quarta-feira, 2 de setembro de 2020

OS FUNDAMENTOS DA FÉ

Texto: Deuteronômio 32:2

´´GOTEJE A MINHA DOUTRINA COMO CHUVA, DESTILE O MEU DITO COMO ORVALHO, COMO CHUVISCO SOBRE A ERVA E COMO GOTAS DE ÁGUA SOBRE A RELVA ´´ 

Verdade Prática

A fé é uma herança que nos é dada por Deus. Tudo o que é objeto de ensino e disciplina consiste em preservar esta herança, especialmente a doutrina com seus respectivos princípios.

INTRODUÇÃO

Os fundamentos são os elementos que compõe a doutrina pelo qual nossa fé está baseada. Como filhos de Deus, precisamos manter a herança que nos foi dada para que não nos seja roubada. No NT a doutrina cristã é chamada ´´caminho´´ (At 9:2,16,17; 19:23; 22:4; 24:14), pelo que o próprio Senhor Jesus se identificou com ela ao dizer: ´´Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não por mim´´ - João 14:6. O caminho indica a vida do homem, suas condutas e seus hábitos. Indica também a forma de Deus agir com o homem e as normas que Ele traçou para o homem seguir e respeitar. A doutrina de Deus tem o que chamamos de princípios, entre eles o de formação do cristão, de sacramento – ritos sagrados essenciais ou juramento, continuidade e princípios futuros. 

I- PRINCÍPIOS DE FORMAÇÃO CRISTÃ

1. A Santíssima Trindade. Crença em um só Deus manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Mt 28:19; 2Co 3:14; 1Pe 1:2). Cada um deles é plenamente divino, são Co eternos, possuem a mesma essência, consequentemente o mesmo poder e a mesma glória, no entanto, não são três deuses e sim apenas um Deus! 

2. A Palavra de Deus. Na inspiração plena da Bíblia Sagrada, única e infalível regra de fé para a vida e o caráter cristão (2Tm 3:14-17). Crer na sua autoridade e validade para ensinamento de quaisquer áreas e épocas que venha se expressar.

3. Jesus Cristo. Crença em Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, autor e consumador da nossa fé, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, um com o Pai e Unigênito de Deus (Jo 3:16; Mt 29:18)

4. A ressurreição. Crença em seu nascimento virginal, em sua morte vicária e expiatória e principalmente em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão ao céu (Is 7:14; At 1:9; Rm 8:34).

II- PRINCÍPIOS DE SACRAMENTO

1. Batismo. Crença que o batismo é um sacramento – um rito sagrado; juramento, o primeiro, que significa ´´imersão nas águas´´, implica aceitação dos benefícios expiatórios de Jesus, para ser usado em confissão de pública, dEle como seu único Salvador. Imersão em uma só vez nas águas em nome do Deus Trino, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como determinou o Senhor Jesus (Mt 28:19; Rm 6:1-6; Cl 2:12).

1.1. Novo nascimento e paternidade Divina. Crença na necessidade do homem em nascer de novo pela fé em Jesus Cristo, pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno e totalmente restaurado para poder entrar no céu e estar para sempre com Deus (Jo 3:3-8; 2Co 5:17). Portanto, ao nascermos de novo passamos a ser filhos de Deus ao receber a Jesus Cristo (Jo 1:12).

2. A Ceia do Senhor. Crença na observância da Ceia do Senhor como segundo sacramento e ordenança do Senhor Jesus Cristo à igreja. Ceia composta pelo pão (símbolo do corpo) e do suco da uva (símbolo do sangue), constituindo a nova aliança que expressa a memória dos sofrimentos e da morte Cristo (1Co 11:26) e a profecia da sua segunda vinda. Todo crente deve participar da Ceia do Senhor até que Ele volte.

III- PRINCÍPIOS DE CONTINUIDADE

1. O Pecado.Crença na queda pecaminosa do homem, que foi separado, destituído, privado da glória de Deus; e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória de Cristo podem restaurar o homem a Deus (Rm 3:23; At 3:19).

2. O Perdão dos pecados. Crença no perdão dos pecados quando há reconhecimento do homem como filho de Deus através de Jesus Cristo, recebendo assim a salvação e justificação perante Deus, pela fé no sacrifício de Jesus em favor da humanidade (At 10:43; Rm 3:24-26; 10:4-13; Hb 7:25).

3. A Santificação. Crença na santificação como ato de Deus pelo qual os crentes são libertos do pecado, da depravação moral e levados a um estado de inteira devoção e separação a Deus. Santificação atuante na tricotômica natureza humana: em espírito, alma e corpo (1Ts 5:23).

4. O Batismo com o Espírito Santo. Uma promessa de Deus ao homem que nos é dado mediante a intercessão de Cristo, com a evidencia inicial de falar em outras línguas (At 1:5; 2:4; 10:44-46; 19:1-7), e na continuidade os dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à igreja para sua edificação (1Co 12:1-12).

5. A Vinda de Cristo. Crença na segunda vinda pré-milenial de Cristo em duas fases distintas:

5.1. PRIMEIRA. Invisível ao mundo, Ele para arrebatar a Igreja fiel da terra antes da Grande Tribulação. 

5.2. SEGUNDA. Visível e corporal com a Igreja glorificada para reinar sobre o mundo durante mil anos (Zc 14:5; 1Co 15:51-54; 1Ts 4:16,17; Jd 14).

IV- PRINCÍPIOS FUTUROS

1. O Tribunal de Cristo. A Igreja arrebatada irá comparecer diante do Tribunal de Cristo para receber a recompensa dos seus feitos, seu galardão sobre ´´as obras realizadas na terra´´ pela causa de Cristo (2Co 5:10). 

2. A Vida eterna. Crença em uma vida de gozo e felicidade para os fiéis, na Igreja glorificada e na tristeza e tormento eterno para os que infelizmente não creram na obra de Deus através de Seu Filho Jesus Cristo (Mt 25:46; Mc 16:16; Ap 21:8).

CONCLUSÃO

Observar e aplicar os fundamentos de fé significa permanecer no ensinamento de Jesus. Sua doutrina é santa e o mandamento santo, justo e bom (Rm 7:12). Nisso se resume a guarda da palavra do Senhor pra não pecar contra ele, em que guardar seu ensinamento, pois, é a espinha dorsal do ministério de Jesus. Cristo fez muitos milagres, mas dedicou maior parte no ensino. Os fariseus quiseram matá-lo porque ensinava com autoridade. Ele deu sua vida pelo ensino. Por isso diz ´´vós estais limpos, pela palavra que já vos tenho falado´´ - Jo 15:3

REFERÊNCIAS

DA COSTA; Fellipe Matheus Dias. Discipulado para o Batismo. Ministério Povo Livre: Ribeirão Preto, 2019. 40 pgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas