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sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

ESCOLA BÍBLICA 3°T 2023 - ESBOÇÁRIO

Coletânea de esboços ministrados por Fellipe na Escola Bíblica da Igreja Evangélica do Povo Livre em Ribeirão Preto no período do 3° Trimestre de 2023.


Acesse o material clicando no link a seguir: https://drive.google.com/file/

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

CITAÇÕES APÓCRIFAS NA BÍBLIA

TEXTO: Provérbios 3:13

´´Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.´´

Verdade prática: Os apócrifos possuem valor histórico e literário.

INTRODUÇÃO

Os livros canônicos da Bíblia são plenamente inspirados pelo Espírito Santo e os apócrifos não. Alguns deles possuem citações relevantes quanto à história, sendo poucas as passagens inspiradas, mencionadas pela própria Bíblia. 

Longe de polemizar ou censurar a literatura apócrifa e pseudoepígrafa, esse artigo vem com a intenção de reunir citações apócrifas de conhecimento popular que, embora tenham sido originadas primeiramente de textos não canônicos da Bíblia não considerados inspirados pelo Espírito Santo; a própria Bíblia através dos seus sábios escritores inspirados por Deus, cita contextos oriundos de apócrifos.

I- OS FILHOS DE DEUS E AS FILHAS DOS HOMENS 

(Comparar Gn 6:1-4 com Josefo: História dos Hebreus /pg.23) [1]

Sem dúvidas um dos assuntos mais especulados e polemizados da Bíblia. Direto ao ponto, é inconcebível crer que nesta passagem que anjos - filhos de Deus; tenham procriado com mulheres humanas - filhas dos homens; pelos seguintes motivos:

1. A criação dos anjos é distinta dos humanos. Os seres angelicais foram criados bem antes da existência do homem, sendo sua própria existência distinta da raça humana. 

a. Multidões x Procriação. Os anjos foram criados em ´´exércitos´´ e ´´milhares de milhares´´, quantidade tão grande que não se pode contar, mas Lúcifer ao se rebelar, levou consigo a terça parte desse montante. Imaginamos que existem muitos demônios - anjos caídos; agora quanto seria a terça parte dessa quantia? E ainda, que necessidade teriam de gerar sua prole se já existem em centenas de milhares?

b. Naturais x Sobrenaturais. O homem é considerado um ser natural enquanto os anjos são sobrenaturais. Prova disso é que mesmo após comer do fruto, Adão e Eva não receberam o ´´veredicto´´ de Deus, por isso foram privados de ter acesso a árvore da vida - antes de comer e viverem eternamente do pecado; e ainda puderam ser salvos, enquanto os anjos caídos já estão condenados - pecaram em esfera espiritual e num corpo sobrenatural.

2. Procriação angelical x Mitologia grega. Anjos procriarem com humanas e gerarem uma nova raça ´´especial´´, nesse caso, os nefilins, soa familiar com mitologias. Na grega por exemplo, os deuses do Olimpo se relacionavam com humanas dando luz a filhos semideuses - meio homens e meio deuses.

II- CARTA A IGREJA DE LAODICEIA 

(Comparar Cl 4:12-16 com a Epístola aos Laodicenses

Esta menção revela algo interessante: A carta que Paulo enviou à igreja de Colosso devia ser lida pela igreja de Laodiceia, e a que foi enviada a Laodiceia devia ser lida também em Colosso - troca de cartas entre as igrejas. Aos Colossenses está no cânon do NT. Aos Laodicenses não, embora esteja na sétima carta às igrejas do Apocalipse. Por que? Não podemos responder. 

1. Laodiceia no Apocalipse. Jesus através de João escreve as sete igrejas da Ásia, sendo a última delas a de Laodiceia (Ap 3:14-21). Ela não teve elogios, foi duramente repreendida e criticada por sua mornidão, por não ser fria nem quente - nos dias de hoje seria uma igreja ´´politicamente correta´´, o inverso da ´´liberdade de expressão´´; por sua falsa opulência - falsa segurança; nas próprias riquezas.

2. Epístola aos Laodicenses.  Pequena carta encontrada em algumas edições da Vulgata, conhecida apenas em Latim, que dizem ser a carta de Paulo aos Laodicenses mencionada na Epístola aos Colossenses

Há uma crença quase unânime de ser uma falsificação - mera obra de origens diversas obtidas de epístolas Paulinas genuínasAdolf von Harnack sugere ter sido escrita por Marcion ou um de seus seguidores, mas a despeito de um exame literário, sua sugestão não pode ser substanciada ou negada. Sobretudo, esta pequena obra não contém qualquer doutrina, ensinamentos ou narrativas que não são encontradas em outros lugares e sua exclusão possui um pequeno efeito no cânon do NT.

III- A DISPUTA PELO CORPO DE MOISÉS 

(Comparar Jd 9 com Zc 3:2 e o Livro da Assunção de Moisés)

O ´´Testamento de Moisés´´ (ou Assunção), é um livro apócrifo escrito originalmente em hebraico ou aramaico (de 3 a.C. a 30 d.C.), com versões em grego e latim. De origem palestina e ambiente farisaico, procura narrar a história do mundo, em forma de profecia, desde Moisés até ao tempo do autor.

Foi descoberto por Antonio Ceriani na Biblioteca Ambrosiana de Milão, em meados do século XIX e publicado por ele em 1861. O texto está em doze capítulos e diz ser secretas profecias reveladas por Moisés a Josué antes de lhe transmitir a liderança dos Israelitas.

A disputa entre o Arcanjo Miguel e Satanás pelo corpo de Moisés foi descrito neste livro, e posteriormente, mencionado na epístola de Judas (1:9), embora não tenha sido atribuída a qualquer fonte específica. 

IV- A PROFECIA DE ENOQUE 

(Comparar Jd 14,15 com 1Enoque 1:9) 

O Primeiro Livro de Enoque, também chamado de Enoque Etíope ou simplesmente 1 Enoque; é um livro pseudoepígrafo atribuído a Enoque, ancestral de Noé, contendo literatura apocalíptica judaica.

Bem conhecido pela sua versão em etíope, o livro teve porções preservadas em grego koiné - o mesmo do NT; latim - língua oficial do império romano; siríaco e copta. Teve suas últimas citações antes da era moderna perto do séc. IX, em grego bizantino. As porções mais antigas do livro foram encontradas entre os Manuscritos do Mar Morto em Qumram, indicando que o livro é uma compilação de textos em aramaico escritos no período intertestamentário, entre o séc. III a.C. e o séc. I. d.C.

Foi um dos vários livros apocalípticos escritos no período do Segundo Templo, porém, nunca foi candidato à canonicidade entre o judaísmo rabínico, sendo guardado principalmente por escolas esotéricas judaicas e, posteriormente, usado como principal fonte folclórica para a história da queda dos anjos.[2]

CONCLUSÃO 

Os livros apócrifos e pseudoepígrafos possuem considerável valor histórico, servindo de subsídio aos pormenores intertestamentários e até mesmo anteriores, que possivelmente, foram escritos em detrimento da preservação mitológica, da tradição oral e das histórias, bem como dos conhecimentos populares transmitidos oralmente entre gerações afim de que não se perdessem. 

Certamente, tomaram maior alcance com a adoção de pseudônimos conhecidos e famosos por parte do verdadeiro autor das obras, de maneira que, ainda que os tais não fossem Moisés, Enoque, etc, suas obras tornar-se-iam conhecidas e eternizadas no imaginário popular. 

A intenção deste artigo não foi menosprezar os livros, mas pontuar citações de alguns deles por autores da Bíblia e incentivar o caro leitor a abrir sua mente para o conhecimento. Se possível, leia-os também, ainda que não reflitam seu ideal religioso. Nunca é ruim aprender mais, de maneira que, como está escrito no verso áureo deste artigo, feliz é aquele que encontra a sabedoria e adquire conhecimento!

REFERÊNCIAS

[1] JOSEFO, Flavio. A História dos Hebreus. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1XqwY8xPh00MMMWghOXqbEk7u4Lo-0ErpAcessado em: 27/11/2023. pg 23. 1627 pgs. 

[2] OLSON, Daniel C. (2021) [2019]. DUNN, James D. G., ed. Eerdmans Commentary on the Bible. First Enoch. John W. Rogerson. Chicago: Wm. B. Eerdmans Publishing Co. p. 35-37, 43. ISBN 978-1-4674-5474-2OCLC 1246582620

[3] WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. A Assunção de Moisés. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assun%C3%A7%C3%A3o_de_Mois%C3%A9s. Acessado em: 27/11/2023. 

[4] WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Primeiro Livro de Enoque. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Livro_de_EnoqueAcessado em: 27/11/2023. 

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

A LEITURA DA BÍBLIA E A PÓS-MODERNIDADE

Textos: Cl 2:8; 2Tm 3:16

Verdade prática: Alguns elementos filosóficos e religiosos da pós – modernidade afetam a interpretação bíblica do cristão.

Introdução: Existem alguns aspectos da pós-modernidade que ameaçam a interpretação das Escrituras. Primeiro, o conceito de tolerância. Eu me refiro à ideia contemporânea de total complacência para com o pensamento de outros quanto à política, sexo, religião, raça, gênero, valores morais e atitudes pessoais, ao ponto de nunca se externar seu próprio ponto de vista de forma a contradizer o ponto de vista dos outros. Esse tipo de tolerância não deve ser confundido com a tolerância cristã, pois resulta da falta de convicções em questões filosóficas, morais e religiosas: “A tolerância é a virtude do homem sem convicções” (G. K. Chesterton). É fortalecida pela queda na confiança na verdade, causada pelo avanço da pós-modernidade.

Neste artigo, veremos os principais pressupostos do pensamento pós-moderno que contaminam diretamente a forma como nós, cristãos, lemos, interpretamos e aplicamos as Sagradas Escrituras.

1. O POLITICAMENTE CORRETO

1.1. Conceito. Politicamente correto é aquilo que se faz em sociedade por meio de ações e opinião ideológica, de maneira que as minorias não se sintam ´´ofendidas´´ ou ´´oprimidas´´. Este conceito é manifesto quando passam a fazer o uso da criação de narrativas para criminalização da opinião, fazendo ou obrigando a resistência a nunca externar seu ponto de vista e contradizer o outro para não ´´ofender´´ ou ´´oprimir´´. Isso não é tolerância, é fascismo! – uma falsa tolerância totalitária.  

É sobre aquilo que é aceitável como correto na sociedade onde se vive. É o que se faz em um grupo sem que alguém se sinta ofendido.

1.2. Exemplos. O que é e não é politicamente correto?

a.       É politicamente correto

Ouvir os outros sem qualquer crítica, reparo ou discordância explícita é “politicamente correto”. Notemos aqui em especial, a preocupação em não ofender as minorias ou grupos oprimidos: negros, lgbt, mulheres, pobres, pessoas do 3º mundo, etc.

 b.      Não é “Politicamente correto”

Fazer ou afirmar coisas que desagradem as pessoas, como por exemplo, emitir valores morais sobre imoralidade sexual, pois, pessoas que vivem nessas práticas sentir-se-ão ofendidas.

 Nota: uma das características da pós modernidade que evidenciamos na prática do politicamente correto é o hedonismo, que é a ausência de sofrimento em forma de ofensas ou opressão – um conceito antibíblico e anticristão, uma vez que nos foi avisado que quem deseja andar com Cristo, padeceria perseguições (2Tm 3:12). Assim, o hedonismo é disseminado por aqueles que se portam de forma politicamente correta.

1.3. O Politicamente correto e a interpretação Bíblica. Como o politicamente correto afeta a forma como lemos, interpretamos e aplicamos a Bíblia?

A ´´tolerância´´ característica da pós-modernidade afeta a interpretação da Bíblia levando as pessoas a interpretarem a partir do politicamente correto. Evita-se qualquer leitura, interpretação ou posicionamento considerado ofensivo à sociedade ou comunidade a que se ministra.

Textos bíblicos que denunciam claramente determinados comportamentos morais, como o homossexualismo, são domesticados com uma leitura crítica que os reduz a expressões retrógradas típicas dos machistas do século I. Textos que anunciam a Cristo como o único caminho para Deus são interpretados de tal forma a não excluir a salvação em outras religiões.

2. O INCLUSIVISMO

2.1. Conceito. Um outro aspecto da pós-modernidade que afeta a leitura da Bíblia é o inclusivismo. Num certo sentido, é o resultado do multiculturalismo do mundo pós-moderno. Não há mais no mundo ocidental um país com uma cultura única e uma raça homogênea. Países ocidentais, por exemplo, são multiculturais e tem uma mescla de diversas raças. Para que não se seja ofensivo e para que se possa conviver harmoniosamente, é necessário ser inclusivista. Isso significa dar vez e voz a todas as culturas e raças representadas.

Na sociedade pós-moderna, o conceito se estende para incluir os grupos moralmente orientados. Significa especialmente repartir o poder com as minorias anteriormente oprimidas pelas estruturas de poder, como negros, homos, mulheres, raças minoritárias...

2.2. Exemplos.

a. Estudos nos meios acadêmicos sobre a cultura de raças minoritárias e oprimidas no ocidente, como africanos, hispânicos e orientais.

b. Criação de bolsas de estudos e empregos para membros destas minorias, bem como de grupos oprimidos, como as mulheres e transgêneros.

c. Luta contra discriminação baseada em raça, religião, postura política e gênero.

O que nos preocupa no inclusivismo é que ele exclui qualquer juízo de valor em termos morais, religiosos e justiça. Tem que ser assim para que o relacionamento multicultural e multi-moral funcione em detrimento da ´´democracia politicamente correta´´.

2.3. O Inclusivismo e a interpretação Bíblica. O inclusivismo também influencia na interpretação bíblica. Sua mensagem é abordada do ponto de vista do programa das minorias. Por exemplo, a chamada teologia negra, a teologia da libertação, teologias feministas... Outra coisa é a tendência cada vez mais forte de se publicarem traduções da Bíblia sem linguagem genérica ofensiva, isto é, tirando todas as referências a Deus como sendo homem, etc.

Nota: Por inferência, podemos perceber de modo subliminar que, o politicamente correto somado ao inclusivismo dá origem a outras duas características pós-modernas: o pluralismo e o relativismo. O papel de ambos é considerar as diversidades multiculturais e relativizar valores morais absolutos - conservadores e cristãos.

 3. O RELATIVISMO

3.1. Conceito. O terceiro aspecto da pós-modernidade que influencia a leitura da Bíblia hoje é o relativismo. O relativismo, no que tange ao campo dos valores e dos conceitos morais e religiosos, é a ideia de que todos os valores morais e as crenças religiosas são relativos, igualmente válidos e que não se pode julgar entre eles. A verdade depende das lentes que alguém usa para ler a vida. O importante é que as pessoas tenham crenças, e não provar que uma delas é certa e a outra errada. Não há meio de se arbitrar sobre a verdade porque não há parâmetros absolutos. Desta forma, alguém pode crer em coisas mutuamente excludentes sem qualquer inconsistência. Ninguém pode tentar mudar a opinião de outrem em questões morais e religiosas.

3.2. O Relativismo e a interpretação Bíblica. Existem alguns perigos no relativismo quanto à leitura da Bíblia.

a. O relativismo mina a credibilidade em qualquer forma de interpretação que se proponha como a correta.

b. O relativismo individualiza a verdade. Cada pessoa tem sua verdade e ninguém pode alegar que a sua é superior à dos outros. Portanto, ninguém pode ter a pretensão de converter outros à sua fé.

Muitos evangelistas tentam suavizar a sua interpretação da mensagem do Evangelho, excluindo os elementos que não são “politicamente corretos” como: pecado, culpa, condenação, ira de Deus, arrependimento, mudança de vida. Acaba sendo uma tentação de escapar pela forma mais fácil do dilema entre falar todo o conselho de Deus ou ofender as pessoas.

CONCLUSÃO

Esses são alguns dos perigos que a pós-modernidade traz à leitura e interpretação das Escrituras. Reconhecemos a contribuição da pós-modernidade em destacar a participação do contexto e do leitor na produção de significado, quando se lê um texto. Porém, discordamos que isso invalide a possibilidade de uma leitura das Escrituras que nos permita alcançar a mensagem de Deus para nós e de ouvir a voz de Cristo, como Ele gostaria que ouvíssemos.

REFERÊNCIA

BIBLIOTECA CHARLES SPURGEON. NICODEMUS, Augustus. A Leitura da Bíblia e a Pós Modernidade – Augustus Nicodemus. Acessado em: 16/11/2023. Disponível em: spurgeonline.com.br/artigos.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

CITAÇÕES A JÓ EM OUTROS LIVROS DA BÍBLIA

Estive procurando por algumas referências bíblicas ao patriarca Jó ressalvando-se as que se encontram em seu próprio livro e eis as que pude encontrar.

A primeira, Gênesis 46:13 diz:

¹³ ´´Os filhos de Issacar: Tola, Puva, Jó e Sinrom.´´

Aqui, um dos filhos de Issacar recebeu o nome de Jó. Fora a provas dos antigos manuscritos do livro de Jó - que datam idade anterior aos escritos de Gênesis; vemos por inferência nesse verso que os patriarcas conheciam a história de Jó, sendo portanto, famoso e conhecido pela repercussão do seu testemunho, a tal ponto de Issacar dedicar o nome desse grande patriarca a um de seus filhos. Tratam-se de dois personagens diferentes, um é o patriarca Jó e outro o Jó que vemos no verso acima, pois, é filho de Issacar, um dos filhos de Jacó e Lia. Esse Jó, portanto, era neto de Lia e Jacó. Portanto, presume-se que a história de Jó teve grande repercussão - via tradição oral; e provavelmente, data antes de Moisés - reconhecido escritor do Pentateuco; no período Inter patriarcal – especificamente entre os primeiros patriarcas.

Além dessa citação e do livro de Jó, há outras três citações que falam de Jó, todas referindo-se ao personagem provado por Deus, como conta o Livro que leva seu nome.

Há dois versos em Ezequiel 14:14, 20 citando Jó como um personagem de destaque juntamente com Noé e Daniel, tidos como exemplo de homens piedosos na comunidade israelita, que por sua própria justiça, seriam capazes de livrar apenas as suas próprias almas do juízo divino, enquadrando se naquilo que se lê em Salmos 49:7-9 (ninguém pode remir a seu irmão, pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes).

¹⁴ Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS.

²⁰ Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça.

A última referência está em Tiago 5:10,11 que lembra a paciência característica do personagem.

¹⁰ Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

¹¹ Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

sábado, 30 de setembro de 2023

O INTENSO CALOR

TEXTO: Apocalipse 16

8 O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo. 

9 Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória.

Verdade prática: A presente passagem contextualiza-se no período da grande tribulação, especificamente no derramar das sete taças da ira de Deus (Ap 16:1)

INTRODUÇÃO

Seria o aumento da temperatura que presenciamos nos últimos dias uma evidência do fim dos tempos? Certamente sim! Haja visto que vivemos o princípio das dores de parto, tal como a mãe prestes a dar à luz e já é chegada a hora do parto, a própria terra sinaliza que a nossa hora se aproxima, pelo que disse Jesus: "olhai para a figueira quando seus frutos se tornam tenros, e sabeis que já é chegado o verão" (Mt 24:32). 

Aproveitando o momento oportuno, alguns se valeram do momento e aproveitaram as redes sociais para contextualizar a Bíblia aos fatos reais, porém, de forma equivocada, se valeram de um texto cujo contexto não se aplica de forma fidedigna à realidade da igreja atualmente.

DESENVOLVIMENTO 

O contexto dessa passagem é da grande tribulação, ainda não passamos ou estamos nesse período escatologicamente falando. Ainda vivemos o princípio das dores conforme Mateus 24. A igreja é arrebatada antes da grande tribulação e não passa por esse período como se vê em 1Ts 1:10; 4:13-18; 5:9-11; etc ... e no próprio Apocalipse, onde a palavra "igreja" não mais aparece após o capítulo 3, reforçando a ideia de que a mesma foi arrebatada antes da grande tribulação, que se  inicia no capítulo 6, logo após o Cordeiro abrir o livro e desatar seus selos, sendo que, ainda no abrir do primeiro selo, são manifestos os quatro cavaleiros do Apocalipse, sendo o primeiro deles o próprio anticristo - cavaleiro do cavalo branco, cor simbólica que presume a falsa paz que será manifesta por ele, e que o fará vencer e conquistar; ao passo que o capítulo se encerra no verso 17, onde está escrito "porque chegou o grande dia da ira...". 

CONCLUSÃO

Embora o texto escolhido pelos influencers não se confirme e contextualize de forma linear com os nossos dias – o arrebatamento ainda não aconteceu, o derramamento das taças ainda não começaram, o anticristo ainda não foi manifesto, etc ... a intenção da mensagem é válida: o intenso calor, decorre da ação humana contra o meio ambiente e da permissão divina para que os homens se examinem a si mesmos e se arrependam dos seus pecados. 

Ouça o que o Espírito diz, ´´Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações´´ - Hb 3:15. Permita-lhe que te convença do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8-11). 

Aceite a Cristo como único e suficiente salvador da sua vida, seja regenerado, alcance o novo nascimento e torne-se uma nova criatura (Jo 3:1-7; 2Co 5:17), o qual é a imagem de Cristo!

´´Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado! ´´ - Mc 16:16

´´A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. ´´ - Rm 10:9,10,13

LEIA E SAIBA MAIS – sobre alguns dos assuntos aqui mencionados nos artigos abaixo:

[1] Quem é o cavaleiro de Apocalipse 6? 


[2] Quem é o anticristo?


[3] Sinais que precedem e sucedem o governo do anticristo 


[4] Por que o anticristo ainda não se manifestou?

sábado, 26 de agosto de 2023

O SERVO DA ORELHA FURADA

Ministrado na IEPL RP em 25/08/2023


Áudio / gravação da mensagem em https://drive.google.com/

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

O PECADO DE EVA FOI ´´CONHECER´´ SATANÁS?

TEXTO: Efésios 4:14

´´O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.´´

Verdade prática: Devemos seguir a verdade em amor e crescer em tudo, em especial na graça e no conhecimento, para que não sejamos como crianças, levados e induzidos ao erro.

INTRODUÇÃO

Qual foi o pecado de Eva afinal? Para responder a essa pergunta, um vídeo viralizou nas redes sociais recentemente e têm persuadido a muitos com sua ´´riqueza´´ de detalhes na sua tentativa de ´´explanar´´ e enfim ´´explicar´´ o tema, incluindo termos e símbolos hebraicos, porém, com requintes de eisegese antibíblica, interpretação pessoal e doutrinas apócrifas. Longe de polemizar ou fermentar ´´falatórios inúteis acerca da lei´´, esse artigo vem com a intenção de reafirmar a ortodoxia da doutrina bíblica do pecado, a autoridade das Escrituras e refutar essa colcha de retalhos que não apenas contradiz, mas fere as Escrituras no princípio fundamental da hermenêutica: A Bíblia explica-se a si mesma.

LEITURA BÍBLICA

GÊNESIS 1

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

GÊNESIS 2

15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

GÊNESIS 3

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.


1ª AFIRMAÇÃO: ´´NÃO FOI UMA COBRINHA FALANTE QUE ENGANOU A MULHER´´ - FOI O PRÓPRIO SATANÁS QUE ENGANOU A MULHER

A ´´serpente´´ era o diabo devido a sua ´´antiga patente angelical de Serafim´´ - Strong HB.8314 (hb. saraph - que significa serpente ardilosa, astuta) porque Apocalipse chama satanás ou o diabo de ´´antiga serpente´´ (Ap 12:9,20:2) 

CONTRAPONTOS

1. Lúcifer serafim. Cremos na possibilidade de uma ´´hierarquia angelical´´ onde todos são importantes e membros uns dos outros ainda que distintos em funções celestiais (Rm 12:4,5). Porém, a Bíblia não diz que lúcifer foi um serafim promovido a querubim - como ocorre nas hierarquias e promoções humanas. 

Pelo contrário, a Bíblia deixa subentendido que os seres angelicais foram criados em ´´milhares e milhares, dezenas de milhares´´ (Dn 7:10), em ´´miríades´´ (Hb 12:22), João ouviu vozes de uma ´´multidão de anjos´´ (Ap 5:11), Jesus disse a Pedro que poderia rogar ao pai ´´doze legiões de anjos´´ - nos dias de Jesus uma legião no exército romano era composta por 6mil soldados, ou seja, Jesus poderia rogar por 72mil anjos; etc. Alguns deles são:

Anjos - Mensageiros (ex: Gabriel em Lc 1:19,26-38)

Arcanjos - Guerreiros (ex: Miguel em Dn 10:13,22; 12:1; Jd 1:9 e Ap 12:7,8)

Serafins - Seres ardentes, abrasadores ou ´´adoradores´´ (ex: em Is 6:2,6)

Querubins - Guardiões, Glorificadores (ex; do Éden em Gn 3:24; Lúcifer em Ez 28:14) 

* A Bíblia diz que Lúcifer antes da queda era um Querubim ungido e não um Serafim! (Ez 28:14-17) 


2. Não foi uma cobrinha falante. Porque não poderia ser uma ´´cobrinha falante´´ se até mesmo uma jumenta falou? (Nm 22:28-35)

* A serpente era a mais astuta das alimárias do campo que o Senhor Deus havia feito (Gn 3:1)

* De fato, a mulher foi enganada pelo diabo (1Tm 2:14). Porém, a serpente, a mais astuta das alimárias do campo foi o oráculo, a ferramenta, o agente pelo qual satanás enganou a mulher e por isso foi punida também (Gn 3:13-15).

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2ª AFIRMAÇÃO: ´´A ÁRVORE FOI A ´´CAMA NUPCIAL´´ ONDE EVA CONHECEU SATANÁS´´

CONTRAPONTOS

1. Árvore nupcial. A Bíblia não abre precedentes para a ideia de que árvore era uma ´´cama nupcial´´. Suas três características eram: boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento (Gn 3:6). 

* A árvore era uma representação / símbolo do contraste entre a obediência (bem) e a desobediência (mal): ´´Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre´´ - 1João 2:16,17 - assim, quem desobedece a Deus e come do fruto ´´... passa, e a sua concupiscência...´´, enquanto quem obedece e não come do fruto ´´... faz a vontade de Deus, permanece para sempre´´ .

* Era uma ´´árvore desejável ao paladar, aos saberes e ao entendimento´´ e não uma ´´cama nupcial´´!
 
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3ª AFIRMAÇÃO: ´´EVA CONHECEU SATANÁS´´ TEVE RELAÇÕES

CONTRAPONTOS

1. Relações entre seres humanos e espirituais. Em Mateus 22:30 Jesus disse que os anjos não se casam - o que incluiria os demônios, visto serem anjos caídos. A Bíblia não nos dá nenhuma razão para acreditar que os anjos tenham um gênero ou sejam sexuados - capazes de se reproduzir.

Esse é um problema em potencial pseudoepígrafo ou apócrifo - Livro de Enoque; e um conceito mítico Greco romano / helenístico - onde deuses se casavam ou tinham relações com humanos, gerando semi deuses. Daí vem a interpretação das filhas dos homens - mulheres; com os filhos de Deus - anjos; gerando os Nefilins! (Gn 6:2)

2. Relações com satanás. Eva não ´´conheceu´´ satanás no sentido sexual da palavra, porque os anjos e nem tampouco demônios necessitam de procriação para preservação da espécie como os seres humanos, pois, Deus já os criou em milhares de milhares - civilização.

* Pela Bíblia, o pecado de Eva e consequentemente Adão, foi desobedecer a Deus ´´E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás [MORTE ESPIRITUAL - adendo meu]. Portanto, pecado dela foi a transgressão à lei de Deus quando ´´tomou do seu fruto, e comeu, [...]´´ (Gn 3:6) e não ´´se deitar, conhecer ou ter relações com satanás´´, pois, tal interpretação tem consigo uma colcha de retalhos que começa na Bíblia, mergulha na eisegese pessoal e no antibíblico passando pelo hebraico e doutrina apócrifa que contradiz o contexto das Escrituras. Como se diz: ´´texto sem contexto torna-se pretexto para heresia´´.

CONCLUSÃO

Não apenas Eva como também Adão comeram do fruto e pecaram (Gn 3:6). É inconcebível a ideia de que o pecado de Eva tenha sido ´´ter relações´´ com satanás se Adão também pecou, pois, ficaria subentendido que, assim como Eva, Adão também ´´teve relações´´ com satanás. Uma heresia!

APLICAÇÃO: As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Dt 29:29)

No demais ... Gl 1:8;9; 1Tm 1:4; 4:7; 6:4; 2Tm 2:14; Tt 3:9



REFERÊNCIA

LUIZ MIGUEL S F B. Esse foi o pecado que Eva cometeu. Kwai vídeo. Disponível em: https://kwai-video.com/p/ecnuthCo. Acessado em: 08/08/2023.

terça-feira, 25 de julho de 2023

ESCOLA BÍBLICA 2°T 2023 - ESBOÇÁRIO

Coletânea de esboços ministrados por Fellipe na Escola Bíblica da Igreja Evangélica do Povo Livre em Ribeirão Preto no período do 2° Trimestre de 2023.


Acesse o material clicando no link a seguir: https://drive.google.com/file/

ORAR FAZ BEM A SAUDE

Short extraído da palavra ´´A oração e seus efeitos´´, ministrada na IEPL RP em 13/12/2022.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

DAVI, A ESPADA E O PREÇO QUADRUPLICADO

TEXTO: 2Samuel 12:5,6,10-14

´´Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.

E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.´´

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.

Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.

Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.


VERDADE PRÁTICA: As consequências para o pecado de Davi foram a espada sobre sua casa -morte na família; e o pagamento quadruplicado.


INTRODUÇÃO

Deus perdoou Davi por seu pecado mediante o arrependimento (Pv 28:13). Ele teve seu pecado perdoado, porém, teria que enfrentar consequências dolorosas por seus atos, cujo próprio Deus o avisou que se resumiriam em traição e morte na família. Davi não morreu, mas enfrentaria as consequências por seus atos com a morte na família (2Sm 12:10).

Lemos que o profeta Natã apresenta uma causa a Davi, que a princípio, parecia apenas mais uma causa ou parábola aleatória. Ouvindo as palavras de Natã o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, sem hesitar, ele logo profere duas sentenças contra aquele homem sem saber que tratava-se de si mesmo, foram elas: a morte e a restituição quadruplicada - quatro vezes a mais. 

Nesse artigo, veremos como a espada esteve sobre a casa de Davi e como ele pagou quadruplicado pelo adultério com Bate Seba.


I- MORTE DO FILHO COM A MULHER DE URIAS

[...] o filho que te nasceu certamente morrerá. (2Sm 12:14)

Nesse filhou começou a cumprir aquilo que Deus dissera através de Natã: ´´Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa...´´ (2Sm 12:10)

Davi até tentou buscar a Deus pela criança, jejuar, passar a noite prostrado em terra e ficar sem comer, nada resolveu, mas sucedeu que ao sétimo dia a criança morreu (2Sm 12:18). Essa foi a ´´primeira morte´´ na família ou a ´´primeira parte de quatro a serem pagas´´.


II- ´´MORTE´´ MORAL DE TAMAR 

10 disse a Tamar: “Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto”. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão. 

11 Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: “Deite-se comigo, minha irmã”.

12 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura. 

13 O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você”. 

14 Mas Amnom não quis ouvi-la e, sendo mais forte que ela, violentou-a.

15 Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: “Levante-se e saia!”

16 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão, mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez”. Ele, porém, não quis ouvi-la 

17 e, chamando seu servo, disse-lhe: “Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta”. 

18 Então o servo a pôs para fora e trancou a porta. Ela estava vestindo uma túnica longa[a], pois esse era o tipo de roupa que as filhas virgens do rei usavam desde a puberdade. 

19 Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz. (2Sm 13:10-19)

Tamar era filha de Maaca. Esta era filha do rei Talmai, de Gesur, e mãe de Absalão, e este, portanto, irmão de Tamar (1 Cr 3:2), uma mulher bonita e virgem. Sua beleza atraiu a Amnom, seu meio-irmão, 0 filho primogênito de Davi com Ainoã (l Cr 3:1).

Nos versos acima estão os versos que relatam a violência sexual da qual Tamar foi vítima por seu meu irmão, Amnom. Segundo a lei de Moisés, uma mulher israelita devia guardar o leito virginal - não devia deitar-se antes do casamento, se o ocorresse, o homem que a violou teria que assumi-la para que sua honra não fosse perdida; e não devia deitar-se com alguém de sua própria família - incesto (Gn 20:11-13; Lv 18:8-18; 20:11-21).

Em Tamar se cumpre a ´´segunda morte´´ na família ou a ´´segunda parte de quatro a serem pagas´´, de maneira que após ser violentada e desprezada por Amnom, a honra da jovem se foi sem que ela pudesse se livrar de tamanha vergonha e desonra perante todo o povo de Israel. Tamar foi moralmente assassinada!


III- MORTE DE AMNOM

28 Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: Matem Amnom!, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!” 

29 Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram. (2Sm 13:28,29)

Quando Davi ainda não havia assumido o trono de Israel, mas já era o escolhido de Deus para reinar, casou-se com Ainoã e gerou Amnom (1Sm 3:2). Feito homem, entre outros irmãos nascidos, Amnom demonstrou ser desajustado emocionalmente e dominado por paixões carnais. 

Foi graças a esse comportamento que ele se apaixonou doentiamente por sua meia-irmã, Tamar. Amnom ficou doente de angústia e de desejo incontinente por ela e, por isso, não comia nem bebia, totalmente dominado por essa paixão e, ao mesmo tempo, desconhecida por Tamar (2Sm 13:2). 

Dominado por um desejo irrefreável por sua meia irmã Tamar (2Sm 13:4,5) e mau aconselhado por Jonadabe, Amnom a violenta, despertando a ira do seu meio irmão Absalão, irmão de Tamar, que passou a odiá-lo e tramar sua morte por isso até que conseguiu (2Sm 13:20,21,28-32). Assim, a morte de Amnom foi a ´´terceira morte´´ na família de Davi ou a ´´terça parte de quatro a serem pagas´´.


IV- MORTE DE ABSALÃO

9 Durante a batalha, Absalão, montado em sua mula, encontrou-se com os soldados de Davi. Passando a mula debaixo dos galhos de uma grande árvore, Absalão ficou preso nos galhos pela cabeça. Ficou pendurado entre o céu e a terra, e a mula prosseguiu.

10Um homem o viu e informou a Joabe: Acabei de ver Absalão pendurado numa grande árvore.

11Você o viu?, perguntou Joabe ao homem. E por que não o matou ali mesmo? Eu teria dado a você dez peças de prata e um cinturão de guerreiro!

14E Joabe disse: Não vou perder mais tempo com você. Então pegou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão, quando ele ainda estava vivo na árvore.

15E dez dos escudeiros de Joabe cercaram Absalão e acabaram de matá-lo. (2Sm 18:9-11,14,15)

Absalão era irmão de Tamar, filho de Maaca e terceiro filho do rei Davi. Nos capítulos 13 a 19 de 2 Samuel, sua história está registrada em detalhes. Seu nome tem a ver com paz, mas ironicamente sua história nada tem a ver com ela: Absalão assassinou Amnom, seu meio-irmão, conspirou e rebelou-se contra o seu pai, o rei Davi. 

A batalha dos soldados de Davi contra os Israelitas comandados por Absalão aconteceu na floresta de Efraim, a grande responsável por muitas mortes nesse dia (2Sm 18:5-8), inclusive a de Absalão, que após ficar preso pela cabeça em uma grande árvore e ser avistado, foi atacado por Joabe e finalmente morto por dez dos seus escudeiros (2Sm 18:14,15). Essa foi a ´´quarta morte´´ na família de Davi ou a ´´quarta parte de quatro a serem pagas´´.


CONCLUSÃO

Deus não se deixa escarnecer, tudo que o homem plantar, isso colherá (Gl 6:7). Davi pecou - adulterou com Bate Seba, vindo por isso premeditar o homicídio de Urias; se arrependeu, foi perdoado, não foi morto pelo Senhor mas mesmo assim precisou enfrentar as consequências dos seus atos, de maneira que a espada - morte; não se apartou da sua casa e em seus quatro filhos pagou quadruplicado pelo adultério que cometeu.


REFERÊNCIAS

CPAD. Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Lições Bíblicas. Aluno. Adultos. 2° Trimestre 2023. Relacionamentos em Família: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Lição 9. Pgs 43 à 46. 68 pgs.

SAUDAÇÃO SL 85:10 - A JUSTIÇA E A PAZ SE BEIJARAM NA CRUZ! (18/06/23)

Leitura Introdutória realizada no Culto de Ceia da IEPL RP no dia 18/06/23.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

SAUDAÇÃO 2CR 7:1 - AONDE HOUVER UM! (21/04/23)

Leitura Introdutória realizada no Culto de Libertação da IEPL RP no dia 21/04/23.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

SOFRIMENTO ENTRE IRMÃOS

 


Quem matou Abel?

- Seu irmão.


Quem vendeu José?

- Seus irmãos.


Quem expulsou Jefté?

- Seus irmãos.


Quem teve a inveja de Davi?

- Seus irmãos.


Quem se negou a ajudar os israelitas durante a invasão babilônica?

- Seus irmãos - edomitas (descendentes de Esaú, irmão de Jacó / Israel).


Quem não ficou feliz com a volta do filho pródigo?

- Seu irmão.


Quem pensou que Jesus tinha enlouquecido quando começou seu ministério?

- Seus irmãos.


De tantos exemplos na Bíblia, todos aqueles que foram traídos e maltratados pela própria família, também foram muito abençoados por Deus. 


Embora doa dizer isso, às vezes o maior inimigo que você pode ter na vida, corre nas veias o mesmo sangue que você tem, seja ele familiar (laço sanguíneo familiar) ou espiritual (laço sanguíneo pelo sangue de Cristo). 🥺✍🏻

segunda-feira, 17 de abril de 2023

LUZ DA VIDA

Ministrado na IEPL RP em 14/04/2023. Material disponível:


* Áudio 

domingo, 16 de abril de 2023

FUNDO DA AGULHA

 


Para alguns teólogos, a expressão descrita em Mateus 19:24, trata-se na verdade, de uma pequena passagem localizada em algum lugar do muro de Jerusalém, tal passagem era chamada de “fundo da agulha” ou “olho da agulha“, a qual era bastante estreita.


Ocorre que nos dias do shabat os portões da cidade ficavam fechados assim, o dia era consagrado a Deus e impedia a entrada de pessoas e comerciantes na cidade.


Porém, ainda sim alguns se arriscavam a passar pela tal brecha no muro, contudo, aqueles que possuíam seus camelos precisavam retirar toda a carga do animal, a fim de fazê-los ajoelhar para que passassem mesmo empurrados.


Aqui Jesus está ensinando através da história do jovem rico, que é necessário arrancar toda carga que prende o coração das pessoas nas riquezas deste mundo, e que todos devem se prostrar em humilhação perante Deus, e passar pela porta estreita, para ser salvo.


O próprio Senhor no livro de Tiago nos alerta: "Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes. (Tg 4:6). 


Vale lembrar que não é pecado ser rico, o pecado está na avareza, ou seja, no amor, no apego ao dinheiro e bens materiais (1Tm 6:10).


Tanto é verdade que Zaqueu, Nicodemos e José de Arimateia mesmo sendo ricos, alcançaram o tal do "impossível". Pois se desprenderam das suas cargas financeiras da terra para receber o tesouro dos céus.


Vale ressaltar, que há divergências teológicas sob o argumento de que não há evidências comprobatórias da existência dessa tal porta no muro de Jerusalém, chamada "fundo de agulha". 


Portanto, há teólogos que acreditam em outras teorias, como por exemplo, a de que "fundo da agulha" seria o nome dado às fendas ou rachaduras das muralhas das grandes cidades antigas, entre outras.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

A FLECHA E O PASSO ATRÁS

 


É interessante refletir sobre o que dizem as Escrituras a respeito do arco, bem como das flechas. 


A Bíblia afirma que os filhos são como flechas na aljava do caçador / na mão do guerreiro (Salmo 127:4).


Uma flecha certeira e enviada por Deus em cumprimento à profecia de Micaias abateu o rei Acabe, sendo morto por ela enquanto estava disfarçado durante uma das batalhas de Israel (1Reis 22:34).


Em seus últimos momentos de vida, Eliseu precisou ensinar a um rei de Israel a importância da fé e da resiliência pela quantidade de flechas / tentativas que o rei teria, deixando-nos uma lição prática de que devemos ter um alvo e descarregar nele todas as nossas tentativas, não tentar algumas vezes e parar havendo ainda tentativas (2Reis 13).


Enfim, são reflexões. 


Sobretudo, pense que nas mãos de um Deus que age de maneira multiforme, você pode ser uma flecha nas mãos dEle e por isso ele o puxou para trás, para que por meio desse puxão você seja lançado mais adiante. Deus te abençoe! 🏹🎯🥇

quarta-feira, 5 de abril de 2023

DANIEL EM ORDEM CRONOLÓGICA

Daniel exerceu seu ministério nos reinados de Nabucodonosor, Belsazar, Dário e Ciro, respectivamente. Porém, vemos nos primeiros versos dos capítulos 5 em diante que a capitulação não segue essa ordem cronológica. 

Portanto, Daniel em Ordem Cronológica é uma tentativa de apresentar o livro de Daniel na ordem em que fatos provavelmente aconteceram em ordem cronológica, segundo a história.

NOTA: Esse material foi concebido com todo o temor ao Senhor. Por isso não alteramos o texto bíblico e delimitamos nossa edição ao itálico dos diálogos e ao alocamento dos capítulos na ordem cronológica que os fatos históricos provavelmente aconteram.

https://drive.google.com/file/

sábado, 18 de março de 2023

SAUDAÇÃO GN 1:1-4 - SOMOS A TERRA (03/03/23)

Saudação no Culto de Libertação e Busca pelo Espírito Santo na IEPL RP em 03/03/23.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

3 VERDADES DA VOLTA DE CRISTO

Ministrado na IEPL RP em 24/02/2023

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

INTRODUÇÃO À CULTURA BÍBLICA

Verdade prática: A cultura bíblica é essencial para a interpretação de vários textos.

INTRODUÇÃO

A Bíblia não foi escrita no português, mas em hebraico, trechos em aramaico e em grego. 

Sua cultura não é a mesma do Brasil ou dos dias atuais. Para uma exegese fiel e verdadeira do texto bíblico, em vários textos será necessário transpor os horizontes da cultura judaica. 

Faremos a exegese textual nos exemplos a seguir a fim de transpor os abismos histórico, geográfico e cultural, pois, algumas passagens necessitam ser interpretadas à luz da cultura bíblica para a extração do seu verdadeiro significado. 


1. Cingir os lombos – Êx 12:11; Jr 1:17; Lc 12:3; Ef 6:14

As roupas israelitas eram longas, desde mulheres à homens. Quando precisavam correr, pegavam as pontas da túnica, passavam entre as pernas e prendiam-nas ao cinto, fazendo dela uma bermuda para poderem correr ou realizar trabalhos físicos pesados, pois, só assim poderiam movimentar-se livremente. Por isso vemos muito essa expressão na Bíblia.

Essa expressão cultural judaica significa ter pressa, preparar-se para correr, estar prontidão para agir. Os judeus ´´cingiam os lombos´´ para correr tal como os brasileiros ´´arregaçam as mangas´´ para trabalhar. Quem corre geralmente tem pressa e assim a expressão se aplica em nossas vidas. Imagine Deus falando a cada vez que a expressão aparece na Bíblia ´´tenha pressa...´´, por exemplo, ´´tenha pressa em tomar a sua cruz´´, ´´tenha pressa em correr a carreira que te propus´´, ´´tenha pressa em aceitar meu Filho e voltar para os meus caminhos´´, etc. 



2. O camelo no fundo da agulha – Mt 19:24; Mc 10:25

Jesus usou a expressão ´´é mais fácil passar um camelo no fundo de uma agulha...´´ referindo-se a uma passagem de Jerusalém utilizada pelos mercadores. Uma pequena porta localizada ao lado do portão principal da cidade, conhecida como ´´fundo da agulha´´

Nela ocorria a alfândega, isto é, o controle de acesso dos mercadores, das cargas e mercadorias. Nela a passagem dos animais, principalmente dos camelos, era praticamente impossível com as cargas a bordo, assim, os mercadores tiravam as cargas dos camelos e os empurravam a fim de que passassem de joelhos pela porta, ilustrando perfeitamente a dificuldade dos ricos em entrar no reino de Deus. 

 

3. Noventa e nove deixadas no campo - Lc 15:4-7 

Outra passagem mal interpretada por muitos que desconhecem a cultura bíblica. Para a grande maioria o pastor é um louco e irresponsável que abandona noventa e nove para ir atrás de uma. Na verdade não é a assim. Pois, nos tempos bíblicos o aprisco era muito comum e servia justamente para que o pastor deixasse seu rebanho seguro e protegido, as vezes com outro pastor a fim de que procurasse sua ovelha perdida.

À noite, cada pastor levava suas ovelhas ao aprisco para que estivessem num lugar seguro onde nada ia lhes fazer mal. Ele ficava na entrada do aprisco enquanto as ovelhas entravam, e guiava-as com o seu cajado. O aprisco era construído com pedras e cada um tinha apenas uma entrada que era guardada com cuidado pelo pastor ou seu ajudante. Os muros tinham que ser fortes e altos para que os animais selvagens não pudessem pular por cima deles ou quebrá-los, e para que os ladrões não pudessem entrar para roubar. Era comum que ele se deitasse durante a noite bem na porta do aprisco para que nenhuma pessoa ou animal pudesse entrar sem que ele soubesse.


4. O cantar do galo – Mc 13:35; 14:30, 72; Lc 22:61; Jo 13:3

O Evangelho escrito por João Marcos foi destinado aos Romanos, cuja língua matriz era o latim. É comum encontrar em Marcos palavras retiradas originalmente do latim, como, por exemplo: centurião, denário, legião, pretório, açoite (lat. flagellus - referência aos açoites plumbatae e scorpione), cantar do galo (lat. gallicinium), entre outras. (Mc 5:9; 6:37; 15:15; 15:39,44,45)

Segundo a Enciclopédia da Bíblia: "O cantar do galo"  era o nome da terceira vigília da noite, de meia noite às três da manhã, conforme verificado em Marcos 13:35. Cada um dos evangelhos se refere ao gallicinium, ou seja, o ´´cantar do galo´´, em conexão com o período de tempo em que Pedro negou a Jesus. (Mt 26:34,74; Mc 13:35; Lc 22:34; Jo 13:38).

Portanto não foi um galo, a ave que que cantou, mas a trombeta da guarda romana que anunciava a troca dos vigias na terceira vigília da noite, conhecida como ´´vigília do Gallicinium´´ ou simplesmente ´´vigília do cantar do galo´´. Segundo  William Barcley“Os romanos dividiam cada dia em períodos de três horas chamados “horas”. Os períodos de três horas da noite foram chamados “vigílias”. Essas vigílias determinavam o período das três horas  do serviço da guarda”.



5. O amo e o servo - Jo 20:6,7

O lenço dobrado tem a ver com o "senhor e o servo". Todo menino Judeu conhecia essa tradição. Ao colocar a mesa de jantar, o servo fazia exatamente como seu senhor queria. A mesa era colocada e o servo esperava, até que o senhor terminasse a refeição.

O servo não podia retirar a mesa antes do senhor terminar sua refeição. Diz a tradição: ao terminar a refeição, o senhor se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa. Naquele tempo o lenço EMBOLADO - como estavam os lençóis que envolveram o corpo de Jesus; queria dizer:

"Eu TERMINEI."

No entanto, se o senhor levantasse e deixasse o lenço DOBRADO ao lado do prato, o servo jamais ousaria retirar a mesa porque, o lenço dobrado queria dizer:

"Eu VOLTAREI!".


6. Recalcitrar contra os aguilhões - At 9:5; 26:14; Gl 1:1

Na agricultura judaica os bois eram confrontados por um aguilhão: um tipo de ferrão com cabo de madeira e lâmina de pedra; um instrumento longo com ponta aguda que ´´espetava´´ os bois quando desobedeciam ao pastor; ou ainda uma vara longa para o conduzir gado que tinha uma ponta de ferro bem aguçada, ou seja, termina com um bico fino. Não é nada legal para o gado ser espetado pelo aguilhão, mas era a maneira mais comum de conduzir um rebanho.   

No caminho para Damasco, Jesus confrontou Saulo e o comparou a um ´´boi teimoso´´ por perseguir Sua igreja – antes da sua conversão; que ao encontrá-lo afirmou: ´´dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões´´ (At 9:5). Este era um provérbio muito conhecido na época e ´´recalcitrar´´ significava ´´confrontar; resistir´´. Após a sua conversão, ele mesmo citou esse provérbio conhecido refazendo as palavras de Jesus a ele ao escrever: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. “ (1Co 15:55,56).


7. Que quer dizer este paroleiro? - At 17:18

Paulo foi chamado pelos gregos de ´´paroleiro´´ quando esteve em Atenas pouco antes de ser levado ao areópago, que significa ´´que ou que é dado a parolas, falador, tagarela, embusteiro ou enganador´´ - como que um mentiroso e contador de histórias. 


CONCLUSÃO

Os poucos exemplos acima mostram que a Bíblia está repleta de pormenores culturais, linguísticos e geográficos. Esse compilado nos mostra o quanto precisamos conhecer e estudar a cultura bíblica para que alcancemos a verdadeira exegese das Escrituras.