TEXTO: Gênesis 12:7-8
´´O Senhor apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência
darei esta terra". Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que
lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel,
onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um
altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor.´´
Verdade prática: O altar é um lugar de sacrifício, adoração, consagração e vida com Deus; ao edificar um, fazemos para o Senhor, afim de adorar, oferecer sacrifícios e invocar o Seu nome.
INTRODUÇÃO
Abraão é um exemplo de fé e obediência, pois, não hesitou em acatar o seu chamado e fazer exatamente como e tudo que o Senhor ordenasse. É um ícone de dedicação na caminhada e levantar altares ao Senhor. Ao longo da sua jornada, edificou quatro altares ao Senhor; cada qual com um significado, indicando um marco importante do que Deus realizou em sua vida.
1º - ALTAR EM SIQUÉM (Gn 12:6-7)
Vem do hebraico que significa ´´ombro ou cela da montanha´´ [Strong H9727]. O ombro é o lugar de maior força do homem. Este foi o altar da Revelação onde Deus se manifestou a Abraão; um momento especial em que o Senhor se encontrou com ele.
2º - ALTAR EM BETEL (Gn 12:8)
Entre Ai e Betel. É o ´´Altar da Separação´´, pois, aqui Abraão deixa Ai - que significa ´´montão ou ruína´´; para trás e vai para Betel - que significa ´´Casa de Deus´´ [Strong H1008]. Aqui, Deus direciona Abraão, mostrando-lhe um novo e vivo caminho (Hb 10:20).
3º - ALTAR EM HEBROM (Gn 13:18)
Hebrom significa ´´liga, associação ou sede de associação´´ [Strong H2275]; erguido após a separação de Abraão e seu sobrinho Ló. Podemos chamá-lo de ´´Altar da Comunhão ou da Aliança´´. Este é o momento que Abraão está ainda mais ligado, associado a Deus e sobre os seus cuidados.
- NOTA: No Gênesis comumente vemos ´´Hebrom´´ sendo mencionado também como ´´Manre ou Carvalhais de Manre´´. Isso porquê o termo hebraico que se identifica com Hebrom [Strong H2275], é o termo que dá origem a Manre [Strong H4471], um bosque de carvalhos próximo ao túmulo de Abraão.
4º - ALTAR EM MORIÁ (Gn 22:1-14)
Moriá significa ´´escolhido por Deus´´ [Strong H4179]. Este é o ´´altar da Adoração, o altar da entrega total´´, pois, foi nele que Deus pediu uma prova de amor e fidelidade a Abraão, quando lhe pediu que entregasse seu filho. Mas, prestes a sacrificá-lo, Deus provê o cordeiro e Isaque volta aos seus braços; ali foi onde Abraão mostrou o quanto estava disposto a agradar, obedecer e viver conforme a vontade do Senhor.
CONCLUSÃO
É preciso viver como Abraão: erguendo altares ao Senhor e nos entregando totalmente a sua vontade. Mas essa entrega deve ser total, verdadeira e voluntária, como se quiséssemos ser reconhecidos como amigos de Deus, bem como foi Abraão. Vale lembrar que, somos um altar vivo de Deus (Rm 12:1); e que o próprio Jesus nos disse: ´´Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. ´´ - João 15:13-15
REFERÊNCIAS
PALAVRA DE FÉ E ESPERANÇA. ÉRICA MIMI. Os 4 Altares de Abraão! Disponível em:https://palavradefeeesperanca.com.br/edificando-altares/. Desde: 25/06/19. Acessado em: 15/09/21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário