segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A IGREJA DE CRISTO

Texto: Mateus 16:18 ´´ POIS TAMBÉM EU TE DIGO QUE TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. ´´

Verdade Prática: A igreja não está restrita a uma única área, povo ou denominação. Ela é a composição de todos quantos recebem a salvação através de Cristo, a pedra angular.

INTRODUÇÃO 

O nome Pedro ou Céfas vem do original kéfar que significa ´´rocha, fragmento de rocha´´. Contudo, isso não significa que Pedro é a pedra pelo qual a igreja está edificada, afinal, por toda a Bíblia vemos que a pedra de esquina, a pedra principal, rocha angular que os edificadores rejeitaram foi Cristo e não Pedro (Dt 32:4; 2Sm 22:2; Sl 118:22; At 4:11; 1Pe 2:4-10). Portanto, a igreja está fundamentada em Cristo, a quem o próprio Pedro reconheceu como ´´o Cristo, Filho do Deus vivo´´. O termo grego que define a igreja (grego ekklesia) refere-se a um povo reunido mediante uma convocação, em outras palavras: a reunião dos convocados. É o conjunto de Deus, edificados em Cristo, que se reúne como cidadãos do reino de Deus (Ef 2:19), com o propósito de adorar a Deus. A palavra igreja pode definir tanto o território local (Mt 18:17; At 15:4) quanto a composição universal (At 20:28; Ef 2:21,22). 

I- OBJETIVOS DA IGREJA 

1. Evangelizar o mundo. A principal tarefa que Jesus incumbiu a sua igreja foi a de levar o evangelho da salvação para os descrentes (Mt 28:19). É por meio da igreja que o Evangelho é pregado a todas as pessoas que vagam pela porta larga. Esta tarefa foi outorgada ao cristão e não ao anjo ou qualquer ser espiritual. 

2. Cultuar a Deus. Os salvos devem se reunir para cultuar ao Senhor (Sl 122:1; Rm 12:1; Hb 10:25). O culto é o momento de oferecer o corpo como sacrifício santo, e agradável ao Senhor, sendo este o nosso culto racional. Isso se resume na oração, adoração, louvor, meditação da palavra e edificação dos cristãos. É o momento de união dos convocados para ação de graças, intercessão e petição (Cl 3:16; Tg 5:13). 

3. Praticar a mordomia cristã. O trabalho de um mordomo é servir, prestar serviços à casa, cuidar do patrimônio. Tudo o que você tem não lhe pertence (Sl 24:1). Cristo ensinou a buscar primeiramente o reino e a sua justiça (Mt 6:33), sendo assim, ao receber a salvação por Cristo somos intimados a aplicar o melhor do nosso esforço, tempo, dedicação e disposição para investir os talentos que recebemos do Senhor na sua obra. Enquanto buscarmos satisfazer a vontade Deus na busca pelo seu reino, nossas necessidades fisiológicas jamais deixaram de ser supridas. 

4. Ensinar a disciplina e norma cristã. Ao ser membro de uma igreja local, o novo convertido aprende a norma de conduta regida pela bíblia, a palavra de Deus. Nela existe um padrão de vida que todos devem se esforçar para viver. Isso se resume em deixar a ignorância, engano, preservar-se da corrupção e ter todas as esferas da vida dirigidas por Deus (Mt 18:15-17). 

II- IGREJA: SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mt 5:13-16) 

1. Temperar. Na semelhança do sal, a igreja foi edificada por Cristo com o objetivo de temperar e dar um gosto bom neste mundo tomado pela maldade e pela corrupção. A igreja faz com que o mundo tenha um gosto diferente diante de Deus, gosto que reproduz a imagem de Jesus. 

2. Valorizar. Os soldados romanos recebiam em algumas campanhas sal como salário. Cristo estipula o valor das almas e da sua igreja através do seu sacrifício no calvário. Devemos viver com dignidade a vida de Cristo para que as pessoas conheçam o quanto cada uma vale para dele! 

3. Conservar. O sal possui grande capacidade na conservação de alimentos. Ele retarda o apodrecimento e a perda total aumentando consideravelmente o período de validade. Em sua semelhança, a igreja bem como os discípulos retarda que o mundo apodreça por causa do pecado e apazigua a ira de Deus satisfazendo sua justiça, para que mais almas cheguem ao arrependimento. 

4. Alumiar. A igreja através da palavra de Deus e do Espírito Santo (Lv 6:13; Sl 119:105), a igreja deve esclarecer e iluminar as pessoas que permanecem nas trevas através de uma nova vida em Cristo (Jo 8:12; Gl 2:20). A luz dissipa as trevas, desfaz o engano, traz o discernimento e inspira a atitude racional segundo a vontade de Deus. 

III- SÍMBOLOS DA IGREJA 

1. Noiva. A união e comunhão entre os crentes e Cristo faz da igreja, a noiva. A noiva de Cristo atualmente está separada do seu Noivo, mas sendo adornada pelo Espírito Santo até que o Noivo venha buscá-la. Ela deve permanecer fiel (2Co 11:2; Ef 5:24), pois, na Sua segunda vinda, será consumada a oficial "cerimônia de casamento", que irá concretizar a união eterna entre Cristo e a igreja (Ap 19:7-9; 21:1-2). 

2. Corpo. A igreja é mais do que uma organização por sua vida em Cristo. É um organismo vivo, tem existência, é composta por vários membros e órgãos que funcionam para manter a vida no corpo. Existem desde os membros auxiliares aos encarregados diretos. Da mesma forma o homem é um, mas com milhões de células vivas. Assim é a igreja, um só corpo, mas milhões de pessoas nascidas de novo. Ela também possui uma cabeça, o próprio Cristo. Ele é o Chefe, Guia e Príncipe da igreja (Is 9:6; Ef 1:22,23; Cl 1:18).

3. Templo. Embora Deus esteja em todos os lugares Ele se revela em determinado lugar para que Ele seja encontrado, adorado e louvado. Cada crente é um templo móvel de Deus sobre a face da terra (Is 7:13,14; Mt 1:25; 1Co 3:16,17; 6:19,20), porém, isso não isenta ou exime a necessidade de cada um participar da reunião pública entre Deus e seus filhos (Jr 7:11; Mt 21:13; Jo 2:16). Aliás, a prática de abandono das reuniões é observada negativamente pelas Escrituras (Hb 10:24-27).

4. Família de Deus. Agora, já não somos mais estrangeiros, mas membros da família de Deus (Ef 2:19). Jesus nos adotou (Jo 1:12), nos tem simbolicamente como ´´irmãos´´ (Hb 2:11) e junto dessa adoção recebemos uma herança (Rm 8:17). 

CONCLUSÃO 

A igreja é a instituição criada por Deus semelhantemente à família, pois, assim como cada um possui seu lar e parentes, Deus também possui aqueles a quem através de Cristo pode livremente chamar de ´´filhos´´. A família de Deus é um meio de nos orientar  à salvação e por isso Deus a criou, para que seja a Sua família na terra!

REFERÊNCIAS

DA COSTA; Fellipe Matheus Dias. Discipulado para o Batismo. Ministério Povo Livre: Ribeirão Preto, 2019. 40 pgs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas