Ministrado na IPL-RP em 14/03/2021.
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"Minha herança pela graça, é a Palavra de Deus, e o meu legado, os frutos da meditação na Escritura." - Fellipe Costa
Ministrado na IPL-RP em 14/03/2021.
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Esboço desta mensagem no link abaixo. Ministrado na IEPL RP em 10/09/21.
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TEXTO: Mateus 24:36
“Mas a respeito
daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o
Pai.”
Verdade prática: Jesus é Deus e essa verdade é destacada em vários textos ao longo da Bíblia.
Além disso, ela afirma que Jesus sendo Deus sabe de todas as coisas (Jo
2:24,25) e é dotado dos mesmos Atributos de Deus. Contudo, ao habitar entre nós e humilhar-se a si mesmo, tomando a
forma de homem, Jesus esvaziou-se de sua glória - dignidade; tornando-se
plenamente homem. Ele é cem por cento Deus e cem por cento homem!
INTRODUÇÃO: Existem passagens que
mesmo indiretamente, afirmam a divindade de Cristo. Por exemplo, quando a
Bíblia equipara a glória de Jesus com a do próprio Deus (1 Co 2:8; 2 Co
4:4; Hb 1:3; Tg 2:1 e Jo 17:5). Em João 12:41, a glória de Deus em Isaías
6 é a manifestação da glória de Jesus, ou ainda, em Ef 1:17, onde Paulo
nos revela Cristo como o Pai da gloria. Portanto, antes de responder a questão
que permeia esta leitura, precisamos passar por dois passos, que consistem na
plena compreensão das essências divina e humana de Jesus, respectivamente nos
pontos I e II do desenvolvimento a seguir.
I - ASPECTOS INCONTESTÁVEIS DA
DIVINDADE DE CRISTO
a. O Criador envia Suas testemunhas. Jesus como Criador (Jo 1.1-3) envia
testemunhas como o próprio Deus (compare Is 43.10; At 1.8), declarando-se
Deus (Mc 2.7-12; Jo 8.56-58, 10.30) e julgando, no final dos tempos, "os
segredos dos homens" (Rm 2.16). Ele envia seus representantes
pela terra afim de que os homens se arrependam e convertam de seus caminhos e
"segredos". Detenhamos agora a compreensão sobre a coexistência das
duas naturezas distintas em Jesus - humana e divina.
b. Orar e adorar a Jesus. A Jesus são dirigidas orações e
Ele recebe adoração (Ap 5.13; 7.10; 22.20; At 7.59; 9.13 e 1 Co 16.22). No
original grego, o mesmo termo usado para se a adoração devida somente a Deus em
Mateus 4.10 (proskyneia) é utilizado para descrever a reação
das pessoas em relação a Jesus (Mt 2.2,8,11;14.33; Mc 5.6; Jo 9.38). Os
discípulos o adoraram (Mt 28.17; Lc 24.52). Os anjos o adoram (Ap 5.11-12). E
detalhe: em todas essas passagens, Jesus aceita a adoração. Porque Ele é Deus!
c. O poder de perdoar pecados. Jesus como homem, não apenas
viveu em santidade em toda Sua maneira de viver (Is 53:9; Jo 8:46; 1Pe 2:22),
como foi reconhecido Justo e Santo após a sua morte (Mt 27:14; Mc 15:39; Lc
23:41,49). Sendo Deus e Santo por excelência, Jesus detinha autoridade para
perdoar os pecadores (Mt 9:2-6; Tg 5:15. 1Jo 2:12), do contrário, intercederia
ao Pai para que liberasse o perdão como faziam os sacerdotes (Lv 4:20; Nm
15:25).
II - CONCEITOS DAS DUAS NATUREZAS DE CRISTO
1. A união perfeita. As duas naturezas de Cristo coexistem
"sem confusão, mudança, divisão e separação". Jesus é consubstancial
conosco na humanidade e consubstancial com o Pai na divindade (homoousios).
No original grego "uma subsistência" é hypostasis e
traz a ideia de uma união perfeita das duas naturezas (sem diminuição de
nenhuma delas) em uma única pessoa, no caso Cristo, pleno homem e pleno Deus.
2. Não renunciou suas funções e atributos divinos. Esse princípio
da Cristologia foi bastante defendido pelos reformadores ainda no século 16 e
consiste no fato de que mesmo em Sua vida terrena, Ele continuava com suas
funções de Sustentador de todas as coisas (Cl 1.17 e Hb 1.3). Jesus também
permaneceu superior aos anjos, porque, mesmo sendo homem, continuava sendo o
que sempre foi, é e será - Deus (Mt 26.53, Hb 1.4-13, 13.8).
3. Cristo não se despiu de sua divindade, mas de sua glória. A Teoria
de Kenosis diz que Jesus aqui na Terra, despiu-se de sua divindade. A
base é uma frágil interpretação de Filipenses 2.7, onde diz que
Jesus "esvaziou-se" ou "aniquilou-se a
si mesmo" (Gr.ekenõsen/ "esvaziou-se"- por isso o nome da Teoria
). O texto não diz que Jesus renunciou seus atributos divinos, mas sim sua
glória, isto é, sua dignidade divina. Administrando seu próprio poder mesmo
estando em carne, Jesus "tornou-se a si mesmo insignificante", como
ressaltam os teólogos James Packer e Bruce Milne.
4. As duas naturezas em harmonia tiveram dois estados. Princípio
também frisado pelos reformadores enfatiza o fato de que as duas naturezas de
Cristo passaram por dois estados - um da sua concepção no ventre de Maria até a
sua ressurreição; e o outro a partir da sua ressurreição e ascensão (At 2.22-36;
2Co 8.9, Fp 2.5-11), no qual Ele ressuscitou corporalmente, mas seu corpo,
agora humano, neste novo estado, foi glorificado.
III - AFINAL, COMO JESUS NÃO SABE O DIA E A HORA SE ELE É DEUS?
Jesus
afirmou que não sabia o dia e a hora de sua segunda vinda apoiado em Sua
humanidade, que tinha diversas limitações.
Esse fato não compromete em nada o poder de Jesus,
já que sua humanidade teve um tempo limitado e Ele cumpriu Sua missão,
assumindo Sua posição como Rei dos reis e Senhor dos senhores (1Tm 6.15; Ap
17.14), que sabe de todas as coisas. Essa “limitação” momentânea de Jesus, está
no mesmo grupo de outras que a essência humana trazia sobre Ele, por exemplo,
sentir fome, sede, tristeza, cansaço, etc.
REFERÊNCIAS
ESBOÇANDO IDEIAS. SANCHEZ; Presbítero André. Como
Jesus não sabia o dia da sua segunda vinda se Ele é Deus? Disponível
em: https://www.esbocandoideias.com/2014/12/como-jesus-nao-sabia-o-dia-da-sua-segunda-vinda-se-ele-e-deus.html. Acessado em:
04/03/2021.
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