera que circunda a Terra.
2° CÉU - ESTELAR (Gn 1:14-18)
Como o próprio nome sugere esse é o céu das estrelas, lumiares, corpos celestes, planetas e galáxias que não conhecemos ou podemos ver a olho nu.
Alguns podem ser vistos a olho, como é o exemplo dos conjuntos estelares do cruzeiro do sul, as três marias, o cinturão de Órion, o sol, a lua, o planeta vênus - visível a nós na aparência de uma estrela ao pôr do sol, ele surge como a primeira e mais brilhante estrela do céu; etc.
Outros podem ser vistos com auxílio tecnológico como por exemplo, o telescópio. Mas, há ainda os que nem com tecnologia são possíveis de ser vistos. Estes também fazem parte do segundo céu.
3° CÉU - PARAÍSO E MORADA DO ALTÍSSIMO
Esse terceiro céu a que Paulo se refere segundo teólogos e estudiosos bíblicos teria sido visitado por ele próprio, podendo talvez, ter escrito de si mesmo em terceira pessoa devido a ´´inefabilidade das palavras que ao homem não é lícito falar´´. Não é descartada essa possibilidade haja visto que outros escritores bíblicos relataram de si mesmos na terceira pessoa para aproximar-se do anonimato - O apóstolo João fizera muito isso.
Sobretudo, esse céu é chamado de paraíso (Lc 23:43; 2Co 12:3,4; Ap 2:7), habitação de Deus e lar de todos os salvos que já partiram (2Co 5:8; Fp 1:23). Sua localização exata não é revelada.
CONCLUSÃO
As coisas reveladas pertencem aos homens, mas as ocultas somente a Deus (Dt 29:29). O relato Paulino nos serve de estímulo para buscarmos as coisas que são de cima (Mt 6:33; Cl 3:1-5) e não nos limitarmos aos céus terreno e estelar a que estamos limitados por nossos olhos físicos, sobretudo ele nos encoraja a buscar, lutar e viver pelo céu que nos foi revelado aos olhos da fé. Como está escrito pelo próprio Paulo, Deus destinou coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu e nem subiu ao coração do homem o que Ele tem reservado para aqueles que o amam! (1Co 2:9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário