quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

3 FILTROS SOCRÁTICOS CONTRA FOFOCAS

QUANDO VIEREM COM FOFOCAS...

PRATIQUE OS TRÊS FILTROS DE SÓCRATES:

Na antiga Grécia Sócrates tinha uma grande reputação de sabedoria.

Um dia veio alguém encontrar o grande filósofo e disse-lhe:

- Você sabe o que eu acabei de ouvir sobre o seu amigo?

- Espere um pouco - respondeu Sócrates - antes que você me conte, eu gostaria de fazer um teste com você, o dos três filtros. 

- Os três filtros?

- Sim,- continuou Sócrates - antes de contar qualquer coisa sobre os outros, é bom tirar o tempo de filtrar o que se quer dizer. Eu chamo de teste dos três filtros. O primeiro filtro é a verdade. Já verificou se o que vai me dizer é verdade?

- Não, eu só ouvi.

- Muito bem. Então você não sabe se é verdade. Continuamos com o segundo filtro, o da gentileza. O que você quer me dizer sobre o meu amigo, é algo bom?

- Ah, não! Pelo contrário.

- Então - questionou Sócrates - você quer me contar coisas ruins sobre ele e você nem tem certeza se elas são verdadeiras. Talvez você ainda possa passar no teste do terceiro filtro, o da utilidade. É útil que eu saiba o que você vai me dizer sobre esse amigo?

- Não, nada sério.

- Então - concluiu Sócrates - o que você ia me contar não é nem verdade, nem bom, nem útil; porque então você queria me dizer?

Moral da história: Melhoremos a nossa vida!

REFERÊNCIA

Página ´´Mensagens do homem de honra´´

VOU MUDAR DE IGREJA!!!

Verdade prática: Não confunda o organismo com a organização. 

INTRODUÇÃO

A igreja organismo é a perfeita noiva de Cristo em essência, que não se limita a placas ou paredes. É a comunidade universal dos salvos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro (Jo 1:29). É um termo que invoca sua real essência, segundo o coração de Deus, fundada por Jesus Cristo, o Justo (2Tm 4:8). 

A igreja organização é a imperfeita instituição terrena, que se limita a placas ou paredes, com CNPJ,  dirigida e administrada por líderes falhos, que com suas decisões ou pela falta delas: magoam, chateiam, entristecem, ofendem ou escandalizam irmãos que se afastam porquê se frustraram com a organização, que infelizmente, creem e erroneamente culpam o organismo, que segundo Jesus Cristo, é perfeita (Hb 12:23).

Nota: a igreja de Corinto, era um mau exemplo de organização. Compare 1Co 14:40; 15:34. 

HISTÓRIA: VOU MUDAR DE IGREJA!!! 

Estou procurando uma igreja para congregar, então resolvi pedir conselho ao Apóstolo Paulo, para saber a qual eu devo escolher.

_ Alô! É o Apóstolo Paulo?

_ Sim é ele !

_ A paz do Senhor Jesus!

_ Amém, irmão!

_ Desculpe o incômodo, mas estou precisando da sua ajuda, é que eu ando decepcionado com a igreja a qual pertenço e estou a procurando outra para congregar. Estou pensando em congregar em Corinto, o que o senhor me diz?

_ Olha, a Igreja de Corinto é boa, mas tem grupinhos (1Co 1:12), tem inveja, contendas (1Co 3:3), brigas que vão parar nos tribunais de justiça (1Co 6:1-11) e até fornicadores (1Co 5:1).

_ E a Igreja de Éfeso?

_ É uma Igreja alicerçada na Palavra (At 20:27), mas, ultimamente, tem muita gente sem amor por lá (Ap 2:4).

_ E Tessalônica.

_ É boa também, mas tem alguns desordenados que não gostam de trabalhar (2Ts 3:11).

_ E se eu for para Filipos?

_ Filipos até que é uma igreja boa, mas a irmã Evódia e a irmã Síntique se desentenderam e estão sem conversar, mas cantam todo culto no coral do círculo de oração (Fp 4:2).

_ Então, acho que vou mudar para Colosso.

_ Olha, em Colosso tem um grupo que está até cultuando a anjos (Cl 2:18).

_ Que coisa! E se eu for para para a igreja dos Gálatas?

_ Bem, lá tem alguns cristãos querem se devorar entre si (Gl 5:15).

_ Não sabia que era tão difícil achar uma igreja perfeita.

Entrei em contato com o Apóstolo João para saber se a igreja de Tiatira seria ideal, mas ele me disse que os irmãos lá tem tolerado uma mulher que se diz profetisa e que tem apoiado a prostituição e a idolatria (Ap 2:20).

Pensei, então, na possibilidade de ir para Laodicéia, mas João me disse que seus membros são orgulhosos, materialistas e mornos espiritualmente (Ap 3:16).

Perguntei sobre Pérgamo, e João me disse que lá tem alguns que seguem as doutrinas dos Nicolaítas e de Balaão (Ap 2:14-15).

Sabe, irmão Paulo, já pensei em ir para a Igreja Central em Jerusalém, mas ouvi dizer que tem muita gente preconceituosa lá (Gl 2:12,13), além de murmuradores (At 6:1) e alguns mentem ao ministério buscando destaque na comunidade (At 5:1-11).

_E agora, o que faço?

_ Você precisa entender que há joio no meio do trigo em todo lugar, muitos cristãos são genuínos, mas estão em processo de aperfeiçoamento. Alguns maduros e outros ainda imaturos.

CONCLUSÃO

UM DIA HAVERÁ UMA IGREJA PERFEITA (Hb 12:23), mas nem eu e nem você poderemos entrar lá nesse corpo corruptível. Portanto, meu conselho é, coloque-se à disposição de Deus para se tornar um membro saudável na edificação do Corpo de Cristo para a salvação de muitos e para a glória de Deus (Ef 4:1-16). Quando for à igreja, não vá atrás de um culto que te agrade, mas ofereça o seu melhor, um culto QUE AGRADE A DEUS; se você fizer isso, o seu culto será perfeito, mesmo em uma igreja imperfeita.

AS FESTAS DO ETERNO

Verdade prática: As festas são PROFÉTICAS E APONTAM PARA YESHUA.

As escrituras mostram que o Eterno estabeleceu 7 festas para que seu povo observasse. São as festas solenes , as santas convocações de YHWH. Todas estas 7 festas apontam de forma direta ou profética para o Yeshua HaMashiach. Quando olhamos para as festas (Lv 23), precisamos compreender que são sombras das coisas futuras (Cl 2:16,17), sendo figuras das coisas que ainda estão por vir ou acontecer. Vale considerar: algumas festas ´´já se cumpriram´´ profeticamente em Cristo e após a sua morte, outras em breve se cumprirão com a Sua vinda.

Páscoa/ Pessach 
Morte: 1Co 5:7-8

Pães Asmos / Matzot 
Sepultamento: Jo 6:51 

Primícias/ HaBikurim
Ressurreição: 1Co 15:22-23

Pentecostes/ Shavuot 
Envio do Ruach HaKodesh: At 2:1; 16-20

Trombetas / Yom Teruah
1Co 15:52 

Yon Kippur/ Dia da Expiação 
Reunião : 1Ts 4:16-17; 2Ts 2:1-2

Tabernáculo/ Sucot
Nova Jerusalém Ap 21:1-3 ; Lv 26:11-12

CONCLUSÃO 

As festas descrevem o calendário profético do Eterno na história para o seu povo e para toda a humanidade!

terça-feira, 8 de novembro de 2022

AS QUATRO LÍNGUAS SEGUNDO PROVÉRBIOS

É senso comum que o que falamos afeta mais as pessoas do que outras ações. Não surpreender descobrir que o livro de Provérbios dedica uma atenção especial quanto a essa temática das palavras e da forma como podem ser usadas. Salomão destaca quatro padrões comuns de expressão oral. Os dois primeiros devem ser imitados, mas os seguintes devem ser evitados. Entre os textos que dedicam atenção à nossa fala estão Pv 10:11,20,31; 12:6,17,18; 13:2; 14:3; 19:5,28; 25:11; 27:2,5,14,17; 29:9.

1. LÍNGUA CONTROLADA 

Os que têm essa língua pensam antes da falar, sabem quando é melhor ficar em silêncio e dão sábios conselhos. Como disse William Shakespeare: É melhor ser rei do teu silêncio do que escravo de suas palavras.

textos: Pv 10:19; 11:12,13; 12:16; 13:3; 15:1,4,28; 16:23; 17:14,27,28; 21:23; 24:26.

2. LÍNGUA CUIDADOSA

Os que têm essa língua falam com sinceridade e buscam encorajar.

textos: Pv 10:32; 12:18,25; 15:23; 16:24; 25:15; 27:9.

3. LÍNGUA CONIVENTE

Os que têm essa língua são cheios de motivos enganosos, mexericos, calúnias e um intenso desejo de deturpar a verdade. 

textos: Pv 6:12-14; 8:13; 15:4; 16:28; 18:8; 25:18; 26:20-28.

4. LÍNGUA DESCUIDADA

Os que têm essa língua são cheios de mentiras, maldições e palavras irrefletidas - que podem levar à rebelião e destruição.

textos: Pv 10:18,32; 11:9; 12:16,18; 17:9,14,19; 20:19; 25:23.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

31 DE OUTUBRO É DIA...

TEXTO: Habacuque 3:2

´´Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.´´

Verdade prática: 31 de outubro é o dia da Reforma Protestante!

INTRODUÇÃO

Habacuque é o livro do avivamento e colaborou com a história da igreja através de Paulo, que se inspirou nesse livro para ensinar as igrejas a viverem pela fé (cp. Hc 2:4 com Rm 1:17; Gl 3:11), e através de Lutero, precursor da Reforma Luterana em 31 de outubro de 1517. É uma data controversa, por também ser a data de uma tradição venerada por adeptos pagãos: o Halloween. O que é o 31 de outubro para você: dia das Bruxas ou da Reforma Protestante?

I- HALLOWEEN, O DIA DAS BRUXAS

1. Origem. O Samhain era praticado originalmente pelos Celtas. Era uma das festas mais importantes nesta tradição, realizada como fim do marco do verão e uma passagem de ano [1], o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro [2]. Os celtas eram politeístas e acreditavam em vários deuses relacionados aos animais e as forças da natureza. Na ocasião do Samhain, eles acreditavam piamente no retorno dos mortos à terra - por isso remete a fantasias que lembram a morte ou seres horripilantes como caveiras, esqueletos, fantasmas, vampiros, bruxas, zumbis, morcegos, abóboras desfiguradas, aranhas, etc.

2. Halloween para o Catolicismo. O Vaticano já fez duras críticas ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos - O termo Halloween tem origem na expressão em inglês All Hallow's Eve "Véspera de Todos os Santos", pois, é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro da Igreja Católica, vindo em seguida o Dia de finados, 02 de novembro. Segundo o "Daily Mail", a instituição afirmou ser uma data "anticristã" e "perigosa", por ter ligação com o oculto.[3]

3. Halloween para o Protestantismo. Há um senso comum entre as religiões cristãs de que o 31 de outubro celebrado como dia das bruxas seja uma ´´data anticristã´´, isto é, oposta à reforma protestante promovida por Lutero em 1517. Isso porque o Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800, ou seja, próxima ou após a Reforma.

4. Halloween na atualidade. Não se espante, a data é uma ferramenta sagaz usada nas escolas com pretexto de promover maior interação entre os alunos, instituindo o uso de símbolos, maquiagens, fantasias e afins [4]. Não é apenas sobre se fantasiar ou vestir-se a caráter e pedir gostosuras - oferenda aos mortos; ou travessuras - feitas pelos mortos que não recebiam oferendas no Samhain. Como dito anteriormente, é sobre ensinar às crianças de forma ´´ingênua´´ e ´´despretensiosa´´ uma cultura politeísta - portanto demoníaca; que aprecia o fascínio pela morte, pelos mortos e suas figuras ocultas.

II- A REFORMA PROTESTANTE

1. Origem. Martinho Lutero era um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica no início do século XVI, tais como: a restrição do acesso a Bíblia e ao conhecimento das Escrituras, a desigualdade social fomentada pela igreja e a venda de indulgências - ´´vendia a salvação´´ em troca de valores, propriedades...

2. Importância. A Reforma Luterana marcou o fim da Idade Média - conhecida como Idade das Trevas; e o início da era moderna. Ela desencadeou outras reformas como a Contra reforma católica - em resposta ao movimento Luterano, a igreja fez a inserção dos livros chamados apócrifos na Bíblia utilizada por ela na tentativa de contrapor a Reforma Protestante  e ´´provar seus dogmas na Bíblia´´; A Reforma Calvinista, entre outros que romperam a unidade do Catolicismo, promovendo o retorno das pessoas à graça de Deus - que outrora dependiam da mediação de padres, confissões, promessas e indulgências; como verdadeira e única forma de salvação (Ef 2:8). Além das 95 teses, Lutero traduziu em onze semanas o Novo Testamento do grego antigo para o alemão usando a versão latina de apoio em seu gabinete no castelo de Wartburg - possibilitando que seu povo, os alemães, tivessem livre acesso à Bíblia detidas à ´´sete chaves´´ pela Igreja Católica até então.

CONCLUSÃO

Quando o assunto é 31 de outubro todos pensam ou lembram do Halloween, dia das bruxas, sendo uma minoria quase nula que se recorda ou tem ciência de que nesse mesmo dia é celebrada a Reforma Protestante. Qual das duas tradições temos celebrado ou celebraremos a partir de agora? Da tradição pagã com ideais voltados à morte ou da cristã que nos devolveu o acesso a vida pela palavra de Deus e a salvação pela graça?

REFERÊNCIAS

[1] https://brasilescola.uol.com.br/halloween

[2] https://www.todamateria.com.br/historia-do-halloween/

[3] https://oglobo.globo.com/mundo/

[4] https://www.englishstars.com.br/halloween

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

VIVENDO NA FAMÍLIA DE DEUS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: Vivendo no amor de Deus

Ministrado à EBD da IEPL RP em 23/10/2022.


Vídeo desta aula disponível no YouTube!! 

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

DOM DE DEUS OU PICANHA?

TEXTO: Eclesiastes 5:19

´´E a todo homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus. ´´

Verdade prática: O que você tem é dom de Deus. Não troque por promessa de picanha!

INTRODUÇÃO

´´Dom´´ vem do grego charisma ´´presente´´ e sua raiz é charis ´´graça, favor imerecido´´. Logo, todo homem que recebeu de Deus poder para usufruir do seu trabalho, bens e riquezas recebeu dEle ´´presente´´ e ´´favor imerecido´´. Como está escrito, os dons de Deus são irrevogáveis e não devem ser desprezados (Rm 11:29; 1Tm 4:14). 

Contextualizando, nosso país está em dias decisivos, cujos ares remetem a quando se aproximam as chuvas, que pelo cheiro úmido, sabemos que vêm. De igual forma, Jesus usou uma analogia semelhante ao dizer: ´´Aprendei pois a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão´´ - Mt 24:32 (Bíblia King James). Longe da intenção de polemizar, este artigo vem com a intenção de conscientizá-lo de que tais dias em que vivemos - onde o povo indica sua tendência em trocar direitos preciosos por promessa de picanha; não são novidade à luz das Escrituras.

I- ADÃO, EVA E O FRUTO 

Adão e Eva foram induzidos pela serpente a comerem do fruto, seduzidos pela ´´concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida´´ 1Jo 2:16.

´´Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.´´ Gênesis 3:1-6

II- ESAÚ E O PRATO DE LENTILHAS

Brasileiros estão prestes a se venderem pela promessa de picanha. Esaú também se vendeu quando voltou da caça sem nada, e faminto, se vendeu por um prato de lentilhas, abrindo mão do seu direito de primogenitura, tema para abordarmos em outro artigo.

´´Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.

E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?

Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.´´ Gênesis 25:31-34

III- JESUS E AS PEDRAS EM PÃES

Jesus também foi tentado com alimento, teve fome assim como Esaú, mas diferente dele, não desprezou seus direitos. Vale lembrar: Ele estava no deserto, jejuando há quarenta dias, depois teve fome, nesse momento o diabo se apresenta para seduzi-lo. Mesmo assim, Jesus não se rendeu ao desejo dos olhos e do estômago e venceu o tentador pela palavra de Deus. Tendo vencido a tentação, o Pai não o deixou perecer, nem morrer de fome, mas enviou anjos para o servirem.

´´Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.´´ Mateus 4:1-4,11

CONCLUSÃO

Jesus nos deixou o maior e melhor exemplo porque não desprezou seus direitos. Sua atitude é um exemplo para nós. Brasileiro, não despreze seus dons e direitos como filho desta pátria. Pergunte-se: o que você tem? E lhe responderei: uma pátria - diferente dos refugiados aqui que deixaram seu país de origem; liberdades,  família, emprego, renda, alimento... Lutemos por ela, por nossa família, nossos bebês, nossos pets, nossos irmãos refugiados aqui, nossa liberdade religiosa, de expressão, ir e vir, nossa renda, nossos alimentos, empregos... Como deixou Francisco Manuel da Silva no Hino Nacional Brasileiro [...dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil].

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SEGREDOS

1 Segredo é aquilo que o olho viu, que o ouvido ouviu, e que desceu ao coração do homem.

2 É o cofre da existência, pois, nele se depositam as reservas.

3 Mal aventurado é aquele que revelando um segredo pede ao outro que não conte a ninguém!

4 Certamente, se já falou dos outros a você, falará de você aos outros.

5 Quem confidencia suas reservas é como um rei que conta a outro os segredos do seu reino e lhe abre sua câmara do tesouro.

6 Como está escrito, ´´O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo mais chegado do que um irmão´´ - Pv 18:24.

7 Na angústia, o verdadeiro amigo, mais chegado do que um irmão, esse se faz conhecido, por sua capacidade de não propagar os segredos do seu irmão.

8 De igual modo, há também um inimigo mais próximo do que um irmão. Por isso, mantenha teus passos em sigilo.

9 Pois, segredo também é o que se espalha entre os outros e circula em ouvidos alheios, até voltar pior do que saiu.

10 Esqueça, não há segredo para a felicidade. Ela é o segredo.

11 No demais, o segredo da felicidade é: viver feliz e mantê-la em segredo,

12 Afinal, assim como a fé sem obras é morta, a felicidade sem obras também é morta.

13 Sua prova está nas atitudes ao acordar e nas ideias ao dormir.

14 Eis alguns segredos: o de um exército, o preparo para a guerra em tempos de paz. O de um casamento feliz, pequenos gestos diários. O de andar com Deus, não tirá-lo da cabeça e a palavra do coração. O dos sonhos, não diminuí-los por causa das adversidades...

15 Mas o fim de tudo é: Se contar teus segredos ao vento, não o culpe depois por contá-los às árvores!


Fellipe Costa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

O AGRACIADO

1. Como um monge que se assenta a meditar numa alta colina, assim é aquele a quem o Senhor favorece e defende de seus inimigos.

2. Pois, bem aventurado é o varão que confia no Senhor e em sua justiça confia teus passos,

3. Sua paciência lhe será por testemunha no dia da inquisição,

4. E a fúria do inimigo o atenuante da sua acusação.

5. Seus passos são confirmados pelo Senhor,

6. O Senhor dos exércitos é o seu escudo e fortaleza no dia da angústia,

7. Como se vê em Na 1:7 - ´´O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e trabalha para os que nele confiam´´ .

8. Admitir os erros é aceitar que não há perfeição humana, senão em Cristo Jesus, nosso Senhor,

9. Pois ´´Ele não cometeu pecado algum, nem qualquer engano foi encontrado em sua boca´´ - 1Pe 2:22.

10. Noé se embriagou,

11. Abraão e Isaque mentiram,

12.  José se precipitou,

13. Moisés assassinou,

14. Davi cometeu adultério e homicídio qualificado,

15. Se todos esses receberam graça e perdão divino, por que não a obteríamos de igual forma?

 

Fellipe Costa.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

SENTAR , APRENDER, LEVANTAR E ENSINAR

 1 Pior que ver quem não se sentou para aprender levantando para ensinar,  é ver os que sentaram para aprender não se levantarem para ensinar.

2 Pois, que proveito teria em sentar para aprender senão para ensinar?

3 Ou quão desperdício vem a ser não levantar os que para aprender se sentaram?

4 Eis que o fim de tudo é: todos se sentem, mas nem todos se levantem.

5 Para que ao serem levantados sem terem se sentado, subestimem os que se sentaram, sentindo-se orgulhosos, arrogantes, desumildes, invejosos ou contenciosos com os outros pelo que lhes fora imposto.

6 Antes, os que se sentam para aprender continuamente, trilham para si novos caminhos, mantendo-se humildes, constantes, empáticos... sempre aptos a responder aos que em sua escola se sentarem para aprender.

7 De forma que, os que foram levantados sem terem se sentado, jamais se sentarão, pois, para que se sentarão se já foram levantados?

8 E os que são levantados depois de se sentarem, sempre se sentarão,

9 porquanto são insaciáveis pelo conhecimento, seu prazer está na experiência prática do aprender e aprender...

10 Esses verdadeiramente entenderam este provérbio: ´´quando ouço, me esqueço; quando vejo, eu entendo; mas quando faço, isso eu aprendo´´.

11. Assim, quem não se sentou, não deve se levantar, pois, que fruto terão os que na escola desses se sentarem?

12. Como se vê em Jr 2:13 - ´´a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas...´´

13. Por isso digo que, como um poço que não retêm águas, assim é o homem que se levanta para ensinar aquilo que não aprendeu.

14. Quem se sentou para aprender e levantou, este será feliz quando em sua escola se sentarem, porquanto ´´será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, que em seu tempo dá frutos, cujas folhas não caem...´´ e sua raiz permanece - Sl 1:3.

15. Se caírem, se renovam; e não se podarão suas raízes por homem algum.


Fellipe Costa.

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

MARCA PÁGINAS - INICIATIVA SEMEADOR

Marcador de páginas personalizado da Iniciativa Semeador para suas leituras físicas. Acesse o pdf pelo link do drive a seguir e imprima em papel A4 nos tamanhos 5 x 15 cm (menor - livros infantis ou edições de bolso) ou 5 x 18 (longo).

Link para download / impressão: https://drive.google.com/file/

O ESPIRITISMO

Trabalho de pesquisa sobre o Espiritismo feita por Fellipe Costa para ser apresentada em 29.09.22 à disciplina de Religiões Comparadas - Curso Médio Teológico do IBAD, núcleo na IEPL RP.

Acesse esta pesquisa clicando no link a seguir: https://drive.google.com/file/

terça-feira, 27 de setembro de 2022

EPÍSTOLA AOS LAODICENSES

Material de Copista por Fellipe da carta apócrifa e pseudoepígrafa da original, escrita por Paulo a igreja de Laodicéia (Cl 4:16). Embora a mencione Paulo como seu autor, os eruditos acreditam por unanimidade que tal autoria tenha sido falsamente atribuída a ele na tentativa de suprir a falta desta carta entre as demais inclusas no rol do NT. Não é canônica, mas vale o conhecimento.

Link do drive: https://drive.google.com/file/

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

O QUE É O AREÓPAGO?

TEXTO: Atos 17:19,22

´´E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? 

E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; ´´

Verdade prática: O areópago era um antigo local de Atenas.

INTRODUÇÃO

Paulo desembarca em Atenas, onde passa a aguardar por Silas e Timóteo, seus fiéis conservos. Contudo, estando ele aguardando teve seu espírito comovido pela cidade tão entregue à idolatria (vs.1,2). Paulo passa a pregar e disputar pelo evangelho a fim de que este ganhasse seu espaço e alcançasse os atenienses, onde vemos sua resistência ante aos judeus, religiosos e filósofos da época - estoicos e epicureus; que o encaminharam ao Areópago para que explicasse suas crenças.

I- O QUE É O AREÓPAGO

1. A alta Colina. O termo areópago vem do grego clássico Ἄρειος Πάγος - areios pagos´´, que significa ´´Colina´´ ou ´´Monte de Ares´´ - o deus da guerra grego. Embora fosse uma colina alta - elevação rochosa; as descrições da localização exata divergem, se rumo a noroeste [1] ou se rumo a oeste [3] da Acrópole em Atenas.


2. Um antigo tribunal de Atenas. Areópago não apenas define uma localidade geográfica - a alta colina; mas também o conselho formado por homens iminentes, sábios, filósofos, políticos e anciãos atenienses que se reuniam ao ar livre naquela colina. 


II- A IMPORTÂNCIA DO AREÓPAGO

1. Julgamentos políticos. O areópago era o ´´supremo tribunal de justiça´´ de Atenas, conhecido na época pelo grande censo de integridade e justiça. Seus magistrados eram encarregados do julgamento de casos políticos - os ´´politikós´´ que exerciam influência em questões relacionadas a ´´pólis´´, que quer dizer ´´cidade´´, afirmação substituída atualmente por aquilo que é público, democrático ou tem particípio de um povo.

2. Julgamentos religiosos. A corte dos magistrados atenienses do areópago chamados de ´´Areopagitas´´ - tal como Dionísio que se converteu após este sermão (vs.34); julgavam também os casos religiosos, por isso levaram Paulo ao tribunal, pois, pregava outra religião e doutrina diferente de Atenas - por isso foi recebido como ´´paroleiro´´ e ´´pregador de deuses estranhos´´ (vs.18).

3. Anfiteatro. Além de um tribunal, o areópago servia de anfiteatro para os gregos com importância superior a das praças públicas. Não apenas os gregos, mas os romanos na antiguidade também compreendiam a importância de uma arena para entretenimento da população - o chamado ´´pão e circo´´; geralmente circular ou oval, que no interior dispunha de degraus para servirem de assentos, em torno da arena onde eram realizados espetáculos públicos, apresentações dramáticas, jogos, combates de gladiadores e feras, execuções entre outros eventos que os romanos consideravam como diversão. O melhor exemplo de anfiteatro que se tem dos tempos antigos até hoje é o Coliseu.
 
CONCLUSÃO. Estar no areópago diante de pessoas importantes na sociedade ateniense, Paulo fora colocado aparentemente em apuros com tal exposição pública, mas, utilizou-se dessa oportunidade para tornar o que era pra ser um palco de vergonha em um altar de pregação do evangelho. É muito difícil ver uma saída quando se está em apuros ou pressão pública, mas com Paulo aprendemos essa rica lição de superação. Sem ansiedade ou preocupação, mas com domínio próprio e paciência, ele notou que Atenas era recheada de ídolos da mitologia grega, mas havia um em destaque, que não era como os demais ou tinha imagem alguma, apenas a escritura: AO DEUS DESCONHECIDO - que eles teoricamente ´´conheciam´´, ao dizer que era este a quem ele pregava, caía por terra a provável acusação que o impuseram de ´´pregador de deuses estranhos´´. Esse foi o escape para sair ileso do julgamento areopagita, pregar o evangelho de Cristo aos atenienses e alcançar a salvação de almas!

REFERÊNCIAS

[1] WIKIPEDIA; A Enciclopédia Livre. Areópago. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Are%C3%B3pago. Acessado em: 12/09/2022.

[2] CARITATIS; Religião e Filosofia. Sermão do Areópago. Disponível em: http://www.caritatis.com.br/caritatis/2020/05/01/sermao-do-areopago/. Desde: 01/05/2020. Acessado em: 12/09/2022.

[3] APOLOGETA. LESSA; Luan. Areópago. Disponível em: https://www.apologeta.com.br/areopago/.  Acessado em: 12/09/2022.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

GAMES: O CRISTÃO PODE JOGAR?

TEXTO: 1 Coríntios 6:12

´´Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.´´

Verdade prática: Para alguns, jogatinas não passam de uma prática inofensiva de diversão. Mas para o cristão que se deixar dominar, pode ser uma tentação para conduzi-lo ao pecado.

INTRODUÇÃO

Deus não abomina o lazer, mas abomina a idolatria (Dt 27:15). E o que vem a ser idolatria? Embora uma resposta complexa, o fim de tudo é que idolatria se resume na prática ou devoção a tudo aquilo que ocupa o lugar e o tempo de Deus em nossa vida. Por outro lado, ´´tudo me é lícito´´ é o mesmo que ´´tudo posso´´, ´´sou livre para decidir´´. Este é o conceito de livre arbítrio. É lícito. Mas convêm? Me deixarei dominar? Longe da intenção de polemizar, este artigo vem com o objetivo de nos mostrar o que Deus pensa a respeito de games e jogos eletrônicos através da Sua palavra. Vale ressaltar, não abordaremos jogos de sorte nesse artigo, pois, cabe outra análise minuciosa e distinta desta abordagem.

I - RESPOSTAS BÍBLICAS

1. A jogatina conduz o jogador ao pecado?

O jogo em si pode não ser ruim, mas se ele conduz o jogador a ter atitudes erradas, tais como comportamentos agressivos, uso de palavrões, xingamentos - que desagradam a Deus e ofendem o próximo; é melhor não jogar (1Co 10:23).

´´Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.´´ 

2. A jogatina prejudica o jogador de alguma forma?

É importante manter as prioridades certas. Cuidado para não gastar demasiado tempo e dinheiro com jogos (Pv 10:4). 

´´O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.´´

3. A jogatina deixou o jogador viciado?

É fácil ficar viciado em um jogo muito divertido, envolvente, repleto de desafios, missões e objetivos, mas se isso acontecer, é melhor se afastar! (Lc 16:13)

´´ Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará a um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro.´´  

4. O cônjuge, pais ou responsável permite?

Se você é menor de idade, ainda está debaixo da autoridade dos seus pais ou responsável legal. Se você é maior de idade e já tem um cônjuge ou até mesmo filho(s), ambos precisam estar de acordo. Você pode até tentar convencê-los que não há problema jogar, mas não desobedeça ou entre em desacordo (Am 3:3; Ef 6:1-4)

´´Porventura, andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.

´´Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa -

para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra

E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. ´´

5. A consciência permite?

Se apesar de tudo, sua consciência se sentir pesada, não jogue. Ocupe-se em fazer aquilo que deixa sua consciência tranquila! (Rm 14:22)

´´Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.´´

CONCLUSÃO. Como dito anteriormente, Deus não abomina uma boa diversão a menos que essa conduza o cristão ao pecado e a idolatria - ocupar o tempo e lugar de Deus com horas de jogatina. A orientação é sempre moderação - disciplina, domínio próprio ou temperança, um fruto do Espírito (Gl 5:22). A verdade é que jogar não será um problema se o cristão não perder a consciência de que é só uma diversão. Mas, se o cristão não tiver essa percepção ou perder essa consciência e ter problemas pra fazer outras coisas, em outras áreas da sua vida - como conjugal, financeiro, profissional; o jogador deve parar imediatamente.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

QUAL O VERDADEIRO MONTE SINAI?

TEXTO: Gálatas 4:25

´´ Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.´´

Verdade prática: O verdadeiro monte Sinai fica na Arábia Saudita.

INTRODUÇÃO

Embora seja uma questão geográfica aparentemente ´´inútil´´, saber qual e onde está o verdadeiro Monte Sinai pode servir de grandes subsídios. Isso porquê grande parte dos mapas e rotas do Êxodo tradicionais são contrapostas às concordâncias bíblica e arqueológica. Portanto, a intenção desse artigo é contribuir de forma a trazer concordância bíblica e arqueológica sobre o tema, que como naturalmente sugerido pelo título, há um ´´falso´´ Sinai, aceito por todos de forma unânime e tradicional.

1- MONTE SINAI EGÍPCIO E ROTA TRADICIONAL

Bíblias de estudo defendem esta tese majoritariamente. Este é o ´´Monte Sinai´´, tradicionalmente aceito, situado em território dominado pelos egípcios nos dias de Moisés. Uma talvez evidência dessa hipótese nas Escrituras, só pode ser vista de forma indireta, quando a Bíblia diz:

´´E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.´´ - Êxodo 13:17

a. Localização. Este Monte fica na Península do Sinai, entre os dois Golfos, Suez e Áqaba, onde geralmente supõem que a travessia dos Hebreus tenha se sido pelo Golfo de Suez - provavelmente ao norte, pelo Mar de Juncos (Lagos Amargos).

 


b. Descrição. Essa tese contraria a evidência bíblica direta (Gl 4:25) e a arqueológica dos destroços no mar Vermelho - não foram achados no Golfo de Suez. Conforme os critérios, tal suposição não se sustenta de forma contundente. Mas, essa é incrivelmente a suposição aceita pela maioria e a mais divulgada em atlas, mapas e Bíblias de estudo, por exemplo, a Thompson [2], TNM [3] e a Pentecostal [4].





2- MONTE SINAI ARÁBIO E ROTA MIDIANITA

Essa é a menos divulgada, embora tenha o embasamento mais contundente, afinal, suas evidências - bíblica e arqueológica; são mais convincentes do que a primeira

a. Localização. Este Monte, também chamado ´´Jebel el Lawz´´ ou simplesmente ´´Horebe´´, o monte de Deus, fica na atual Arábia Saudita, antiga Midiã, após o Golfo de Áqaba, onde foram encontrados os destroços do exército egípcio


b. Descrição.  Essa tese é verificada na referência direta do texto áureo: ´´ Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia,...´´. Além da referência direta, ela é comprovada pela arqueologia, afinal, os vestígios arqueológicos foram encontrados no Golfo de Áqaba, num platô - ponte de terra natural; da praia de Nuweiba, próxima a Pi Airote, onde a Bíblia diz que os Hebreus se acamparam naquela noite (Êx 14:2).



 

O local em árabe é chamado Jebel El Laws - Lugar de Moisés; uma cadeia de montes que formam um "arco" ou "U", conhecido pelos árabes locais como Wadi Hurab - Horebe. O pico mais alto, na parte traseira da montanha está "queimado" (carbonizado) conforme o relato bíblico (Êx 19:18-20, 24:17; Dt 4:11).

CONCLUSÃO. Duas evidências a favor do ´´Segundo Sinai´´ são a afirmação bíblica direta de que o verdadeiro Sinai está localizado na Arábia (Gl 4:25); e os achados arqueológicos encontrados no Golfo de Áqaba, após a praia de Nuweiba - Pi Airote (Êx 14:2).

O QUE É O SIKHISMO?

I - ORIGEM DO SIKHISMO

Sikhismo ou Siquismo é uma religião fundada há cerca de 500 anos em 1.500 d.C, cujo termo de origem sikh – em língua punjabi; significa ´´discípulo forte e tenaz´´. Foi considerada uma seita religiosa em seus primórdios por ser retratado como um sincretismo entre elementos do Hinduísmo e Islamismo.

É uma religião monoteísta e possui seu próprio texto religioso, o Adi Granth ou Guru Granth Sahib – tal como a Bíblia, o Alcorão... Sua doutrina básica é a crença num único Deus e nos ensinamentos dos Dez Gurus – como os apóstolos no Cristianismo.

Os dez gurus são:

1° Nanak Dev Ji – santidade e respeito

2° Angad

3° Amar Das

4° Ram Das

5° Arjun

6° Hargobind

7° Har Hai

8° Har Khrishan

9° Theg Behadur

10° Gobind Singh.

11° Granth Sahib - não é contado com os demais por dar seu nome ao Adi Granth. 


II - GRANDES MANDAMENTOS SIKH

O sikhismo ensina que os humanos são separados de Deus por serem egocêntricos - sendo haumai a palavra que define o egocentrismo humano. Seus maiores mandamentos são:

1° Sustentar-se pela prática do trabalho honesto (Kirt Karni)

2° Ter Deus na mente, o tempo todo (Nam Japan)

3° Dividir o que se consegue no trabalho com os necessitados (Vand Chhakna).


III - DIVINDADE SIKH

O Siquismo acredita que um Deus existe, de forma indescritível, e ainda assim, compreensível e perceptível a qualquer um que esteja pronto a dedicar o tempo e energia necessárias para perceber sua personalidade. É considerado o criador do mundo, da humanidade, deve ser devotado e respeitado. Embora não seja descritivamente conhecido, ele se revela e apresenta através dos seus dez Gurus e do texto Guru Granth Sahib.


IV - DIFUSÃO SIKH NA CULTURA POP

Embora muitos desconheçam essa verídica informação, o Sikhismo foi muito difundido na cultura pop, em especial através de Star Wars – Guerra nas Estrelas. Dentre os pontos que identificam a difusão do Sikhismo através desse viés, podemos destacar:

1. Sikh – Sith. O termo sikh, que significa discípulo, remete-nos à classe de lordes sombrios da força chamados de ´´Sith´´;

2. Sikhismo – A Força. Em uma entrevista inicial sobre a inspiração para seu filme, aparentemente, George Lucas afirmou que baseou o conceito da Força na religião Sikh. [2]

3. Khalsa – Jedi. Os Jedi são soldados-santos como os Khalsa, além de serem chamados de “religião antiga” no filme “Star Wars”.

4. Naam – Força. A Força é uma Graça Universal, uma energia que alcança as pessoas, como o Naam, que afirma que a Presença de Deus é encontrada no mundo, acima de tudo, como o Verdadeiro Guru, Tutor Interior ou intuição dentro de todos os corações.

Os Khalsa confiam no Naam conhecido através da intuição e do acaso – eventos na vida que têm propósito. Um Sikh simplesmente se apega ao Naam para navegar no oceano da vida. Esta graça é o que dá ao Sikh seu poder. 

Os Jedi confiam na força e se apegam a ela para guiar suas intuições. Isso é o que difere os Jedi e os Sith – Os Jedi apegam-se à força (naam) para manifestar o ´luminoso´, enquanto os Sith são orientados empoderados por seu próprio complexo de sentimentos e emoções egocêntricas naturais do ser humano, tal como a raiva (Anakin – Darth Vader), ganância (Count Dokan)...

5. Rito funerário - Cremação Jedi. No Sikhismo existem vários rituais, como o de nascimento, casamento e o funerário. Neste último, a cremação ocorre após diversos hinos serem recitados e as cinzas são jogadas em rios como o Ganges [3]. O mesmo em Star Wars, por exemplo, no funeral de Qui Gon Jinn, cujo cadáver é cremado em Ameaça Fantasma [Episódio I]. 


GLOSSÁRIO

Guru - Na Índia, significa líder, tutor, mestre espiritual;

Khalsa - Termo que significa ´´puros´´. Quem ou aquele que passou pela cerimônia de iniciação - tal como o batismo no Cristianismo;

Naam - Termo punjabi que corresponde a ´gracioso´, 'luminoso'. Na religião Sikh significa ´´nome´´ e é utilizado para se referir ao nome de Deus;

Punjabi - Língua falada em regiões indo europeias, como na Índia e no Paquistão.

Sikh - Abreviação para ´´Sikhismo´´ ou seus adeptos;


REFERÊNCIAS

[1] DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Siquismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/siquismo.htmAcessado em: 06/09/2022.

[2] SINGH; Ranvir. Guerra nas estrelas e Sikhi. Disponível em: https://ranvirsingh-33204.medium.com/star-wars-and-sikhi-54cbf0d9b289. Acessado em: 06/09/2022.

[3] INFOESCOLA. ARAÚJO; Felipe. Sikhismo. Disponível em: https://www.infoescola.com/religiao/sikhismo/Acessado em: 06/09/2022.

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas