TEXTO: Habacuque 3:2
´´Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.´´
Verdade prática: 31 de outubro é o dia da Reforma Protestante!
INTRODUÇÃO
Habacuque é o livro do avivamento e colaborou com a história da igreja através de Paulo, que se inspirou nesse livro para ensinar as igrejas a viverem pela fé (cp. Hc 2:4 com Rm 1:17; Gl 3:11), e através de Lutero, precursor da Reforma Luterana em 31 de outubro de 1517. É uma data controversa, por também ser a data de uma tradição venerada por adeptos pagãos: o Halloween. O que é o 31 de outubro para você: dia das Bruxas ou da Reforma Protestante?
I- HALLOWEEN, O DIA DAS BRUXAS
1. Origem. O Samhain era praticado originalmente pelos Celtas. Era uma das festas mais importantes nesta tradição, realizada como fim do marco do verão e uma passagem de ano [1], o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro [2]. Os celtas eram politeístas e acreditavam em vários deuses relacionados aos animais e as forças da natureza. Na ocasião do Samhain, eles acreditavam piamente no retorno dos mortos à terra - por isso remete a fantasias que lembram a morte ou seres horripilantes como caveiras, esqueletos, fantasmas, vampiros, bruxas, zumbis, morcegos, abóboras desfiguradas, aranhas, etc.
2. Halloween para o Catolicismo. O Vaticano já fez duras críticas ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos - O termo Halloween tem origem na expressão em inglês All Hallow's Eve "Véspera de Todos os Santos", pois, é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro da Igreja Católica, vindo em seguida o Dia de finados, 02 de novembro. Segundo o "Daily Mail", a instituição afirmou ser uma data "anticristã" e "perigosa", por ter ligação com o oculto.[3]
3. Halloween para o Protestantismo. Há um senso comum entre as religiões cristãs de que o 31 de outubro celebrado como dia das bruxas seja uma ´´data anticristã´´, isto é, oposta à reforma protestante promovida por Lutero em 1517. Isso porque o Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800, ou seja, próxima ou após a Reforma.
4. Halloween na atualidade. Não se espante, a data é uma ferramenta sagaz usada nas escolas com pretexto de promover maior interação entre os alunos, instituindo o uso de símbolos, maquiagens, fantasias e afins [4]. Não é apenas sobre se fantasiar ou vestir-se a caráter e pedir gostosuras - oferenda aos mortos; ou travessuras - feitas pelos mortos que não recebiam oferendas no Samhain. Como dito anteriormente, é sobre ensinar às crianças de forma ´´ingênua´´ e ´´despretensiosa´´ uma cultura politeísta - portanto demoníaca; que aprecia o fascínio pela morte, pelos mortos e suas figuras ocultas.
REFERÊNCIAS
[1] https://brasilescola.uol.com.br/halloween
[2] https://www.todamateria.com.br/historia-do-halloween/
Nenhum comentário:
Postar um comentário