"Minha herança pela graça, é a Palavra de Deus, e o meu legado, os frutos da meditação na Escritura." - Fellipe Costa
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sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
segunda-feira, 27 de novembro de 2023
CITAÇÕES APÓCRIFAS NA BÍBLIA
TEXTO: Provérbios 3:13
´´Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.´´
Verdade prática: Os apócrifos possuem valor histórico e literário.
INTRODUÇÃO
Os livros canônicos da Bíblia são plenamente inspirados pelo Espírito Santo e os apócrifos não. Alguns deles possuem citações relevantes quanto à história, sendo poucas as passagens inspiradas, mencionadas pela própria Bíblia.
Longe de polemizar ou censurar a literatura apócrifa e pseudoepígrafa, esse artigo vem com a intenção de reunir citações apócrifas de conhecimento popular que, embora tenham sido originadas primeiramente de textos não canônicos da Bíblia - não considerados inspirados pelo Espírito Santo; a própria Bíblia através dos seus sábios escritores inspirados por Deus, cita contextos oriundos de apócrifos.
I- OS FILHOS DE DEUS E AS FILHAS DOS HOMENS
(Comparar Gn 6:1-4 com Josefo: História dos Hebreus /pg.23) [1]
Sem dúvidas um dos assuntos mais especulados e polemizados da Bíblia. Direto ao ponto, é inconcebível crer que nesta passagem que anjos - filhos de Deus; tenham procriado com mulheres humanas - filhas dos homens; pelos seguintes motivos:
1. A criação dos anjos é distinta dos humanos. Os seres angelicais foram criados bem antes da existência do homem, sendo sua própria existência distinta da raça humana.
a. Multidões x Procriação. Os anjos foram criados em ´´exércitos´´ e ´´milhares de milhares´´, quantidade tão grande que não se pode contar, mas Lúcifer ao se rebelar, levou consigo a terça parte desse montante. Imaginamos que existem muitos demônios - anjos caídos; agora quanto seria a terça parte dessa quantia? E ainda, que necessidade teriam de gerar sua prole se já existem em centenas de milhares?
b. Naturais x Sobrenaturais. O homem é considerado um ser natural enquanto os anjos são sobrenaturais. Prova disso é que mesmo após comer do fruto, Adão e Eva não receberam o ´´veredicto´´ de Deus, por isso foram privados de ter acesso a árvore da vida - antes de comer e viverem eternamente do pecado; e ainda puderam ser salvos, enquanto os anjos caídos já estão condenados - pecaram em esfera espiritual e num corpo sobrenatural.
2. Procriação angelical x Mitologia grega. Anjos procriarem com humanas e gerarem uma nova raça ´´especial´´, nesse caso, os nefilins, soa familiar com mitologias. Na grega por exemplo, os deuses do Olimpo se relacionavam com humanas dando luz a filhos semideuses - meio homens e meio deuses.
II- CARTA A IGREJA DE LAODICEIA
(Comparar Cl 4:12-16 com a Epístola aos Laodicenses)
Esta menção revela algo interessante: A carta que Paulo enviou à igreja de Colosso devia ser lida pela igreja de Laodiceia, e a que foi enviada a Laodiceia devia ser lida também em Colosso - troca de cartas entre as igrejas. Aos Colossenses está no cânon do NT. Aos Laodicenses não, embora esteja na sétima carta às igrejas do Apocalipse. Por que? Não podemos responder.
1. Laodiceia no Apocalipse. Jesus através de João escreve as sete igrejas da Ásia, sendo a última delas a de Laodiceia (Ap 3:14-21). Ela não teve elogios, foi duramente repreendida e criticada por sua mornidão, por não ser fria nem quente - nos dias de hoje seria uma igreja ´´politicamente correta´´, o inverso da ´´liberdade de expressão´´; por sua falsa opulência - falsa segurança; nas próprias riquezas.
2. Epístola aos Laodicenses. Pequena carta encontrada em algumas edições da Vulgata, conhecida apenas em Latim, que dizem ser a carta de Paulo aos Laodicenses mencionada na Epístola aos Colossenses.
Há uma crença quase unânime de ser uma falsificação - mera obra de origens diversas obtidas de epístolas Paulinas genuínas. Adolf von Harnack sugere ter sido escrita por Marcion ou um de seus seguidores, mas a despeito de um exame literário, sua sugestão não pode ser substanciada ou negada. Sobretudo, esta pequena obra não contém qualquer doutrina, ensinamentos ou narrativas que não são encontradas em outros lugares e sua exclusão possui um pequeno efeito no cânon do NT.
III- A DISPUTA PELO CORPO DE MOISÉS
(Comparar Jd 9 com Zc 3:2 e o Livro da Assunção de Moisés)
O ´´Testamento de Moisés´´ (ou Assunção), é um livro apócrifo escrito originalmente em hebraico ou aramaico (de 3 a.C. a 30 d.C.), com versões em grego e latim. De origem palestina e ambiente farisaico, procura narrar a história do mundo, em forma de profecia, desde Moisés até ao tempo do autor.
Foi descoberto por Antonio Ceriani na Biblioteca Ambrosiana de Milão, em meados do século XIX e publicado por ele em 1861. O texto está em doze capítulos e diz ser secretas profecias reveladas por Moisés a Josué antes de lhe transmitir a liderança dos Israelitas.
A disputa entre o Arcanjo Miguel e Satanás pelo corpo de Moisés foi descrito neste livro, e posteriormente, mencionado na epístola de Judas (1:9), embora não tenha sido atribuída a qualquer fonte específica.
IV- A PROFECIA DE ENOQUE
(Comparar Jd 14,15 com 1Enoque 1:9)
O Primeiro Livro de Enoque, também chamado de Enoque Etíope ou simplesmente 1 Enoque; é um livro pseudoepígrafo atribuído a Enoque, ancestral de Noé, contendo literatura apocalíptica judaica.
Bem conhecido pela sua versão em etíope, o livro teve porções preservadas em grego koiné - o mesmo do NT; latim - língua oficial do império romano; siríaco e copta. Teve suas últimas citações antes da era moderna perto do séc. IX, em grego bizantino. As porções mais antigas do livro foram encontradas entre os Manuscritos do Mar Morto em Qumram, indicando que o livro é uma compilação de textos em aramaico escritos no período intertestamentário, entre o séc. III a.C. e o séc. I. d.C.
Foi um dos vários livros apocalípticos escritos no período do Segundo Templo, porém, nunca foi candidato à canonicidade entre o judaísmo rabínico, sendo guardado principalmente por escolas esotéricas judaicas e, posteriormente, usado como principal fonte folclórica para a história da queda dos anjos.[2]
CONCLUSÃO
Os livros apócrifos e pseudoepígrafos possuem considerável valor histórico, servindo de subsídio aos pormenores intertestamentários e até mesmo anteriores, que possivelmente, foram escritos em detrimento da preservação mitológica, da tradição oral e das histórias, bem como dos conhecimentos populares transmitidos oralmente entre gerações afim de que não se perdessem.
Certamente, tomaram maior alcance com a adoção de pseudônimos conhecidos e famosos por parte do verdadeiro autor das obras, de maneira que, ainda que os tais não fossem Moisés, Enoque, etc, suas obras tornar-se-iam conhecidas e eternizadas no imaginário popular.
A intenção deste artigo não foi menosprezar os livros, mas pontuar citações de alguns deles por autores da Bíblia e incentivar o caro leitor a abrir sua mente para o conhecimento. Se possível, leia-os também, ainda que não reflitam seu ideal religioso. Nunca é ruim aprender mais, de maneira que, como está escrito no verso áureo deste artigo, feliz é aquele que encontra a sabedoria e adquire conhecimento!
REFERÊNCIAS
[1] JOSEFO, Flavio. A História dos Hebreus. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1XqwY8xPh00MMMWghOXqbEk7u4Lo-0Erp. Acessado em: 27/11/2023. pg 23. 1627 pgs.
[2] OLSON, Daniel C. (2021) [2019]. DUNN, James D. G., ed. Eerdmans Commentary on the Bible. First Enoch. John W. Rogerson. Chicago: Wm. B. Eerdmans Publishing Co. p. 35-37, 43. ISBN 978-1-4674-5474-2. OCLC 1246582620
[3] WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. A Assunção de Moisés. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assun%C3%A7%C3%A3o_de_Mois%C3%A9s. Acessado em: 27/11/2023.
[4] WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Primeiro Livro de Enoque. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Livro_de_Enoque. Acessado em: 27/11/2023.
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
A LEITURA DA BÍBLIA E A PÓS-MODERNIDADE
Textos: Cl 2:8; 2Tm 3:16
Verdade prática:
Alguns elementos filosóficos e religiosos da pós – modernidade afetam a
interpretação bíblica do cristão.
Introdução: Existem alguns aspectos da pós-modernidade que ameaçam
a interpretação das Escrituras. Primeiro, o conceito de tolerância. Eu me
refiro à ideia contemporânea de total complacência para com o pensamento de
outros quanto à política, sexo, religião, raça, gênero, valores morais e
atitudes pessoais, ao ponto de nunca se externar seu próprio ponto de vista de
forma a contradizer o ponto de vista dos outros. Esse tipo de tolerância não
deve ser confundido com a tolerância cristã, pois resulta da falta de
convicções em questões filosóficas, morais e religiosas: “A tolerância é a virtude do homem sem convicções” (G. K. Chesterton).
É fortalecida pela queda na confiança na verdade, causada pelo avanço da
pós-modernidade.
Neste artigo, veremos os
principais pressupostos do pensamento pós-moderno que contaminam diretamente a
forma como nós, cristãos, lemos, interpretamos e aplicamos as Sagradas
Escrituras.
1. O POLITICAMENTE CORRETO
1.1. Conceito. Politicamente correto é aquilo que se faz em
sociedade por meio de ações e opinião ideológica, de maneira que as minorias
não se sintam ´´ofendidas´´ ou ´´oprimidas´´. Este conceito é manifesto quando
passam a fazer o uso da criação de narrativas para criminalização da opinião,
fazendo ou obrigando a resistência a nunca externar seu ponto de vista e
contradizer o outro para não ´´ofender´´ ou ´´oprimir´´. Isso não é tolerância,
é fascismo! – uma falsa tolerância totalitária.
É sobre aquilo que é aceitável
como correto na sociedade onde se vive. É o que se faz em um grupo sem que alguém
se sinta ofendido.
1.2. Exemplos. O que é e não é politicamente correto?
a. É
politicamente correto
Ouvir os outros sem qualquer crítica, reparo ou discordância explícita é “politicamente correto”. Notemos aqui em especial, a preocupação em não ofender as minorias ou grupos oprimidos: negros, lgbt, mulheres, pobres, pessoas do 3º mundo, etc.
Fazer ou afirmar coisas que desagradem as pessoas, como por exemplo, emitir valores morais sobre imoralidade sexual, pois, pessoas que vivem nessas práticas sentir-se-ão ofendidas.
1.3. O Politicamente correto e a interpretação Bíblica. Como o
politicamente correto afeta a forma como lemos, interpretamos e aplicamos a
Bíblia?
A ´´tolerância´´ característica
da pós-modernidade afeta a interpretação da Bíblia levando as pessoas a interpretarem a partir do politicamente correto. Evita-se qualquer leitura, interpretação ou
posicionamento considerado ofensivo à sociedade ou comunidade a que se
ministra.
Textos bíblicos que denunciam
claramente determinados comportamentos morais, como o homossexualismo, são
domesticados com uma leitura crítica que os reduz a expressões retrógradas
típicas dos machistas do século I. Textos que anunciam a Cristo como o único
caminho para Deus são interpretados de tal forma a não excluir a salvação em
outras religiões.
2. O INCLUSIVISMO
2.1. Conceito. Um outro aspecto da pós-modernidade que afeta a
leitura da Bíblia é o inclusivismo. Num certo sentido, é o resultado do
multiculturalismo do mundo pós-moderno. Não há mais no mundo ocidental um país
com uma cultura única e uma raça homogênea. Países ocidentais, por exemplo, são
multiculturais e tem uma mescla de diversas raças. Para que não se seja
ofensivo e para que se possa conviver harmoniosamente, é necessário ser
inclusivista. Isso significa dar vez e voz a todas as culturas e raças
representadas.
Na sociedade pós-moderna, o
conceito se estende para incluir os grupos moralmente orientados. Significa
especialmente repartir o poder com as minorias anteriormente oprimidas pelas
estruturas de poder, como negros, homos, mulheres, raças minoritárias...
2.2. Exemplos.
a. Estudos nos meios acadêmicos sobre a
cultura de raças minoritárias e oprimidas no ocidente, como africanos,
hispânicos e orientais.
b. Criação de bolsas de estudos e
empregos para membros destas minorias, bem como de grupos oprimidos, como as
mulheres e transgêneros.
c. Luta contra discriminação baseada em
raça, religião, postura política e gênero.
O que nos preocupa no
inclusivismo é que ele exclui qualquer juízo de valor em termos morais,
religiosos e justiça. Tem que ser assim para que o relacionamento multicultural
e multi-moral funcione em detrimento da ´´democracia politicamente correta´´.
2.3. O Inclusivismo e a interpretação Bíblica. O inclusivismo
também influencia na interpretação bíblica. Sua mensagem é abordada do ponto de
vista do programa das minorias. Por exemplo, a chamada teologia negra, a
teologia da libertação, teologias feministas... Outra coisa é a tendência cada
vez mais forte de se publicarem traduções da Bíblia sem linguagem genérica
ofensiva, isto é, tirando todas as referências a Deus como sendo homem, etc.
Nota: Por inferência, podemos perceber de modo subliminar que, o
politicamente correto somado ao inclusivismo dá origem a outras duas
características pós-modernas: o pluralismo e o relativismo. O papel de ambos é considerar
as diversidades multiculturais e relativizar valores morais absolutos -
conservadores e cristãos.
3.1. Conceito. O terceiro aspecto da pós-modernidade que influencia
a leitura da Bíblia hoje é o relativismo. O relativismo, no que tange ao campo
dos valores e dos conceitos morais e religiosos, é a ideia de que todos os
valores morais e as crenças religiosas são relativos, igualmente válidos e que
não se pode julgar entre eles. A verdade depende das lentes que alguém usa para
ler a vida. O importante é que as pessoas tenham crenças, e não provar que uma
delas é certa e a outra errada. Não há meio de se arbitrar sobre a verdade
porque não há parâmetros absolutos. Desta forma, alguém pode crer em coisas
mutuamente excludentes sem qualquer inconsistência. Ninguém pode tentar mudar a
opinião de outrem em questões morais e religiosas.
3.2. O Relativismo e a interpretação Bíblica. Existem alguns
perigos no relativismo quanto à leitura da Bíblia.
a. O relativismo mina a credibilidade
em qualquer forma de interpretação que se proponha como a correta.
b. O relativismo individualiza a
verdade. Cada pessoa tem sua verdade e ninguém pode alegar que a sua é superior
à dos outros. Portanto, ninguém pode ter a pretensão de converter outros à sua
fé.
Muitos evangelistas tentam
suavizar a sua interpretação da mensagem do Evangelho, excluindo os elementos
que não são “politicamente corretos” como: pecado, culpa, condenação, ira de
Deus, arrependimento, mudança de vida. Acaba sendo uma tentação de escapar pela
forma mais fácil do dilema entre falar todo o conselho de Deus ou ofender as
pessoas.
CONCLUSÃO
Esses são alguns dos perigos que
a pós-modernidade traz à leitura e interpretação das Escrituras. Reconhecemos a
contribuição da pós-modernidade em destacar a participação do contexto e do
leitor na produção de significado, quando se lê um texto. Porém, discordamos
que isso invalide a possibilidade de uma leitura das Escrituras que nos permita
alcançar a mensagem de Deus para nós e de ouvir a voz de Cristo, como Ele
gostaria que ouvíssemos.
REFERÊNCIA
BIBLIOTECA CHARLES SPURGEON. NICODEMUS, Augustus. A Leitura da Bíblia e a Pós Modernidade – Augustus Nicodemus. Acessado em: 16/11/2023. Disponível em: spurgeonline.com.br/artigos.
sexta-feira, 20 de outubro de 2023
CITAÇÕES A JÓ EM OUTROS LIVROS DA BÍBLIA
Estive procurando por algumas referências bíblicas ao patriarca Jó ressalvando-se as que se encontram em seu próprio livro e eis as que pude encontrar.
A primeira, Gênesis 46:13 diz:
¹³ ´´Os filhos de Issacar: Tola, Puva, Jó e Sinrom.´´
Aqui, um dos filhos de Issacar recebeu o nome de Jó. Fora a provas dos antigos manuscritos do livro de Jó - que datam idade anterior aos escritos de Gênesis; vemos por inferência nesse verso que os patriarcas conheciam a história de Jó, sendo portanto, famoso e conhecido pela repercussão do seu testemunho, a tal ponto de Issacar dedicar o nome desse grande patriarca a um de seus filhos. Tratam-se de dois personagens diferentes, um é o patriarca Jó e outro o Jó que vemos no verso acima, pois, é filho de Issacar, um dos filhos de Jacó e Lia. Esse Jó, portanto, era neto de Lia e Jacó. Portanto, presume-se que a história de Jó teve grande repercussão - via tradição oral; e provavelmente, data antes de Moisés - reconhecido escritor do Pentateuco; no período Inter patriarcal – especificamente entre os primeiros patriarcas.
Além dessa citação e do livro de Jó, há outras três citações que falam de Jó, todas referindo-se ao personagem provado por Deus, como conta o Livro que leva seu nome.
Há dois versos em Ezequiel 14:14, 20 citando Jó como um personagem de destaque juntamente com Noé e Daniel, tidos como exemplo de homens piedosos na comunidade israelita, que por sua própria justiça, seriam capazes de livrar apenas as suas próprias almas do juízo divino, enquadrando se naquilo que se lê em Salmos 49:7-9 (ninguém pode remir a seu irmão, pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes).
¹⁴ Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS.
²⁰ Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça.
A última referência está em Tiago 5:10,11 que lembra a paciência característica do personagem.
¹⁰ Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
¹¹ Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual
foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é
muito misericordioso e piedoso.
sábado, 30 de setembro de 2023
O INTENSO CALOR
sábado, 26 de agosto de 2023
O SERVO DA ORELHA FURADA
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
O PECADO DE EVA FOI ´´CONHECER´´ SATANÁS?
LEITURA BÍBLICA
GÊNESIS 1
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus
os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a
terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus,
e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse
Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre
a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente,
ser-vos-á para mantimento.
15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o
pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16 E ordenou o Senhor Deus ao homem,
dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela
comeres, certamente morrerás.
1 Ora, a serpente era mais astuta
que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à
mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a
mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto
da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que
não morrais.
4 Então a
serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus
sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis
como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E viu a mulher
que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore
desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a
seu marido, e ele comeu com ela.
Anjos - Mensageiros (ex: Gabriel em Lc 1:19,26-38)Arcanjos - Guerreiros (ex: Miguel em Dn 10:13,22; 12:1; Jd 1:9 e Ap 12:7,8)Serafins - Seres ardentes, abrasadores ou ´´adoradores´´ (ex: em Is 6:2,6)Querubins - Guardiões, Glorificadores (ex; do Éden em Gn 3:24; Lúcifer em Ez 28:14)
* A Bíblia diz que Lúcifer antes da queda era um Querubim ungido e não um Serafim! (Ez 28:14-17)
terça-feira, 25 de julho de 2023
ESCOLA BÍBLICA 2°T 2023 - ESBOÇÁRIO
ORAR FAZ BEM A SAUDE
quarta-feira, 28 de junho de 2023
DAVI, A ESPADA E O PREÇO QUADRUPLICADO
TEXTO: 2Samuel 12:5,6,10-14
´´Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.´´
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
VERDADE PRÁTICA: As consequências para o pecado de Davi foram a espada sobre sua casa -morte na família; e o pagamento quadruplicado.
INTRODUÇÃO
Deus perdoou Davi por seu pecado mediante o arrependimento (Pv 28:13). Ele teve seu pecado perdoado, porém, teria que enfrentar consequências dolorosas por seus atos, cujo próprio Deus o avisou que se resumiriam em traição e morte na família. Davi não morreu, mas enfrentaria as consequências por seus atos com a morte na família (2Sm 12:10).
Lemos que o profeta Natã apresenta uma causa a Davi, que a princípio, parecia apenas mais uma causa ou parábola aleatória. Ouvindo as palavras de Natã o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, sem hesitar, ele logo profere duas sentenças contra aquele homem sem saber que tratava-se de si mesmo, foram elas: a morte e a restituição quadruplicada - quatro vezes a mais.
Nesse artigo, veremos como a espada esteve sobre a casa de Davi e como ele pagou quadruplicado pelo adultério com Bate Seba.
I- MORTE DO FILHO COM A MULHER DE URIAS
[...] o filho que te nasceu certamente morrerá. (2Sm 12:14)
Nesse filhou começou a cumprir aquilo que Deus dissera através de Natã: ´´Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa...´´ (2Sm 12:10)
Davi até tentou buscar a Deus pela criança, jejuar, passar a noite prostrado em terra e ficar sem comer, nada resolveu, mas sucedeu que ao sétimo dia a criança morreu (2Sm 12:18). Essa foi a ´´primeira morte´´ na família ou a ´´primeira parte de quatro a serem pagas´´.
II- ´´MORTE´´ MORAL DE TAMAR
10 disse a Tamar: “Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto”. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão.
11 Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: “Deite-se comigo, minha irmã”.
12 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura.
13 O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você”.
14 Mas Amnom não quis ouvi-la e, sendo mais forte que ela, violentou-a.
15 Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: “Levante-se e saia!”
16 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão, mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez”. Ele, porém, não quis ouvi-la
17 e, chamando seu servo, disse-lhe: “Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta”.
18 Então o servo a pôs para fora e trancou a porta. Ela estava vestindo uma túnica longa[a], pois esse era o tipo de roupa que as filhas virgens do rei usavam desde a puberdade.
19 Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz. (2Sm 13:10-19)
Tamar era filha de Maaca. Esta era filha do rei Talmai, de Gesur, e mãe de Absalão, e este, portanto, irmão de Tamar (1 Cr 3:2), uma mulher bonita e virgem. Sua beleza atraiu a Amnom, seu meio-irmão, 0 filho primogênito de Davi com Ainoã (l Cr 3:1).
Nos versos acima estão os versos que relatam a violência sexual da qual Tamar foi vítima por seu meu irmão, Amnom. Segundo a lei de Moisés, uma mulher israelita devia guardar o leito virginal - não devia deitar-se antes do casamento, se o ocorresse, o homem que a violou teria que assumi-la para que sua honra não fosse perdida; e não devia deitar-se com alguém de sua própria família - incesto (Gn 20:11-13; Lv 18:8-18; 20:11-21).
Em Tamar se cumpre a ´´segunda morte´´ na família ou a ´´segunda parte de quatro a serem pagas´´, de maneira que após ser violentada e desprezada por Amnom, a honra da jovem se foi sem que ela pudesse se livrar de tamanha vergonha e desonra perante todo o povo de Israel. Tamar foi moralmente assassinada!
III- MORTE DE AMNOM
28 Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: Matem Amnom!, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!”
29 Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram. (2Sm 13:28,29)
Quando Davi ainda não havia assumido o trono de Israel, mas já era o escolhido de Deus para reinar, casou-se com Ainoã e gerou Amnom (1Sm 3:2). Feito homem, entre outros irmãos nascidos, Amnom demonstrou ser desajustado emocionalmente e dominado por paixões carnais.
Foi graças a esse comportamento que ele se apaixonou doentiamente por sua meia-irmã, Tamar. Amnom ficou doente de angústia e de desejo incontinente por ela e, por isso, não comia nem bebia, totalmente dominado por essa paixão e, ao mesmo tempo, desconhecida por Tamar (2Sm 13:2).
Dominado por um desejo irrefreável por sua meia irmã Tamar (2Sm 13:4,5) e mau aconselhado por Jonadabe, Amnom a violenta, despertando a ira do seu meio irmão Absalão, irmão de Tamar, que passou a odiá-lo e tramar sua morte por isso até que conseguiu (2Sm 13:20,21,28-32). Assim, a morte de Amnom foi a ´´terceira morte´´ na família de Davi ou a ´´terça parte de quatro a serem pagas´´.
IV- MORTE DE ABSALÃO
9 Durante a batalha, Absalão, montado em sua mula, encontrou-se com os soldados de Davi. Passando a mula debaixo dos galhos de uma grande árvore, Absalão ficou preso nos galhos pela cabeça. Ficou pendurado entre o céu e a terra, e a mula prosseguiu.
10Um homem o viu e informou a Joabe: Acabei de ver Absalão pendurado numa grande árvore.
11Você o viu?, perguntou Joabe ao homem. E por que não o matou ali mesmo? Eu teria dado a você dez peças de prata e um cinturão de guerreiro!
14E Joabe disse: Não vou perder mais tempo com você. Então pegou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão, quando ele ainda estava vivo na árvore.
15E dez dos escudeiros de Joabe cercaram Absalão e acabaram de matá-lo. (2Sm 18:9-11,14,15)
Absalão era irmão de Tamar, filho de Maaca e terceiro filho do rei Davi. Nos capítulos 13 a 19 de 2 Samuel, sua história está registrada em detalhes. Seu nome tem a ver com paz, mas ironicamente sua história nada tem a ver com ela: Absalão assassinou Amnom, seu meio-irmão, conspirou e rebelou-se contra o seu pai, o rei Davi.
A batalha dos soldados de Davi contra os Israelitas comandados por Absalão aconteceu na floresta de Efraim, a grande responsável por muitas mortes nesse dia (2Sm 18:5-8), inclusive a de Absalão, que após ficar preso pela cabeça em uma grande árvore e ser avistado, foi atacado por Joabe e finalmente morto por dez dos seus escudeiros (2Sm 18:14,15). Essa foi a ´´quarta morte´´ na família de Davi ou a ´´quarta parte de quatro a serem pagas´´.
CONCLUSÃO
Deus não se deixa escarnecer, tudo que o homem plantar, isso colherá (Gl 6:7). Davi pecou - adulterou com Bate Seba, vindo por isso premeditar o homicídio de Urias; se arrependeu, foi perdoado, não foi morto pelo Senhor mas mesmo assim precisou enfrentar as consequências dos seus atos, de maneira que a espada - morte; não se apartou da sua casa e em seus quatro filhos pagou quadruplicado pelo adultério que cometeu.
REFERÊNCIAS
CPAD. Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Lições Bíblicas. Aluno. Adultos. 2° Trimestre 2023. Relacionamentos em Família: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Lição 9. Pgs 43 à 46. 68 pgs.
SAUDAÇÃO SL 85:10 - A JUSTIÇA E A PAZ SE BEIJARAM NA CRUZ! (18/06/23)
segunda-feira, 22 de maio de 2023
SAUDAÇÃO 2CR 7:1 - AONDE HOUVER UM! (21/04/23)
quarta-feira, 19 de abril de 2023
SOFRIMENTO ENTRE IRMÃOS
Quem matou Abel?
- Seu irmão.
Quem vendeu José?
- Seus irmãos.
Quem expulsou Jefté?
- Seus irmãos.
Quem teve a inveja de Davi?
- Seus irmãos.
Quem se negou a ajudar os israelitas durante a invasão babilônica?
- Seus irmãos - edomitas (descendentes de Esaú, irmão de Jacó / Israel).
Quem não ficou feliz com a volta do filho pródigo?
- Seu irmão.
Quem pensou que Jesus tinha enlouquecido quando começou seu ministério?
- Seus irmãos.
De tantos exemplos na Bíblia, todos aqueles que foram traídos e maltratados pela própria família, também foram muito abençoados por Deus.
Embora doa dizer isso, às vezes o maior inimigo que você pode ter na vida, corre nas veias o mesmo sangue que você tem, seja ele familiar (laço sanguíneo familiar) ou espiritual (laço sanguíneo pelo sangue de Cristo). 🥺✍🏻
segunda-feira, 17 de abril de 2023
domingo, 16 de abril de 2023
FUNDO DA AGULHA
Para alguns teólogos, a expressão descrita em Mateus 19:24, trata-se na verdade, de uma pequena passagem localizada em algum lugar do muro de Jerusalém, tal passagem era chamada de “fundo da agulha” ou “olho da agulha“, a qual era bastante estreita.
Ocorre que nos dias do shabat os portões da cidade ficavam fechados assim, o dia era consagrado a Deus e impedia a entrada de pessoas e comerciantes na cidade.
Porém, ainda sim alguns se arriscavam a passar pela tal brecha no muro, contudo, aqueles que possuíam seus camelos precisavam retirar toda a carga do animal, a fim de fazê-los ajoelhar para que passassem mesmo empurrados.
Aqui Jesus está ensinando através da história do jovem rico, que é necessário arrancar toda carga que prende o coração das pessoas nas riquezas deste mundo, e que todos devem se prostrar em humilhação perante Deus, e passar pela porta estreita, para ser salvo.
O próprio Senhor no livro de Tiago nos alerta: "Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes. (Tg 4:6).
Vale lembrar que não é pecado ser rico, o pecado está na avareza, ou seja, no amor, no apego ao dinheiro e bens materiais (1Tm 6:10).
Tanto é verdade que Zaqueu, Nicodemos e José de Arimateia mesmo sendo ricos, alcançaram o tal do "impossível". Pois se desprenderam das suas cargas financeiras da terra para receber o tesouro dos céus.
Vale ressaltar, que há divergências teológicas sob o argumento de que não há evidências comprobatórias da existência dessa tal porta no muro de Jerusalém, chamada "fundo de agulha".
Portanto, há teólogos que acreditam em outras teorias, como por exemplo, a de que "fundo da agulha" seria o nome dado às fendas ou rachaduras das muralhas das grandes cidades antigas, entre outras.
quinta-feira, 6 de abril de 2023
A FLECHA E O PASSO ATRÁS
É interessante refletir sobre o que dizem as Escrituras a respeito do arco, bem como das flechas.
A Bíblia afirma que os filhos são como flechas na aljava do caçador / na mão do guerreiro (Salmo 127:4).
Uma flecha certeira e enviada por Deus em cumprimento à profecia de Micaias abateu o rei Acabe, sendo morto por ela enquanto estava disfarçado durante uma das batalhas de Israel (1Reis 22:34).
Em seus últimos momentos de vida, Eliseu precisou ensinar a um rei de Israel a importância da fé e da resiliência pela quantidade de flechas / tentativas que o rei teria, deixando-nos uma lição prática de que devemos ter um alvo e descarregar nele todas as nossas tentativas, não tentar algumas vezes e parar havendo ainda tentativas (2Reis 13).
Enfim, são reflexões.
Sobretudo, pense que nas mãos de um Deus que age de maneira multiforme, você pode ser uma flecha nas mãos dEle e por isso ele o puxou para trás, para que por meio desse puxão você seja lançado mais adiante. Deus te abençoe! 🏹🎯🥇
quarta-feira, 5 de abril de 2023
DANIEL EM ORDEM CRONOLÓGICA
sábado, 18 de março de 2023
SAUDAÇÃO GN 1:1-4 - SOMOS A TERRA (03/03/23)
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
3 VERDADES DA VOLTA DE CRISTO
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
INTRODUÇÃO À CULTURA BÍBLICA
Verdade prática: A cultura bíblica é essencial para a interpretação de vários textos.
INTRODUÇÃO
A Bíblia não foi escrita no português, mas em hebraico, trechos em aramaico e em grego.
Sua cultura não é a mesma do Brasil ou dos dias atuais. Para uma exegese fiel e verdadeira do texto bíblico, em vários textos será necessário transpor os horizontes da cultura judaica.
Faremos a exegese textual nos exemplos a seguir a fim de transpor os abismos histórico, geográfico e cultural, pois, algumas passagens necessitam ser interpretadas à luz da cultura bíblica para a extração do seu verdadeiro significado.
1. Cingir os lombos – Êx 12:11; Jr 1:17; Lc 12:3; Ef 6:14
As roupas israelitas eram longas, desde mulheres à homens. Quando precisavam correr, pegavam as pontas da túnica, passavam entre as pernas e prendiam-nas ao cinto, fazendo dela uma bermuda para poderem correr ou realizar trabalhos físicos pesados, pois, só assim poderiam movimentar-se livremente. Por isso vemos muito essa expressão na Bíblia.
Essa expressão cultural judaica significa ter pressa, preparar-se para correr, estar prontidão para agir. Os judeus ´´cingiam os lombos´´ para correr tal como os brasileiros ´´arregaçam as mangas´´ para trabalhar. Quem corre geralmente tem pressa e assim a expressão se aplica em nossas vidas. Imagine Deus falando a cada vez que a expressão aparece na Bíblia ´´tenha pressa...´´, por exemplo, ´´tenha pressa em tomar a sua cruz´´, ´´tenha pressa em correr a carreira que te propus´´, ´´tenha pressa em aceitar meu Filho e voltar para os meus caminhos´´, etc.
2. O camelo no fundo da agulha – Mt 19:24; Mc 10:25
Jesus usou a expressão ´´é mais fácil passar um camelo no fundo de uma agulha...´´ referindo-se a uma passagem de Jerusalém utilizada pelos mercadores. Uma pequena porta localizada ao lado do portão principal da cidade, conhecida como ´´fundo da agulha´´.
Nela ocorria a alfândega, isto é, o controle de acesso dos mercadores, das cargas e mercadorias. Nela a passagem dos animais, principalmente dos camelos, era praticamente impossível com as cargas a bordo, assim, os mercadores tiravam as cargas dos camelos e os empurravam a fim de que passassem de joelhos pela porta, ilustrando perfeitamente a dificuldade dos ricos em entrar no reino de Deus.
3. Noventa e nove deixadas no campo - Lc 15:4-7
Outra passagem mal interpretada por muitos que desconhecem a cultura bíblica. Para a grande maioria o pastor é um louco e irresponsável que abandona noventa e nove para ir atrás de uma. Na verdade não é a assim. Pois, nos tempos bíblicos o aprisco era muito comum e servia justamente para que o pastor deixasse seu rebanho seguro e protegido, as vezes com outro pastor a fim de que procurasse sua ovelha perdida.
À noite, cada pastor levava suas ovelhas ao aprisco para que estivessem num lugar seguro onde nada ia lhes fazer mal. Ele ficava na entrada do aprisco enquanto as ovelhas entravam, e guiava-as com o seu cajado. O aprisco era construído com pedras e cada um tinha apenas uma entrada que era guardada com cuidado pelo pastor ou seu ajudante. Os muros tinham que ser fortes e altos para que os animais selvagens não pudessem pular por cima deles ou quebrá-los, e para que os ladrões não pudessem entrar para roubar. Era comum que ele se deitasse durante a noite bem na porta do aprisco para que nenhuma pessoa ou animal pudesse entrar sem que ele soubesse.
4. O cantar do galo – Mc 13:35; 14:30, 72; Lc 22:61; Jo 13:3
O Evangelho escrito por João Marcos foi destinado aos Romanos, cuja língua matriz era o latim. É comum encontrar em Marcos palavras retiradas originalmente do latim, como, por exemplo: centurião, denário, legião, pretório, açoite (lat. flagellus - referência aos açoites plumbatae e scorpione), cantar do galo (lat. gallicinium), entre outras. (Mc 5:9; 6:37; 15:15; 15:39,44,45)
Segundo a Enciclopédia da Bíblia: "O cantar do galo" era o nome da terceira vigília da noite, de meia noite às três da manhã, conforme verificado em Marcos 13:35. Cada um dos evangelhos se refere ao gallicinium, ou seja, o ´´cantar do galo´´, em conexão com o período de tempo em que Pedro negou a Jesus. (Mt 26:34,74; Mc 13:35; Lc 22:34; Jo 13:38).
Portanto não foi um galo, a ave que que cantou, mas a trombeta da guarda romana que anunciava a troca dos vigias na terceira vigília da noite, conhecida como ´´vigília do Gallicinium´´ ou simplesmente ´´vigília do cantar do galo´´. Segundo William Barcley: “Os romanos dividiam cada dia em períodos de três horas chamados “horas”. Os períodos de três horas da noite foram chamados “vigílias”. Essas vigílias determinavam o período das três horas do serviço da guarda”.
5. O amo e o servo - Jo 20:6,7
O lenço dobrado tem a ver com o "senhor e o servo". Todo menino Judeu conhecia essa tradição. Ao colocar a mesa de jantar, o servo fazia exatamente como seu senhor queria. A mesa era colocada e o servo esperava, até que o senhor terminasse a refeição.
O servo não podia retirar a mesa antes do senhor terminar sua refeição. Diz a tradição: ao terminar a refeição, o senhor se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa. Naquele tempo o lenço EMBOLADO - como estavam os lençóis que envolveram o corpo de Jesus; queria dizer:
"Eu TERMINEI."
6. Recalcitrar contra os aguilhões - At 9:5; 26:14; Gl 1:1
Na agricultura judaica os bois eram confrontados por um aguilhão: um tipo de ferrão com cabo de madeira e lâmina de pedra; um instrumento longo com ponta aguda que ´´espetava´´ os bois quando desobedeciam ao pastor; ou ainda uma vara longa para o conduzir gado que tinha uma ponta de ferro bem aguçada, ou seja, termina com um bico fino. Não é nada legal para o gado ser espetado pelo aguilhão, mas era a maneira mais comum de conduzir um rebanho.
No caminho para Damasco, Jesus confrontou Saulo e o comparou a um ´´boi teimoso´´ por perseguir Sua igreja – antes da sua conversão; que ao encontrá-lo afirmou: ´´dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões´´ (At 9:5). Este era um provérbio muito conhecido na época e ´´recalcitrar´´ significava ´´confrontar; resistir´´. Após a sua conversão, ele mesmo citou esse provérbio conhecido refazendo as palavras de Jesus a ele ao escrever: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. “ (1Co 15:55,56).
7. Que quer dizer este paroleiro? - At 17:18
Paulo foi chamado pelos gregos de ´´paroleiro´´ quando esteve em Atenas pouco antes de ser levado ao areópago, que significa ´´que ou que é dado a parolas, falador, tagarela, embusteiro ou enganador´´ - como que um mentiroso e contador de histórias.
CONCLUSÃO
Os poucos exemplos acima mostram que a Bíblia está repleta de pormenores culturais, linguísticos e geográficos. Esse compilado nos mostra o quanto precisamos conhecer e estudar a cultura bíblica para que alcancemos a verdadeira exegese das Escrituras.