segunda-feira, 5 de julho de 2021

INTRODUÇÃO AO LIVRO DO ÊXODO

O QUE APRENDER COM ESSE LIVRO?

Aprender sobre o poder de Jesus Cristo em nos conduzir a verdadeira liberdade livrando-nos do pecado (Jo 8:32,36); e que os mandamentos, as ordenanças e os convênios preparam-nos para receber as bênçãos da vida eterna (Jo 5:39).

POR QUE ESTUDÁ-LO?

Êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro contém a libertação de Israel do Egito e sua preparação para herdar a terra prometida. A libertação de Israel e sua jornada através do deserto, simbolizam nossa jornada em um mundo decaído e nossa volta à presença de Deus.

QUEM ESCREVEU?

Moisés. Um israelita, filho de Anrão e Joquebede, ambos da tribo de Levi (Êx 2:1; 6:20), nascido às vésperas do decreto faraônico de matar todos os nascituros hebreus lançados ao Nilo, mas que foi livrado milagrosamente por Deus. Foi criado na corte real por uma adotiva mãe egípcia, a princesa, filha de faraó e recebeu acesso à uma educação privilegiada, por exemplo, a leitura, escrita, arte da guerra... contudo, abdicou de tais privilégios para ser ´´maltratado com o povo de Deus´´ (Hb 11:25), tornando-se o libertador de Israel quarenta anos depois em cumprimento à ordenança de Deus, propósito a que foi destinado por Ele desde seu nascimento.

QUANDO E ONDE FOI ESCRITO?

Há várias opiniões divergentes sobre quando foi escrito assim como seus outros livros. Não se sabe quando ou onde. Possivelmente, começou a ser escrito durante o Êxodo de Israel, não descartando registros feitos durante a jornada no deserto (Êx 34:27).

CARACTERÍSTICAS

A infância e o chamado profético de Moisés (Êx 1-4); As pragas do Egito (Êx 5-10); Instituição da Páscoa (Êx 11-12); Travessia do mar e jornada desértica (Êx 13-18); Aliança de Deus com o povo no Sinai e o decálogo (Êx 19-20); Iniciação da vida civil, moral e religiosa de Israel (21-40).

RESUMO

Êxodo 1–4 Deus atende o clamor do povo e envia Moisés para livrá-los do Egito.

Êxodo 5–12 Moisés e Arão pedem a Faraó que liberte Israel. Faraó se recusa e o Senhor envia pragas sobre o Egito. A Páscoa é estabelecida, a fim de celebrar a passagem pelas casas dos israelitas quando Deus feriu os primogênitos dos egípcios.

Êxodo 13–15 Israel parte do Egito. Faraó e seu exército perseguem-no. O Senhor abre o Mar Vermelho para Israel, e o exército do faraó perece sob as águas. Israel louva ao Senhor por sua libertação.

Êxodo 16–18 Israel murmura devido à falta de alimento e água no deserto. Deus envia maná e codornizes para sustento do povo e ordena a Moisés que faça verter água da rocha. Israel vence os Amalequitas. Moisés estabelece regras para Israel.

Êxodo 19–24 No Monte Sinai, o Senhor revela as condições de Sua aliança, e Israel faz convênio de obedecer ao Senhor.

Êxodo 25–31 Moisés recebe instruções quanto à construção do tabernáculo – a ´´igreja móvel´´ de Israel pelo deserto; à consagração dos sacerdotes e à realização de sacrifícios. Moisés recebe duas tábuas de pedra contendo os ditos do pacto de Deus com Israel.

Êxodo 32–34 Israel adora um bezerro de ouro. Moisés quebra as tábuas e roga ao Senhor pelo povo. Após o arrependimento do povo, o Senhor faz outro pacto com Israel e o escreve em duas novas tábuas de pedra.

Êxodo 35–40 Homens habilidosos constroem o tabernáculo, e a glória do Senhor repousa sobre ele.


REFERÊNCIAS

A Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias. Velho Testamento: Manual do professor do Seminário. Introdução ao Livro do Êxodo. Disponível em: https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/old-testament-seminary-teacher-manual/introduction-to-the-book-of-exodus?lang=por. Acesado em: 05/07/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas