terça-feira, 28 de setembro de 2021

QUAL O DEVOCIONAL IDEAL?

TEXTO: Oséias 6:3

´´Conheçais, e prossigais, em conhecer ao Senhor...´´

Verdade prática: Devocional é um momento do dia que alguém abdica do seu tempo para dedicá-lo a Deus, ou seja, orar, entoar louvores, jejuar, ler a Bíblia, ajudar ao próximo...

INTRODUÇÃO: O devocional diário é a forma pelo qual nos aproximamos, conhecemos e prosseguimos em conhecer ao Senhor. É a ordem divina de Cristo ´´ a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.´´ – Lc 9:23,24.

Devocional é mais que um dever, obrigação ou cultura. É um estilo de vida que deve ser adotado pelo cristão. Quem devota a Deusnega a si mesmo, luta contra o pecado e as tentações buscando santificação, rejeita suas vontades naturais para se aproximar do Pai, pois, a estes ele procura, os que o adoram em espírito e em verdade, em qualquer hora e lugar (Jo 4:24). Veja a seguir, métodos devocionais de grandes personagens da Bíblia e como criar seu devocional diário ideal.

I – DAVI

1.  Sete vezes ao dia eu te louvo (Sl 119:164). Buscar a presença do Pai como fazia Davi é um fator indispensável aos filhos de Deus. Podemos dizer que Davi literalmente, louvava a Deus sete vezes ao dia, uma espécie de escala, que a própria Bíblia nos permite conjecturá-la. Sendo assim, os possíveis horários seriam:

1ª – Das 09:00 às 12:00 da noite (Sl 91:5; 119:62)

2ª – Das 03:00 às 06:00 da manhã (Pv 8:17)

3ª - 06:00 da manhã (Sl 130:6)

4ª – 09:00 da manhã (Sl 55:17)

5ª – 12:00 da tarde (Sl 91:6)

6ª – 03:00 da tarde (At 3:1; 10:30)

7ª – 06:00 da tarde (Sl 119:148)

II – DANIEL

1. E três vezes no dia, se punha de joelhos (Dn 6:10). Mesmo cativo, longe da sua terra natal e com um decreto criado como forma de ameaçar e tirar sua própria vida, Daniel não deixou de orar como sempre fazia, três vezes ao dia, virado para o norte, na direção de Jerusalém. Considerando que tal relato seja literal, as três vezes em que o profeta orava eram:

1ª – Ás 09:00 da manhã

2ª – Ás 03:00 da tarde

3ª – Ás 06:00 da tarde, até o pôr-do-sol

III – JESUS

A Bíblia não menciona quantas vezes ao dia o Mestre buscava Deus, provavelmente, porque estava sempre vigilante, em espírito com Deus, ao ponto jamais cometer pecado ou proferir engano com a sua boca (2Co 5:21; 1Pe 2:22). Mas, é possível mensurar o quanto o Mestre buscava a Deus, à partir de cenários distintos de seu ministério, como por exemplo:

1. E passou a noite toda, orando a Deus (Lc 6:12). Essa é a passagem mais explícita sobre o devocional do Senhor Jesus. Embora tenha orado no deserto (no início de seu ministério) e no Getsêmani (no último dia de vida), segundo a Bíblia, Jesus orava mais nas montanhas. Ele sentiu essa necessidade, de orar uma noite inteira para escolher entre os discípulos, doze para serem apóstolos. Talvez também para pregar o chamado Sermão da Planície, naquele mesmo dia e lugar: “Jesus desceu com eles e parou num lugar plano” (Lc 6.17). Apesar de não ter dormido na noite anterior! [1]

2. Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz (Mc 15:34). A união dos relatos de Mateus, Marcos, Lucas e João nos revelam que Cristo falou sete vezes ou sete palavras, a partir da cruz. O primeiro, quarto e último tempo em que ele profere estas palavras são orações, sendo a segunda - a quarta “palavra” da cruz; “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mc 15:34). [2]

CONCLUSÃO: Devocional é uma questão de dependência, relacionamento com Deus, sobrevivência espiritual... É mais do que um simples hábito. O próprio Miguel precisou lançar mão do seu devocional quando orou a Deus na disputa com o diabo pelo corpo de Moisés (Jd 1:9). Não existe uma receita, uma tabela ou escala robótica estabelecida. O que devemos saber é que: nosso tempo com Deus deve superavitar nosso tempo com supérfluos ou distrações, pois, evocam a idolatria contemporânea; e que ele espera nossa melhor oferta, voluntária, alegre, contrita e quebrantada. Portanto, se o Arcanjo Miguel e o próprio Cristo precisaram de um devocional, quem somos nós para desprezar um?

REFERÊNCIAS

[1] ULTIMATO. CÉSAR; Elben. Jesus ora antes de escolher os apóstolos. Disponível em: https://ultimato.com.br/sites/elbencesar/2018/09/28/jesus-ora-antes-de-escolher-os-doze-apostolos/. Acessado em: 28/09/2021.

[2] TREINAMENTO24. Quantas vezes Jesus orava por dia? Disponível em: https://treinamento24.com/library/lecture/read/184604-quantas-vezes-jesus-orava-por-dia. Acessado em: 28/09/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas