TEXTO: Jeremias 1:17
´´Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não desanimes diante deles, porque eu farei com que não temas na sua presença.´´
Verdade prática: Cingir os lombos era uma prática comum israelita que possui uma reflexão singular quando conhecemos seu verdadeiro significado.
INTRODUÇÃO. A Bíblia é o manual do fabricante de Deus para o homem. Em cada detalhe das Escrituras vemos o cuidado do Senhor em nos instruir, orientar e guiar para nos trazer de volta para si. Mas, a leitura bíblica depende da transposição de abismos por parte do leitor, tais como, o geográfico, linguístico, cultural, etc. Neste exemplo não é diferente. Por isso, vamos nesse artigo ultrajar o horizonte cultural e explicar tanto o significado, quanto aplicação da reflexão por trás da expressão ´´cingir os lombos´´ ou similares.
1. Considerações preliminares. Não podemos interpretar a Bíblia conforme a nossa cultura, pois, essa prática nos impede alcançar a verdadeira exegese das Escrituras. Em outras palavras, prejudica-nos a entender o que realmente o texto quer dizer. Rompendo em fé com a cultura bíblica, os hebreus tinham vestimentas distintas dos egípcios, babilônios, gregos, enfim, como acontece entre um e outro país por ocasião das diversas culturas.
Em suma, a expressão ´´cingir os lombos´´ está ligada à veste israelita - normalmente longas até os pés, com franjas nas barras, cobertura na cabeça... e ao costume que tinham de encurtar suas vestes longas afim de que pudessem correr e ganhar melhor mobilidade - ato naturalmente difícil com as vestes até os pés. Uma metáfora prática, simples e compreensível desde o mais novo ao mais velho israelita, uma vez que se tratava de uma questão cultural, por isso a base da expressão é a veste conhecida por todos eles - um senso comum, tal como Jesus com as parábolas.
2. Cingir os lombos na Bíblia. As roupas israelitas eram longas, desde mulheres à homens, todos usavam vestes longas. Mas quando precisavam correr, pegavam as pontas da túnica, passavam entre as pernas e prendiam-nas ao cinto, fazendo dela uma bermuda para poderem correr ou realizar trabalhos físicos pesados, pois, só assim poderiam movimentar-se livremente. Por isso vemos muito essa expressão na Bíblia.
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. Êxodo 12:11
Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. Lucas 12:3
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; Efésios 6:14
3. Cingir os lombos na prática. Significa ter pressa, preparar-se para correr, estar pronto para agir. Os judeus ´´cingiam os lombos´´ para correr tal como os brasileiros ´´arregaçam as mangas´´ para trabalhar. Quem corre geralmente tem pressa e assim a expressão se aplica em nossas vidas. Imagine Deus falando a cada vez que a expressão aparece na Bíblia ´´tenha pressa...´´, por exemplo, ´´tenha pressa em tomar a sua cruz´´, ´´tenha pressa em correr a carreira que te propus´´, ´´tenha pressa em aceitar meu Filho e voltar para os meus caminhos´´, etc.
CONCLUSÂO. Deus disse isso para Jeremias não desanimar e correr para anunciar tudo quanto lhe ordenasse. Mesmo assim, aprendemos muito com essa expressão conhecida superficialmente por todos, mas desconhecida na íntegra por quase todos os leitores da Bíblia, que fadados ao imaginário ou supositório, deduzem ser isso ou aquilo sem ver a necessidade ou ter o interesse de buscar o sentido de origem. O vocábulo é aplicável em várias situações, mas a premissa básica é: não cultive a procrastinação - hábito de transferir pra outro dia, deixar para depois, adiar, delongar, postergar (Hb 3:15); pois, quem tem pressa - lombos cingidos; não se conforma com o mundo (Rm 12:2), tem as mãos levantadas e joelhos desconjuntados (Hb 12:12-14) e prossegue para o alvo (Fp 3:14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário