Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
INTRODUÇÃO
Para seguir a Jesus, devemos ser como ele foi, tentar agir como ele (como se Jesus estivesse em nosso lugar, isto é, o que Ele faria?), ou como aconselhou o apóstolo Paulo ´´sede meus imitadores como sou de Cristo´´ - 1Co 11:1; mas, somos capazes de fazer isso? Para isso, alguns passos devem ser fundamentais.
1° Passo: Renúncia. Para servir a Cristo, renunciar a si mesmo deve ser a atitude inicial do homem (Lc 5:11). Quando o Mestre acolhe seus discípulos (Simão Pedro, André, Tiago e João de Zebedeu), estes eram pescadores (Lc 5:2, 5-7) que tardando o encontro, seriam pescadores de homens (almas; Lc 5:10). Conforme o verso 11, eles deixaram tudo e seguiram-no.
Assim como eles, devemos renunciar nossa carne que anseia pelo pecado. Jesus aceita o pecador por sua sinceridade, mas, não aceita o pecado. Aquele que é sincero age de forma transparente e sem
fingimento (Ef 6:5).
Obs: O pecado é a própria sujeira e faz com que tenhamos fingimentos excessivos, desculpas e máscaras, isso tudo deve ser descartado de nossas vidas. Existem dois caminhos:
- Estreito (Luz; Bênção; Vida); Ou
- Largo (Trevas; Maldição; Morte) - Lucas 13:22-30
- O mundo é maculado pelo pecado, amar ao mundo é o mesmo que amar o pecado, que nos torna automaticamente inimigos de Deus. (Mt 6:24; 1Jo 2:15-17; Jo 3:20). Por isso, para não sermos maculados por ele é preciso manter constância na palavra (Jo 8:31; Js 1:7-8; Sl 1:1-2).
2° Passo: Tomar a cruz. Cruz é sinônimo de opróbrio, vergonha, dor, sofrimento, humilhação, abnegação... Logo, o ato de tomar a nossa fala sobre ter total disposição de sofrer por Cristo até a morte, estando felizes pelas perseguições sofridas por Ele e sendo perseverantes. (Jo 15:18-21; Rm 8:17; Fp 3:8; 1Pe 4:12-13,5:9)
Para isso: Teremos desafios, pois, a vida com Cristo está sujeita a aflições e sofrimento, nada nos isenta disso, logo, o que é melhor: Sofrer pelo amor de Cristo ou morrer sem conhecê-lo?
- ́ ́ Deus não livra dos problemas, pois, nos livra neles. ́ ́ (Dn 3; 6)
Ananias, Azarias e Misael podiam ter sido livrados da fornalha, mas o Senhor aguardou até que estivessem nela para protegê-los da morte; bem como podia ter livrado Daniel da cova dos leões, mas o livrou quando estava nela!
3° Passo: Seguir o mestre. Seguir Jesus é um compromisso que deve ser permanente e verdadeiro, não apenas ir aos cultos ou dizer-se de tal religião. É acompanhá-lo e estar junto dele, sendo seu assistente e o seu apoio na terra;
- Os cultos ajudam a seguir a Jesus, porém, não é o suficiente para quem anseia o reino dos céus;
- O caminho da verdadeira felicidade é o que trilhamos com Cristo, um caminho de vida em abundância, fartura, sendo essa a forma que devemos viver (Sl 1:1-2; 1Jo 1:12), portanto, não há outro caminho para Deus senão por meio dEle (Jo 14:6).
CONCLUSÃO
Disse Jesus ́ ́No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci o mundo ́ ́ - Jo 16:33; Ele venceu tudo e todos, deseja que estejamos com ele (Jo 14:1-6). Ele vai nos auxiliar para que a Sua vontade seja feita. Quanto mais longe andarmos na contramão do mundo, maior o desafio que teremos de enfrentar para vencer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário