terça-feira, 25 de maio de 2021

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A LUA DE SANGUE?

TEXTO: Joel 2:31

´´O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor.´´

Verdade prática: A lua de sangue é um evento natural que ocorre com o eclipse total da lua. Ela sozinha não tem significado algum, contudo, é um dos sinais do fim do mundo, quando acompanhada de outros sinais.

INTRODUÇÃO: O eclipse lunar, popularmente chamado de ´´lua de sangue´´ por sua coloração avermelhada, ocorre quando a lua reflete a luz do sol, momento em que a terra está totalmente alinhada entre a lua e o sol, de forma que a sombra da terra é projetada para a lua, gerando a coloração avermelhada e o título ´´lua de sangue´´. 

1. A LUA DE SANGUE NA BÍBLIA

Esse fenômeno natural é mencionado pela Bíblia três vezes, sendo uma no VT e duas no NT, todos em contextos apocalípticos, isto é, Jl 2:31; At 2:20 e Ap 6:12, onde está escrito: ´´E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;´´

Segundo as Escrituras, existem pelo menos duas explicações consideradas para este fenômeno:

I. Trata-se de um evento milagroso. Neste caso, ainda duas hipóteses seriam consideradas: 

a primeira é que tal evento milagroso não seja a lua de sangue que conhecemos; 

a segunda é que um dos eclipses ocorre naturalmente, quando de repente e milagrosamente acontece outro, isto é, por influência milagrosa, soberana e sobrenatural de Deus. 

Embora esta segunda premissa seja cientificamente impossível, ela em nada contradiz e leva em consideração os atributos exclusivos de Deus como Sua soberania e transcendência; pois, ele tem domínio sobre todas as coisas e não está limitado as leis da física, química, termodinâmica, etc. 

Afinal, à partir do momento que consideramos algo impossível, tendo por base apenas o ponto de vista científico, negamos automaticamente a soberania e transcendência de Deus, especialmente sobre as coisas impossíveis (Lc 1:37).

II. Trata-se de um evento convencional. Caso os textos se refiram aos eclipses convencionais, supõe-se que ocorrerão em momentos muito próximos e não ao mesmo tempo, descartando a possibilidade que ocorram simultaneamente - cientificamente impossível. A posição única e indivisível do sol e da lua são o fator dessa impossibilidade dos dois eclipses simultâneos (acontecendo ao mesmo tempo).

fonte: Editado pelo Autor

2. SINAIS SIMULTÂNEOS À LUA DE SANGE 

Além da lua de sangue, antes do fim do mundo, as profecias de Joel 2:28-31; Atos 2:20 e Apocalipse 6:12-14 destacam também que:

I. O Espírito Santo será derramado sobre todos os povos (Jl 2:28,29; At 2:17,18);

II. O sol se converterá em trevas (Jl 2:31; At 2:20; Ap 6:12);

III. Haverá “sangue, fogo e nuvens de fumaça” (Jl 2:30; At 2:19);

IV. Um grande terremoto (Ap 6:12);

V.  As estrelas cairão sobre a terra (Ap 6:13);

VI. O céu será recolhido (Ap 6:14);  

VII. As montanhas e ilhas serão deslocadas (Ap 6:14). 

CONCLUSÃO. A segunda vinda de Cristo - dividida em duas etapas: a primeira para o arrebatamento da igreja e a segunda para resgatar Israel do Armagedom; trará consigo outros sinais naturais e espirituais. A lua de sangue sozinha não marca o fim do mundo, pois, em contexto escatológico, mais sinais hão de surgir junto dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas