TEXTO: 1Coríntios 1:25
INTRODUÇÃO: Deus é Soberano e atua como bem entende, sem considerar a opinião ou lógica do homem pecador (Rm 3:23). Por isso Ele inverte a fila, frustra o óbvio e rompe a lógica humana. Assim, a ´´...loucura de Deus é mais sábia que a dos homens´´ e assim Seu Reino se comporta: Segundo a Sua lógica, que é loucura para os que perecem, mas para os salvos é o poder de Deus (1Co 1:18-21). Por isso Jesus foi incompreendido e rejeitado por muitos: seu sermão era segundo a lógica de Deus! (Jo 8:42-47). Neste artigo, você verá algumas sombras que nos norteiam ao funcionamento da lógica de Deus e a mente de Cristo.
1. O rejeitado é amado (1Sm 16:7). Davi era o menor e menos honrado perante sua família. Jessé além de Davi, teve seis filhos: Eliabe, Abinadabe, Samá ou Siméia, Netanel, Radai, e Ozen; e duas filhas: Zeruia e Abigail (1Cr 2:13-16). Os três primeiros, por exemplo, eram homens de guerra seguidores de Saul (1Sm 17:12-15) enquanto Davi, um filho anônimo e rejeitado. Contudo, a renda da família de Jessé era fruto do bom trabalho de suas mãos apascentando as ovelhas, por isso, viu graças nos olhos de Deus e era amado por Ele, ao ponto de livrá-lo das feras e do gigante Golias! (1Sm 17:34-37)
2. O fraco é forte (Jl 3:10). Muitos se enganam depositando as suas forças em carros, cavalos ou riquezas (Sl 20:7-8). Na lógica humana sim, são sinais de força, contudo, no Reino de Deus a ordem dos fatores e os resultados são alterados. Por isso, a maior força de um homem, é a sua fé e confiança no Senhor, pois, elas são enforjáveis no Reino espiritual e a verdadeira força de um homem. Portanto, o que se fizer fraco na lógica humana para ser forte na lógica de Deus, esse será forte (2Co 12:9).
3. O que chora é feliz (Mt 5:5). A felicidade é o objetivo de muitos, senão todos. Mas na lógica de Divina, a verdadeira felicidade transcende o conforto de uma boa casa, carro, reserva bancária, viagens ou patrimônio corrosível como traça deste mundo. Isso porquê nos planos de Deus, a verdadeira felicidade está na vida eterna, ausência de morte, dor, injustiças e todo tipo de males que só aquele grande dia trará consigo. Portanto, os que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão! (Sl 126:5)
4. O perseguido é abençoado (Mt 5:10). Aqueles que buscam a verdadeira felicidade que só a justiça daquele dia trará, serão perseguidos. O mundo ou o diabo não jogam pedras em árvores vazias, portanto, se estiver passando por perseguição pela causa de Cristo, saiba que Deus lhe contempla atenciosamente. Se tiver que padecer, que padeçamos fazendo o bem (1Pe 3:17), assim, o Senhor garantirá nossa bênção, tanto na entrada quanto na saída (Dt 28:6).
5. O que perder esse achará (Mt 16:25,26). Lidamos com perdas diariamente, quer pequenas quer grandes. A lógica humana desconsidera um ganho - ativo; mediante uma perda - passivo; mas, na lógica de Deus, isso é sempre possível. Por isso ressaltou Jesus que aquele que quiser achar a sua vida (eterna, salvação), deve perdê-la (vida terrena, passageira); e quem perder a sua vida (terrena) achá-la-á (vida eterna). O fator principal se considerarmos também Rm 8:32 e Fp 3:7-9 é que tudo o que era considerado lucro em nossa vida sem Cristo, agora por ocasião dele deve ser considerado perda para que possamos ganhá-lo. Portanto, para achar em Deus, precisamos perder no mundo (Tg 4:4).
6. O último é o primeiro (Mt 20:16). Os últimos serão os primeiros indica que existe só um soberano: Deus! Desta maneira, Jesus finaliza Seu ensino mostrando que, a graça de Deus é superior ao esforço humano que muitos empregam, por achar que terão de Deus mais recompensas do que outros.
7. O maior é menor (Lc 22:26). Dura coisa é chegar à festa, logo ir tomando dentre os primeiros e mais importantes assentos, mas ser convidado a se retirar pelo dono da festa não é mesmo? Nesse mesmo sentido que Jesus nos orientou que melhor é, tomar dentre os últimos e menos importantes assentos, mas ser honrado pelo dono da festa! (Lc 14:1-14)
8. Creia primeiro, veja depois (Jo 20:29). Infelizmente, Tomé precisou ver para crer na ressurreição do Senhor Jesus, por isso foi replicado na afirmação ´´...bem aventurados os que não viram e creram´´. Isso porquê os que não precisaram ver pessoalmente para crer, tiveram sua fé honrada e respondida com a confirmação visível de que o Senhor havia realmente ressuscitado como disse que seria. Portanto, ´´A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veêm.´´ Hb 11:1
9. É melhor dar do que receber (At 20:35). Isso porquê aquele que dá aos pobres empresta para Deus (Pv 19:17). Por isso mesmo com trabalho árduo, Paulo enfatiza a necessidade de ajudar os fracos lembrando das palavras do Senhor Jesus, que maior bem aventurado é aquele que dá, pois, o Senhor retribuirá todo o benefício que este semeou e multiplicará seus talentos, afinal, Ele sabe que seu Senhor ceifa onde não semeou e ajunta onde não espalhou (Mt 25:26).
10. O louco é sábio (1Co 1:27). Este texto refere-se aos que pautam suas bases nas sombras que o norteiam a lógica de Deus. São os que observam as sombras da lógica de Deus e têm a mente de Cristo (1Co 2:16). Os que assim fazem, passarão como loucos para o mundo e sua lógica humana (1Co 2:15), porém, sábios diante de Deus.
11. O que morre vive (Fp 1:21). Está brevemente relacionado ao quinto ponto. A morte é uma das coisas ´´inaceitáveis´´ pelo homem, assim como a injustiça ou o não. Embora em nossa cultura o luto se resuma em prantos e tristeza, em outras é tido como festa e alegria, e é assim que o luto dos santos funciona na lógica divina: Preciosa é ao Senhor a morte dos seus santos (Sl 116:13-15), assim como a conversão de um pecador (Lc 15:7). Por isso, afirmou Paulo sem dúvidas ´´... o viver para mim é Cristo, e o morrer é lucro´´, afinal, ´´Estou crucificado com Cristo; Logo, já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo, vivo-a na fé do filho de Deus...´´ - Gl 2:19,20.
12. O invisível é visível (Hb 11:1). Este ponto está relacionado ao sétimo, dispensando delongas, pois, aquilo que não vemos com os olhos físicos, com perfeição e nitidez o vemos com os olhos espirituais, afinal, andamos por fé e não por vista (2Co 5:7).
CONCLUSÃO: Conforme o título, estas são apenas ´´sombras´´ que nos norteiam à lógica de Deus, por isso temos a mente de Cristo. Quem as observa não tem a mente do mundo, espiritualmente cega, pois, o diabo cegou seu entendimento para que não lhes resplandeça a glória do Evangelho (2Co 4:4). A lógica de Deus ultrapassa todas as extremidades do universo, e a prova disso, é que ela veio, criou, voltou e nos aguarda! (Zoncro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário