Relacionados ao Site

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

GAMES: O CRISTÃO PODE JOGAR?

TEXTO: 1 Coríntios 6:12

´´Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.´´

Verdade prática: Para alguns, jogatinas não passam de uma prática inofensiva de diversão. Mas para o cristão que se deixar dominar, pode ser uma tentação para conduzi-lo ao pecado.

INTRODUÇÃO

Deus não abomina o lazer, mas abomina a idolatria (Dt 27:15). E o que vem a ser idolatria? Embora uma resposta complexa, o fim de tudo é que idolatria se resume na prática ou devoção a tudo aquilo que ocupa o lugar e o tempo de Deus em nossa vida. Por outro lado, ´´tudo me é lícito´´ é o mesmo que ´´tudo posso´´, ´´sou livre para decidir´´. Este é o conceito de livre arbítrio. É lícito. Mas convêm? Me deixarei dominar? Longe da intenção de polemizar, este artigo vem com o objetivo de nos mostrar o que Deus pensa a respeito de games e jogos eletrônicos através da Sua palavra. Vale ressaltar, não abordaremos jogos de sorte nesse artigo, pois, cabe outra análise minuciosa e distinta desta abordagem.

I - RESPOSTAS BÍBLICAS

1. A jogatina conduz o jogador ao pecado?

O jogo em si pode não ser ruim, mas se ele conduz o jogador a ter atitudes erradas, tais como comportamentos agressivos, uso de palavrões, xingamentos - que desagradam a Deus e ofendem o próximo; é melhor não jogar (1Co 10:23).

´´Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.´´ 

2. A jogatina prejudica o jogador de alguma forma?

É importante manter as prioridades certas. Cuidado para não gastar demasiado tempo e dinheiro com jogos (Pv 10:4). 

´´O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.´´

3. A jogatina deixou o jogador viciado?

É fácil ficar viciado em um jogo muito divertido, envolvente, repleto de desafios, missões e objetivos, mas se isso acontecer, é melhor se afastar! (Lc 16:13)

´´ Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará a um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro.´´  

4. O cônjuge, pais ou responsável permite?

Se você é menor de idade, ainda está debaixo da autoridade dos seus pais ou responsável legal. Se você é maior de idade e já tem um cônjuge ou até mesmo filho(s), ambos precisam estar de acordo. Você pode até tentar convencê-los que não há problema jogar, mas não desobedeça ou entre em desacordo (Am 3:3; Ef 6:1-4)

´´Porventura, andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.

´´Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa -

para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra

E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. ´´

5. A consciência permite?

Se apesar de tudo, sua consciência se sentir pesada, não jogue. Ocupe-se em fazer aquilo que deixa sua consciência tranquila! (Rm 14:22)

´´Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.´´

CONCLUSÃO. Como dito anteriormente, Deus não abomina uma boa diversão a menos que essa conduza o cristão ao pecado e a idolatria - ocupar o tempo e lugar de Deus com horas de jogatina. A orientação é sempre moderação - disciplina, domínio próprio ou temperança, um fruto do Espírito (Gl 5:22). A verdade é que jogar não será um problema se o cristão não perder a consciência de que é só uma diversão. Mas, se o cristão não tiver essa percepção ou perder essa consciência e ter problemas pra fazer outras coisas, em outras áreas da sua vida - como conjugal, financeiro, profissional; o jogador deve parar imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário