Relacionados ao Site

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

QUAL O VERDADEIRO MONTE SINAI?

TEXTO: Gálatas 4:25

´´ Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.´´

Verdade prática: O verdadeiro monte Sinai fica na Arábia Saudita.

INTRODUÇÃO

Embora seja uma questão geográfica aparentemente ´´inútil´´, saber qual e onde está o verdadeiro Monte Sinai pode servir de grandes subsídios. Isso porquê grande parte dos mapas e rotas do Êxodo tradicionais são contrapostas às concordâncias bíblica e arqueológica. Portanto, a intenção desse artigo é contribuir de forma a trazer concordância bíblica e arqueológica sobre o tema, que como naturalmente sugerido pelo título, há um ´´falso´´ Sinai, aceito por todos de forma unânime e tradicional.

1- MONTE SINAI EGÍPCIO E ROTA TRADICIONAL

Bíblias de estudo defendem esta tese majoritariamente. Este é o ´´Monte Sinai´´, tradicionalmente aceito, situado em território dominado pelos egípcios nos dias de Moisés. Uma talvez evidência dessa hipótese nas Escrituras, só pode ser vista de forma indireta, quando a Bíblia diz:

´´E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.´´ - Êxodo 13:17

a. Localização. Este Monte fica na Península do Sinai, entre os dois Golfos, Suez e Áqaba, onde geralmente supõem que a travessia dos Hebreus tenha se sido pelo Golfo de Suez - provavelmente ao norte, pelo Mar de Juncos (Lagos Amargos).

 


b. Descrição. Essa tese contraria a evidência bíblica direta (Gl 4:25) e a arqueológica dos destroços no mar Vermelho - não foram achados no Golfo de Suez. Conforme os critérios, tal suposição não se sustenta de forma contundente. Mas, essa é incrivelmente a suposição aceita pela maioria e a mais divulgada em atlas, mapas e Bíblias de estudo, por exemplo, a Thompson [2], TNM [3] e a Pentecostal [4].





2- MONTE SINAI ARÁBIO E ROTA MIDIANITA

Essa é a menos divulgada, embora tenha o embasamento mais contundente, afinal, suas evidências - bíblica e arqueológica; são mais convincentes do que a primeira

a. Localização. Este Monte, também chamado ´´Jebel el Lawz´´ ou simplesmente ´´Horebe´´, o monte de Deus, fica na atual Arábia Saudita, antiga Midiã, após o Golfo de Áqaba, onde foram encontrados os destroços do exército egípcio


b. Descrição.  Essa tese é verificada na referência direta do texto áureo: ´´ Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia,...´´. Além da referência direta, ela é comprovada pela arqueologia, afinal, os vestígios arqueológicos foram encontrados no Golfo de Áqaba, num platô - ponte de terra natural; da praia de Nuweiba, próxima a Pi Airote, onde a Bíblia diz que os Hebreus se acamparam naquela noite (Êx 14:2).



 

O local em árabe é chamado Jebel El Laws - Lugar de Moisés; uma cadeia de montes que formam um "arco" ou "U", conhecido pelos árabes locais como Wadi Hurab - Horebe. O pico mais alto, na parte traseira da montanha está "queimado" (carbonizado) conforme o relato bíblico (Êx 19:18-20, 24:17; Dt 4:11).

CONCLUSÃO. Duas evidências a favor do ´´Segundo Sinai´´ são a afirmação bíblica direta de que o verdadeiro Sinai está localizado na Arábia (Gl 4:25); e os achados arqueológicos encontrados no Golfo de Áqaba, após a praia de Nuweiba - Pi Airote (Êx 14:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário