TEXTO: Eclesiastes 5:19
´´E a todo homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus. ´´
Verdade prática: O que você tem é dom de Deus. Não troque por promessa de picanha!
INTRODUÇÃO
´´Dom´´ vem do grego charisma ´´presente´´ e sua raiz é charis ´´graça, favor imerecido´´. Logo, todo homem que recebeu de Deus poder para usufruir do seu trabalho, bens e riquezas recebeu dEle ´´presente´´ e ´´favor imerecido´´. Como está escrito, os dons de Deus são irrevogáveis e não devem ser desprezados (Rm 11:29; 1Tm 4:14).
Contextualizando, nosso país está em dias decisivos, cujos ares remetem a quando se aproximam as chuvas, que pelo cheiro úmido, sabemos que vêm. De igual forma, Jesus usou uma analogia semelhante ao dizer: ´´Aprendei pois a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão´´ - Mt 24:32 (Bíblia King James). Longe da intenção de polemizar, este artigo vem com a intenção de conscientizá-lo de que tais dias em que vivemos - onde o povo indica sua tendência em trocar direitos preciosos por promessa de picanha; não são novidade à luz das Escrituras.
I- ADÃO, EVA E O FRUTO
Adão e Eva foram induzidos pela serpente a comerem do fruto, seduzidos pela ´´concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida´´ 1Jo 2:16.
´´Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.´´ Gênesis 3:1-6
II- ESAÚ E O PRATO DE LENTILHAS
Brasileiros estão prestes a se venderem pela promessa de picanha. Esaú também se vendeu quando voltou da caça sem nada, e faminto, se vendeu por um prato de lentilhas, abrindo mão do seu direito de primogenitura, tema para abordarmos em outro artigo.
´´Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.´´ Gênesis 25:31-34
III- JESUS E AS PEDRAS EM PÃES
Jesus também foi tentado com alimento, teve fome assim como Esaú, mas diferente dele, não desprezou seus direitos. Vale lembrar: Ele estava no deserto, jejuando há quarenta dias, depois teve fome, nesse momento o diabo se apresenta para seduzi-lo. Mesmo assim, Jesus não se rendeu ao desejo dos olhos e do estômago e venceu o tentador pela palavra de Deus. Tendo vencido a tentação, o Pai não o deixou perecer, nem morrer de fome, mas enviou anjos para o servirem.
´´Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.´´ Mateus 4:1-4,11
CONCLUSÃO
Jesus nos deixou o maior e melhor exemplo porque não desprezou seus direitos. Sua atitude é um exemplo para nós. Brasileiro, não despreze seus dons e direitos como filho desta pátria. Pergunte-se: o que você tem? E lhe responderei: uma pátria - diferente dos refugiados aqui que deixaram seu país de origem; liberdades, família, emprego, renda, alimento... Lutemos por ela, por nossa família, nossos bebês, nossos pets, nossos irmãos refugiados aqui, nossa liberdade religiosa, de expressão, ir e vir, nossa renda, nossos alimentos, empregos... Como deixou Francisco Manuel da Silva no Hino Nacional Brasileiro [...dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil].
Nenhum comentário:
Postar um comentário