segunda-feira, 31 de outubro de 2022

31 DE OUTUBRO É DIA...

TEXTO: Habacuque 3:2

´´Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.´´

Verdade prática: 31 de outubro é o dia da Reforma Protestante!

INTRODUÇÃO

Habacuque é o livro do avivamento e colaborou com a história da igreja através de Paulo, que se inspirou nesse livro para ensinar as igrejas a viverem pela fé (cp. Hc 2:4 com Rm 1:17; Gl 3:11), e através de Lutero, precursor da Reforma Luterana em 31 de outubro de 1517. É uma data controversa, por também ser a data de uma tradição venerada por adeptos pagãos: o Halloween. O que é o 31 de outubro para você: dia das Bruxas ou da Reforma Protestante?

I- HALLOWEEN, O DIA DAS BRUXAS

1. Origem. O Samhain era praticado originalmente pelos Celtas. Era uma das festas mais importantes nesta tradição, realizada como fim do marco do verão e uma passagem de ano [1], o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro [2]. Os celtas eram politeístas e acreditavam em vários deuses relacionados aos animais e as forças da natureza. Na ocasião do Samhain, eles acreditavam piamente no retorno dos mortos à terra - por isso remete a fantasias que lembram a morte ou seres horripilantes como caveiras, esqueletos, fantasmas, vampiros, bruxas, zumbis, morcegos, abóboras desfiguradas, aranhas, etc.

2. Halloween para o Catolicismo. O Vaticano já fez duras críticas ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos - O termo Halloween tem origem na expressão em inglês All Hallow's Eve "Véspera de Todos os Santos", pois, é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro da Igreja Católica, vindo em seguida o Dia de finados, 02 de novembro. Segundo o "Daily Mail", a instituição afirmou ser uma data "anticristã" e "perigosa", por ter ligação com o oculto.[3]

3. Halloween para o Protestantismo. Há um senso comum entre as religiões cristãs de que o 31 de outubro celebrado como dia das bruxas seja uma ´´data anticristã´´, isto é, oposta à reforma protestante promovida por Lutero em 1517. Isso porque o Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800, ou seja, próxima ou após a Reforma.

4. Halloween na atualidade. Não se espante, a data é uma ferramenta sagaz usada nas escolas com pretexto de promover maior interação entre os alunos, instituindo o uso de símbolos, maquiagens, fantasias e afins [4]. Não é apenas sobre se fantasiar ou vestir-se a caráter e pedir gostosuras - oferenda aos mortos; ou travessuras - feitas pelos mortos que não recebiam oferendas no Samhain. Como dito anteriormente, é sobre ensinar às crianças de forma ´´ingênua´´ e ´´despretensiosa´´ uma cultura politeísta - portanto demoníaca; que aprecia o fascínio pela morte, pelos mortos e suas figuras ocultas.

II- A REFORMA PROTESTANTE

1. Origem. Martinho Lutero era um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica no início do século XVI, tais como: a restrição do acesso a Bíblia e ao conhecimento das Escrituras, a desigualdade social fomentada pela igreja e a venda de indulgências - ´´vendia a salvação´´ em troca de valores, propriedades...

2. Importância. A Reforma Luterana marcou o fim da Idade Média - conhecida como Idade das Trevas; e o início da era moderna. Ela desencadeou outras reformas como a Contra reforma católica - em resposta ao movimento Luterano, a igreja fez a inserção dos livros chamados apócrifos na Bíblia utilizada por ela na tentativa de contrapor a Reforma Protestante  e ´´provar seus dogmas na Bíblia´´; A Reforma Calvinista, entre outros que romperam a unidade do Catolicismo, promovendo o retorno das pessoas à graça de Deus - que outrora dependiam da mediação de padres, confissões, promessas e indulgências; como verdadeira e única forma de salvação (Ef 2:8). Além das 95 teses, Lutero traduziu em onze semanas o Novo Testamento do grego antigo para o alemão usando a versão latina de apoio em seu gabinete no castelo de Wartburg - possibilitando que seu povo, os alemães, tivessem livre acesso à Bíblia detidas à ´´sete chaves´´ pela Igreja Católica até então.

CONCLUSÃO

Quando o assunto é 31 de outubro todos pensam ou lembram do Halloween, dia das bruxas, sendo uma minoria quase nula que se recorda ou tem ciência de que nesse mesmo dia é celebrada a Reforma Protestante. Qual das duas tradições temos celebrado ou celebraremos a partir de agora? Da tradição pagã com ideais voltados à morte ou da cristã que nos devolveu o acesso a vida pela palavra de Deus e a salvação pela graça?

REFERÊNCIAS

[1] https://brasilescola.uol.com.br/halloween

[2] https://www.todamateria.com.br/historia-do-halloween/

[3] https://oglobo.globo.com/mundo/

[4] https://www.englishstars.com.br/halloween

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

VIVENDO NA FAMÍLIA DE DEUS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: Vivendo no amor de Deus

Ministrado à EBD da IEPL RP em 23/10/2022.


Vídeo desta aula disponível no YouTube!! 

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

DOM DE DEUS OU PICANHA?

TEXTO: Eclesiastes 5:19

´´E a todo homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para comer deles, e tomar a sua porção, e desfrutar do seu trabalho, isso é dom de Deus. ´´

Verdade prática: O que você tem é dom de Deus. Não troque por promessa de picanha!

INTRODUÇÃO

´´Dom´´ vem do grego charisma ´´presente´´ e sua raiz é charis ´´graça, favor imerecido´´. Logo, todo homem que recebeu de Deus poder para usufruir do seu trabalho, bens e riquezas recebeu dEle ´´presente´´ e ´´favor imerecido´´. Como está escrito, os dons de Deus são irrevogáveis e não devem ser desprezados (Rm 11:29; 1Tm 4:14). 

Contextualizando, nosso país está em dias decisivos, cujos ares remetem a quando se aproximam as chuvas, que pelo cheiro úmido, sabemos que vêm. De igual forma, Jesus usou uma analogia semelhante ao dizer: ´´Aprendei pois a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão´´ - Mt 24:32 (Bíblia King James). Longe da intenção de polemizar, este artigo vem com a intenção de conscientizá-lo de que tais dias em que vivemos - onde o povo indica sua tendência em trocar direitos preciosos por promessa de picanha; não são novidade à luz das Escrituras.

I- ADÃO, EVA E O FRUTO 

Adão e Eva foram induzidos pela serpente a comerem do fruto, seduzidos pela ´´concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida´´ 1Jo 2:16.

´´Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.´´ Gênesis 3:1-6

II- ESAÚ E O PRATO DE LENTILHAS

Brasileiros estão prestes a se venderem pela promessa de picanha. Esaú também se vendeu quando voltou da caça sem nada, e faminto, se vendeu por um prato de lentilhas, abrindo mão do seu direito de primogenitura, tema para abordarmos em outro artigo.

´´Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.

E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?

Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.´´ Gênesis 25:31-34

III- JESUS E AS PEDRAS EM PÃES

Jesus também foi tentado com alimento, teve fome assim como Esaú, mas diferente dele, não desprezou seus direitos. Vale lembrar: Ele estava no deserto, jejuando há quarenta dias, depois teve fome, nesse momento o diabo se apresenta para seduzi-lo. Mesmo assim, Jesus não se rendeu ao desejo dos olhos e do estômago e venceu o tentador pela palavra de Deus. Tendo vencido a tentação, o Pai não o deixou perecer, nem morrer de fome, mas enviou anjos para o servirem.

´´Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.´´ Mateus 4:1-4,11

CONCLUSÃO

Jesus nos deixou o maior e melhor exemplo porque não desprezou seus direitos. Sua atitude é um exemplo para nós. Brasileiro, não despreze seus dons e direitos como filho desta pátria. Pergunte-se: o que você tem? E lhe responderei: uma pátria - diferente dos refugiados aqui que deixaram seu país de origem; liberdades,  família, emprego, renda, alimento... Lutemos por ela, por nossa família, nossos bebês, nossos pets, nossos irmãos refugiados aqui, nossa liberdade religiosa, de expressão, ir e vir, nossa renda, nossos alimentos, empregos... Como deixou Francisco Manuel da Silva no Hino Nacional Brasileiro [...dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil].

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SEGREDOS

1 Segredo é aquilo que o olho viu, que o ouvido ouviu, e que desceu ao coração do homem.

2 É o cofre da existência, pois, nele se depositam as reservas.

3 Mal aventurado é aquele que revelando um segredo pede ao outro que não conte a ninguém!

4 Certamente, se já falou dos outros a você, falará de você aos outros.

5 Quem confidencia suas reservas é como um rei que conta a outro os segredos do seu reino e lhe abre sua câmara do tesouro.

6 Como está escrito, ´´O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo mais chegado do que um irmão´´ - Pv 18:24.

7 Na angústia, o verdadeiro amigo, mais chegado do que um irmão, esse se faz conhecido, por sua capacidade de não propagar os segredos do seu irmão.

8 De igual modo, há também um inimigo mais próximo do que um irmão. Por isso, mantenha teus passos em sigilo.

9 Pois, segredo também é o que se espalha entre os outros e circula em ouvidos alheios, até voltar pior do que saiu.

10 Esqueça, não há segredo para a felicidade. Ela é o segredo.

11 No demais, o segredo da felicidade é: viver feliz e mantê-la em segredo,

12 Afinal, assim como a fé sem obras é morta, a felicidade sem obras também é morta.

13 Sua prova está nas atitudes ao acordar e nas ideias ao dormir.

14 Eis alguns segredos: o de um exército, o preparo para a guerra em tempos de paz. O de um casamento feliz, pequenos gestos diários. O de andar com Deus, não tirá-lo da cabeça e a palavra do coração. O dos sonhos, não diminuí-los por causa das adversidades...

15 Mas o fim de tudo é: Se contar teus segredos ao vento, não o culpe depois por contá-los às árvores!


Fellipe Costa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

O AGRACIADO

1. Como um monge que se assenta a meditar numa alta colina, assim é aquele a quem o Senhor favorece e defende de seus inimigos.

2. Pois, bem aventurado é o varão que confia no Senhor e em sua justiça confia teus passos,

3. Sua paciência lhe será por testemunha no dia da inquisição,

4. E a fúria do inimigo o atenuante da sua acusação.

5. Seus passos são confirmados pelo Senhor,

6. O Senhor dos exércitos é o seu escudo e fortaleza no dia da angústia,

7. Como se vê em Na 1:7 - ´´O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e trabalha para os que nele confiam´´ .

8. Admitir os erros é aceitar que não há perfeição humana, senão em Cristo Jesus, nosso Senhor,

9. Pois ´´Ele não cometeu pecado algum, nem qualquer engano foi encontrado em sua boca´´ - 1Pe 2:22.

10. Noé se embriagou,

11. Abraão e Isaque mentiram,

12.  José se precipitou,

13. Moisés assassinou,

14. Davi cometeu adultério e homicídio qualificado,

15. Se todos esses receberam graça e perdão divino, por que não a obteríamos de igual forma?

 

Fellipe Costa.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

SENTAR , APRENDER, LEVANTAR E ENSINAR

 1 Pior que ver quem não se sentou para aprender levantando para ensinar,  é ver os que sentaram para aprender não se levantarem para ensinar.

2 Pois, que proveito teria em sentar para aprender senão para ensinar?

3 Ou quão desperdício vem a ser não levantar os que para aprender se sentaram?

4 Eis que o fim de tudo é: todos se sentem, mas nem todos se levantem.

5 Para que ao serem levantados sem terem se sentado, subestimem os que se sentaram, sentindo-se orgulhosos, arrogantes, desumildes, invejosos ou contenciosos com os outros pelo que lhes fora imposto.

6 Antes, os que se sentam para aprender continuamente, trilham para si novos caminhos, mantendo-se humildes, constantes, empáticos... sempre aptos a responder aos que em sua escola se sentarem para aprender.

7 De forma que, os que foram levantados sem terem se sentado, jamais se sentarão, pois, para que se sentarão se já foram levantados?

8 E os que são levantados depois de se sentarem, sempre se sentarão,

9 porquanto são insaciáveis pelo conhecimento, seu prazer está na experiência prática do aprender e aprender...

10 Esses verdadeiramente entenderam este provérbio: ´´quando ouço, me esqueço; quando vejo, eu entendo; mas quando faço, isso eu aprendo´´.

11. Assim, quem não se sentou, não deve se levantar, pois, que fruto terão os que na escola desses se sentarem?

12. Como se vê em Jr 2:13 - ´´a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas...´´

13. Por isso digo que, como um poço que não retêm águas, assim é o homem que se levanta para ensinar aquilo que não aprendeu.

14. Quem se sentou para aprender e levantou, este será feliz quando em sua escola se sentarem, porquanto ´´será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, que em seu tempo dá frutos, cujas folhas não caem...´´ e sua raiz permanece - Sl 1:3.

15. Se caírem, se renovam; e não se podarão suas raízes por homem algum.


Fellipe Costa.

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas