O QUE APRENDER COM ESSE LIVRO?
Quem foram os patriarcas, o que Deus esperou deles e o que espera de nós.
POR QUE ESTUDÁ-LO?
Porque é o livro dos começos: universo, terra, homem, civilizações, povos, patriarcas e povo
de Israel. O próprio termo gênesis vem do hebraico bereshit, que
significa ´´começo, princípio, origem´´. Ele descreve a Criação da Terra e da
vida nela, a Queda de Adão e Eva e a introdução do pecado no mundo, a origem da
casa de Israel e o estabelecimento
de alianças feitas por um Deus misericordioso que deseja salvar sua criação.
QUEM ESCREVEU?
Moisés, um profeta chamado por Deus
para livrar Israel da escravidão dos egípcios e guiá-los pelo deserto à terra prometida.
Embora tenha escrito sobre eles, Moisés não foi testemunha ocular de muitos dos
acontecimentos registrados neste livro,
tendo ciência deles através de revelação (Hb 1:1,2; 2Pe 1:20,21).
QUANDO E ONDE FOI ESCRITO?
Há várias opiniões divergentes sobre quando Gênesis
e os outros livros de Moisés foram escritos. Não se sabe com exatidão quando ou onde foi escrito.
RESUMO
Gênesis 1–4. Criação da Terra e todas as formas de vida. Adão e Eva partilham do fruto proibido e são expulsos do Jardim do Éden. Eles têm filhos. Caim mata Abel.
Gênesis 5–11. Devido à iniquidade da humanidade, Deus promete inundar a Terra. Noé obedece a Deus ao construir uma arca, e sua família é salva do Dilúvio. Noé e sua família multiplicam-se e enchem a Terra. O Senhor confunde o idioma das pessoas e as espalha sobre a Terra depois de construírem a Torre de Babel.
Gênesis 12–23. O Senhor promete que Abrão vai se tornar uma grande nação e que sua semente abençoará a Terra. Abrão viaja com Sarai, para Hebrom e depois para o Egito. O Senhor faz um convênio com Abrão; muda seu nome para Abraão e o de sua esposa para Sara e lhes promete um filho. Ló, o sobrinho de Abraão, é poupado na destruição de Sodoma. Sara dá à luz Isaque na velhice. Abraão prova sua fidelidade ao Senhor mostrando a disposição dele de sacrificar o filho Isaque.
Gênesis 24–26. O Senhor guia o servo de Abraão ao escolher Rebeca como esposa para Isaque. Esaú e Jacó nascem. Esaú vende sua primogenitura a Jacó. O Senhor renova o convênio abraâmico com Isaque.
Gênesis 27–36. Isaque dá a bênção da primogenitura a Jacó. Esaú odeia Jacó e planeja matá-lo. O Senhor promete a Jacó as mesmas bênçãos dadas a Abraão e a Isaque. Jacó serve a Labão e casa-se com as filhas dele, Lia e Raquel. O Senhor aparece a Jacó e muda o nome dele para Israel. Jacó retorna a Canaã e faz as pazes com Esaú. Ele então viaja para Betel, onde o Senhor aparece a ele e renova Seu convênio. Jacó tem 12 filhos e uma filha.
Gênesis 37–50. José é o preferido de Jacó. José sonha que os pais e irmãos vão honrá-lo e submeter-se a ele. Os irmãos de José o vendem como escravo e ele é levado para o Egito. A mulher de Potifar tenta José e o acusa falsamente. José é lançado na prisão. Ele interpreta os sonhos do copeiro e do padeiro do Faraó e depois os de Faraó. O Faraó faz de José um governante no Egito e José prepara o Egito para a época da fome. Quando os irmãos de José vão ao Egito, José os testa e os perdoa. Toda a família de Jacó vai para o Egito e Jacó abençoa os filhos. José profetiza e morre no Egito.
REFERÊNCIAS
A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias. Velho Testamento: Manual do professor do
Seminário. Introdução ao Livro de Gênesis. Disponível em: https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/old-testament-seminary-teacher-manual/introduction-to-the-book-of-genesis?lang=por. Acesado
em: 01/07/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário