sexta-feira, 30 de setembro de 2022

MARCA PÁGINAS - INICIATIVA SEMEADOR

Marcador de páginas personalizado da Iniciativa Semeador para suas leituras físicas. Acesse o pdf pelo link do drive a seguir e imprima em papel A4 nos tamanhos 5 x 15 cm (menor - livros infantis ou edições de bolso) ou 5 x 18 (longo).

Link para download / impressão: https://drive.google.com/file/

O ESPIRITISMO

Trabalho de pesquisa sobre o Espiritismo feita por Fellipe Costa para ser apresentada em 29.09.22 à disciplina de Religiões Comparadas - Curso Médio Teológico do IBAD, núcleo na IEPL RP.

Acesse esta pesquisa clicando no link a seguir: https://drive.google.com/file/

terça-feira, 27 de setembro de 2022

EPÍSTOLA AOS LAODICENSES

Material de Copista por Fellipe da carta apócrifa e pseudoepígrafa da original, escrita por Paulo a igreja de Laodicéia (Cl 4:16). Embora a mencione Paulo como seu autor, os eruditos acreditam por unanimidade que tal autoria tenha sido falsamente atribuída a ele na tentativa de suprir a falta desta carta entre as demais inclusas no rol do NT. Não é canônica, mas vale o conhecimento.

Link do drive: https://drive.google.com/file/

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

O QUE É O AREÓPAGO?

TEXTO: Atos 17:19,22

´´E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? 

E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; ´´

Verdade prática: O areópago era um antigo local de Atenas.

INTRODUÇÃO

Paulo desembarca em Atenas, onde passa a aguardar por Silas e Timóteo, seus fiéis conservos. Contudo, estando ele aguardando teve seu espírito comovido pela cidade tão entregue à idolatria (vs.1,2). Paulo passa a pregar e disputar pelo evangelho a fim de que este ganhasse seu espaço e alcançasse os atenienses, onde vemos sua resistência ante aos judeus, religiosos e filósofos da época - estoicos e epicureus; que o encaminharam ao Areópago para que explicasse suas crenças.

I- O QUE É O AREÓPAGO

1. A alta Colina. O termo areópago vem do grego clássico Ἄρειος Πάγος - areios pagos´´, que significa ´´Colina´´ ou ´´Monte de Ares´´ - o deus da guerra grego. Embora fosse uma colina alta - elevação rochosa; as descrições da localização exata divergem, se rumo a noroeste [1] ou se rumo a oeste [3] da Acrópole em Atenas.


2. Um antigo tribunal de Atenas. Areópago não apenas define uma localidade geográfica - a alta colina; mas também o conselho formado por homens iminentes, sábios, filósofos, políticos e anciãos atenienses que se reuniam ao ar livre naquela colina. 


II- A IMPORTÂNCIA DO AREÓPAGO

1. Julgamentos políticos. O areópago era o ´´supremo tribunal de justiça´´ de Atenas, conhecido na época pelo grande censo de integridade e justiça. Seus magistrados eram encarregados do julgamento de casos políticos - os ´´politikós´´ que exerciam influência em questões relacionadas a ´´pólis´´, que quer dizer ´´cidade´´, afirmação substituída atualmente por aquilo que é público, democrático ou tem particípio de um povo.

2. Julgamentos religiosos. A corte dos magistrados atenienses do areópago chamados de ´´Areopagitas´´ - tal como Dionísio que se converteu após este sermão (vs.34); julgavam também os casos religiosos, por isso levaram Paulo ao tribunal, pois, pregava outra religião e doutrina diferente de Atenas - por isso foi recebido como ´´paroleiro´´ e ´´pregador de deuses estranhos´´ (vs.18).

3. Anfiteatro. Além de um tribunal, o areópago servia de anfiteatro para os gregos com importância superior a das praças públicas. Não apenas os gregos, mas os romanos na antiguidade também compreendiam a importância de uma arena para entretenimento da população - o chamado ´´pão e circo´´; geralmente circular ou oval, que no interior dispunha de degraus para servirem de assentos, em torno da arena onde eram realizados espetáculos públicos, apresentações dramáticas, jogos, combates de gladiadores e feras, execuções entre outros eventos que os romanos consideravam como diversão. O melhor exemplo de anfiteatro que se tem dos tempos antigos até hoje é o Coliseu.
 
CONCLUSÃO. Estar no areópago diante de pessoas importantes na sociedade ateniense, Paulo fora colocado aparentemente em apuros com tal exposição pública, mas, utilizou-se dessa oportunidade para tornar o que era pra ser um palco de vergonha em um altar de pregação do evangelho. É muito difícil ver uma saída quando se está em apuros ou pressão pública, mas com Paulo aprendemos essa rica lição de superação. Sem ansiedade ou preocupação, mas com domínio próprio e paciência, ele notou que Atenas era recheada de ídolos da mitologia grega, mas havia um em destaque, que não era como os demais ou tinha imagem alguma, apenas a escritura: AO DEUS DESCONHECIDO - que eles teoricamente ´´conheciam´´, ao dizer que era este a quem ele pregava, caía por terra a provável acusação que o impuseram de ´´pregador de deuses estranhos´´. Esse foi o escape para sair ileso do julgamento areopagita, pregar o evangelho de Cristo aos atenienses e alcançar a salvação de almas!

REFERÊNCIAS

[1] WIKIPEDIA; A Enciclopédia Livre. Areópago. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Are%C3%B3pago. Acessado em: 12/09/2022.

[2] CARITATIS; Religião e Filosofia. Sermão do Areópago. Disponível em: http://www.caritatis.com.br/caritatis/2020/05/01/sermao-do-areopago/. Desde: 01/05/2020. Acessado em: 12/09/2022.

[3] APOLOGETA. LESSA; Luan. Areópago. Disponível em: https://www.apologeta.com.br/areopago/.  Acessado em: 12/09/2022.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

GAMES: O CRISTÃO PODE JOGAR?

TEXTO: 1 Coríntios 6:12

´´Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.´´

Verdade prática: Para alguns, jogatinas não passam de uma prática inofensiva de diversão. Mas para o cristão que se deixar dominar, pode ser uma tentação para conduzi-lo ao pecado.

INTRODUÇÃO

Deus não abomina o lazer, mas abomina a idolatria (Dt 27:15). E o que vem a ser idolatria? Embora uma resposta complexa, o fim de tudo é que idolatria se resume na prática ou devoção a tudo aquilo que ocupa o lugar e o tempo de Deus em nossa vida. Por outro lado, ´´tudo me é lícito´´ é o mesmo que ´´tudo posso´´, ´´sou livre para decidir´´. Este é o conceito de livre arbítrio. É lícito. Mas convêm? Me deixarei dominar? Longe da intenção de polemizar, este artigo vem com o objetivo de nos mostrar o que Deus pensa a respeito de games e jogos eletrônicos através da Sua palavra. Vale ressaltar, não abordaremos jogos de sorte nesse artigo, pois, cabe outra análise minuciosa e distinta desta abordagem.

I - RESPOSTAS BÍBLICAS

1. A jogatina conduz o jogador ao pecado?

O jogo em si pode não ser ruim, mas se ele conduz o jogador a ter atitudes erradas, tais como comportamentos agressivos, uso de palavrões, xingamentos - que desagradam a Deus e ofendem o próximo; é melhor não jogar (1Co 10:23).

´´Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.´´ 

2. A jogatina prejudica o jogador de alguma forma?

É importante manter as prioridades certas. Cuidado para não gastar demasiado tempo e dinheiro com jogos (Pv 10:4). 

´´O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.´´

3. A jogatina deixou o jogador viciado?

É fácil ficar viciado em um jogo muito divertido, envolvente, repleto de desafios, missões e objetivos, mas se isso acontecer, é melhor se afastar! (Lc 16:13)

´´ Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará a um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro.´´  

4. O cônjuge, pais ou responsável permite?

Se você é menor de idade, ainda está debaixo da autoridade dos seus pais ou responsável legal. Se você é maior de idade e já tem um cônjuge ou até mesmo filho(s), ambos precisam estar de acordo. Você pode até tentar convencê-los que não há problema jogar, mas não desobedeça ou entre em desacordo (Am 3:3; Ef 6:1-4)

´´Porventura, andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.

´´Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa -

para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra

E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. ´´

5. A consciência permite?

Se apesar de tudo, sua consciência se sentir pesada, não jogue. Ocupe-se em fazer aquilo que deixa sua consciência tranquila! (Rm 14:22)

´´Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.´´

CONCLUSÃO. Como dito anteriormente, Deus não abomina uma boa diversão a menos que essa conduza o cristão ao pecado e a idolatria - ocupar o tempo e lugar de Deus com horas de jogatina. A orientação é sempre moderação - disciplina, domínio próprio ou temperança, um fruto do Espírito (Gl 5:22). A verdade é que jogar não será um problema se o cristão não perder a consciência de que é só uma diversão. Mas, se o cristão não tiver essa percepção ou perder essa consciência e ter problemas pra fazer outras coisas, em outras áreas da sua vida - como conjugal, financeiro, profissional; o jogador deve parar imediatamente.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

QUAL O VERDADEIRO MONTE SINAI?

TEXTO: Gálatas 4:25

´´ Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.´´

Verdade prática: O verdadeiro monte Sinai fica na Arábia Saudita.

INTRODUÇÃO

Embora seja uma questão geográfica aparentemente ´´inútil´´, saber qual e onde está o verdadeiro Monte Sinai pode servir de grandes subsídios. Isso porquê grande parte dos mapas e rotas do Êxodo tradicionais são contrapostas às concordâncias bíblica e arqueológica. Portanto, a intenção desse artigo é contribuir de forma a trazer concordância bíblica e arqueológica sobre o tema, que como naturalmente sugerido pelo título, há um ´´falso´´ Sinai, aceito por todos de forma unânime e tradicional.

1- MONTE SINAI EGÍPCIO E ROTA TRADICIONAL

Bíblias de estudo defendem esta tese majoritariamente. Este é o ´´Monte Sinai´´, tradicionalmente aceito, situado em território dominado pelos egípcios nos dias de Moisés. Uma talvez evidência dessa hipótese nas Escrituras, só pode ser vista de forma indireta, quando a Bíblia diz:

´´E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.´´ - Êxodo 13:17

a. Localização. Este Monte fica na Península do Sinai, entre os dois Golfos, Suez e Áqaba, onde geralmente supõem que a travessia dos Hebreus tenha se sido pelo Golfo de Suez - provavelmente ao norte, pelo Mar de Juncos (Lagos Amargos).

 


b. Descrição. Essa tese contraria a evidência bíblica direta (Gl 4:25) e a arqueológica dos destroços no mar Vermelho - não foram achados no Golfo de Suez. Conforme os critérios, tal suposição não se sustenta de forma contundente. Mas, essa é incrivelmente a suposição aceita pela maioria e a mais divulgada em atlas, mapas e Bíblias de estudo, por exemplo, a Thompson [2], TNM [3] e a Pentecostal [4].





2- MONTE SINAI ARÁBIO E ROTA MIDIANITA

Essa é a menos divulgada, embora tenha o embasamento mais contundente, afinal, suas evidências - bíblica e arqueológica; são mais convincentes do que a primeira

a. Localização. Este Monte, também chamado ´´Jebel el Lawz´´ ou simplesmente ´´Horebe´´, o monte de Deus, fica na atual Arábia Saudita, antiga Midiã, após o Golfo de Áqaba, onde foram encontrados os destroços do exército egípcio


b. Descrição.  Essa tese é verificada na referência direta do texto áureo: ´´ Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia,...´´. Além da referência direta, ela é comprovada pela arqueologia, afinal, os vestígios arqueológicos foram encontrados no Golfo de Áqaba, num platô - ponte de terra natural; da praia de Nuweiba, próxima a Pi Airote, onde a Bíblia diz que os Hebreus se acamparam naquela noite (Êx 14:2).



 

O local em árabe é chamado Jebel El Laws - Lugar de Moisés; uma cadeia de montes que formam um "arco" ou "U", conhecido pelos árabes locais como Wadi Hurab - Horebe. O pico mais alto, na parte traseira da montanha está "queimado" (carbonizado) conforme o relato bíblico (Êx 19:18-20, 24:17; Dt 4:11).

CONCLUSÃO. Duas evidências a favor do ´´Segundo Sinai´´ são a afirmação bíblica direta de que o verdadeiro Sinai está localizado na Arábia (Gl 4:25); e os achados arqueológicos encontrados no Golfo de Áqaba, após a praia de Nuweiba - Pi Airote (Êx 14:2).

O QUE É O SIKHISMO?

I - ORIGEM DO SIKHISMO

Sikhismo ou Siquismo é uma religião fundada há cerca de 500 anos em 1.500 d.C, cujo termo de origem sikh – em língua punjabi; significa ´´discípulo forte e tenaz´´. Foi considerada uma seita religiosa em seus primórdios por ser retratado como um sincretismo entre elementos do Hinduísmo e Islamismo.

É uma religião monoteísta e possui seu próprio texto religioso, o Adi Granth ou Guru Granth Sahib – tal como a Bíblia, o Alcorão... Sua doutrina básica é a crença num único Deus e nos ensinamentos dos Dez Gurus – como os apóstolos no Cristianismo.

Os dez gurus são:

1° Nanak Dev Ji – santidade e respeito

2° Angad

3° Amar Das

4° Ram Das

5° Arjun

6° Hargobind

7° Har Hai

8° Har Khrishan

9° Theg Behadur

10° Gobind Singh.

11° Granth Sahib - não é contado com os demais por dar seu nome ao Adi Granth. 


II - GRANDES MANDAMENTOS SIKH

O sikhismo ensina que os humanos são separados de Deus por serem egocêntricos - sendo haumai a palavra que define o egocentrismo humano. Seus maiores mandamentos são:

1° Sustentar-se pela prática do trabalho honesto (Kirt Karni)

2° Ter Deus na mente, o tempo todo (Nam Japan)

3° Dividir o que se consegue no trabalho com os necessitados (Vand Chhakna).


III - DIVINDADE SIKH

O Siquismo acredita que um Deus existe, de forma indescritível, e ainda assim, compreensível e perceptível a qualquer um que esteja pronto a dedicar o tempo e energia necessárias para perceber sua personalidade. É considerado o criador do mundo, da humanidade, deve ser devotado e respeitado. Embora não seja descritivamente conhecido, ele se revela e apresenta através dos seus dez Gurus e do texto Guru Granth Sahib.


IV - DIFUSÃO SIKH NA CULTURA POP

Embora muitos desconheçam essa verídica informação, o Sikhismo foi muito difundido na cultura pop, em especial através de Star Wars – Guerra nas Estrelas. Dentre os pontos que identificam a difusão do Sikhismo através desse viés, podemos destacar:

1. Sikh – Sith. O termo sikh, que significa discípulo, remete-nos à classe de lordes sombrios da força chamados de ´´Sith´´;

2. Sikhismo – A Força. Em uma entrevista inicial sobre a inspiração para seu filme, aparentemente, George Lucas afirmou que baseou o conceito da Força na religião Sikh. [2]

3. Khalsa – Jedi. Os Jedi são soldados-santos como os Khalsa, além de serem chamados de “religião antiga” no filme “Star Wars”.

4. Naam – Força. A Força é uma Graça Universal, uma energia que alcança as pessoas, como o Naam, que afirma que a Presença de Deus é encontrada no mundo, acima de tudo, como o Verdadeiro Guru, Tutor Interior ou intuição dentro de todos os corações.

Os Khalsa confiam no Naam conhecido através da intuição e do acaso – eventos na vida que têm propósito. Um Sikh simplesmente se apega ao Naam para navegar no oceano da vida. Esta graça é o que dá ao Sikh seu poder. 

Os Jedi confiam na força e se apegam a ela para guiar suas intuições. Isso é o que difere os Jedi e os Sith – Os Jedi apegam-se à força (naam) para manifestar o ´luminoso´, enquanto os Sith são orientados empoderados por seu próprio complexo de sentimentos e emoções egocêntricas naturais do ser humano, tal como a raiva (Anakin – Darth Vader), ganância (Count Dokan)...

5. Rito funerário - Cremação Jedi. No Sikhismo existem vários rituais, como o de nascimento, casamento e o funerário. Neste último, a cremação ocorre após diversos hinos serem recitados e as cinzas são jogadas em rios como o Ganges [3]. O mesmo em Star Wars, por exemplo, no funeral de Qui Gon Jinn, cujo cadáver é cremado em Ameaça Fantasma [Episódio I]. 


GLOSSÁRIO

Guru - Na Índia, significa líder, tutor, mestre espiritual;

Khalsa - Termo que significa ´´puros´´. Quem ou aquele que passou pela cerimônia de iniciação - tal como o batismo no Cristianismo;

Naam - Termo punjabi que corresponde a ´gracioso´, 'luminoso'. Na religião Sikh significa ´´nome´´ e é utilizado para se referir ao nome de Deus;

Punjabi - Língua falada em regiões indo europeias, como na Índia e no Paquistão.

Sikh - Abreviação para ´´Sikhismo´´ ou seus adeptos;


REFERÊNCIAS

[1] DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Siquismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/siquismo.htmAcessado em: 06/09/2022.

[2] SINGH; Ranvir. Guerra nas estrelas e Sikhi. Disponível em: https://ranvirsingh-33204.medium.com/star-wars-and-sikhi-54cbf0d9b289. Acessado em: 06/09/2022.

[3] INFOESCOLA. ARAÚJO; Felipe. Sikhismo. Disponível em: https://www.infoescola.com/religiao/sikhismo/Acessado em: 06/09/2022.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas