sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

ESCOLA BÍBLICA 3°T 2023 - ESBOÇÁRIO

Coletânea de esboços ministrados por Fellipe na Escola Bíblica da Igreja Evangélica do Povo Livre em Ribeirão Preto no período do 3° Trimestre de 2023.


Acesse o material clicando no link a seguir: https://drive.google.com/file/

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

CITAÇÕES APÓCRIFAS NA BÍBLIA

TEXTO: Provérbios 3:13

´´Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.´´

Verdade prática: Os apócrifos possuem valor histórico e literário.

INTRODUÇÃO

Os livros canônicos da Bíblia são plenamente inspirados pelo Espírito Santo e os apócrifos não. Alguns deles possuem citações relevantes quanto à história, sendo poucas as passagens inspiradas, mencionadas pela própria Bíblia. 

Longe de polemizar ou censurar a literatura apócrifa e pseudoepígrafa, esse artigo vem com a intenção de reunir citações apócrifas de conhecimento popular que, embora tenham sido originadas primeiramente de textos não canônicos da Bíblia não considerados inspirados pelo Espírito Santo; a própria Bíblia através dos seus sábios escritores inspirados por Deus, cita contextos oriundos de apócrifos.

I- OS FILHOS DE DEUS E AS FILHAS DOS HOMENS 

(Comparar Gn 6:1-4 com Josefo: História dos Hebreus /pg.23) [1]

Sem dúvidas um dos assuntos mais especulados e polemizados da Bíblia. Direto ao ponto, é inconcebível crer que nesta passagem que anjos - filhos de Deus; tenham procriado com mulheres humanas - filhas dos homens; pelos seguintes motivos:

1. A criação dos anjos é distinta dos humanos. Os seres angelicais foram criados bem antes da existência do homem, sendo sua própria existência distinta da raça humana. 

a. Multidões x Procriação. Os anjos foram criados em ´´exércitos´´ e ´´milhares de milhares´´, quantidade tão grande que não se pode contar, mas Lúcifer ao se rebelar, levou consigo a terça parte desse montante. Imaginamos que existem muitos demônios - anjos caídos; agora quanto seria a terça parte dessa quantia? E ainda, que necessidade teriam de gerar sua prole se já existem em centenas de milhares?

b. Naturais x Sobrenaturais. O homem é considerado um ser natural enquanto os anjos são sobrenaturais. Prova disso é que mesmo após comer do fruto, Adão e Eva não receberam o ´´veredicto´´ de Deus, por isso foram privados de ter acesso a árvore da vida - antes de comer e viverem eternamente do pecado; e ainda puderam ser salvos, enquanto os anjos caídos já estão condenados - pecaram em esfera espiritual e num corpo sobrenatural.

2. Procriação angelical x Mitologia grega. Anjos procriarem com humanas e gerarem uma nova raça ´´especial´´, nesse caso, os nefilins, soa familiar com mitologias. Na grega por exemplo, os deuses do Olimpo se relacionavam com humanas dando luz a filhos semideuses - meio homens e meio deuses.

II- CARTA A IGREJA DE LAODICEIA 

(Comparar Cl 4:12-16 com a Epístola aos Laodicenses

Esta menção revela algo interessante: A carta que Paulo enviou à igreja de Colosso devia ser lida pela igreja de Laodiceia, e a que foi enviada a Laodiceia devia ser lida também em Colosso - troca de cartas entre as igrejas. Aos Colossenses está no cânon do NT. Aos Laodicenses não, embora esteja na sétima carta às igrejas do Apocalipse. Por que? Não podemos responder. 

1. Laodiceia no Apocalipse. Jesus através de João escreve as sete igrejas da Ásia, sendo a última delas a de Laodiceia (Ap 3:14-21). Ela não teve elogios, foi duramente repreendida e criticada por sua mornidão, por não ser fria nem quente - nos dias de hoje seria uma igreja ´´politicamente correta´´, o inverso da ´´liberdade de expressão´´; por sua falsa opulência - falsa segurança; nas próprias riquezas.

2. Epístola aos Laodicenses.  Pequena carta encontrada em algumas edições da Vulgata, conhecida apenas em Latim, que dizem ser a carta de Paulo aos Laodicenses mencionada na Epístola aos Colossenses

Há uma crença quase unânime de ser uma falsificação - mera obra de origens diversas obtidas de epístolas Paulinas genuínasAdolf von Harnack sugere ter sido escrita por Marcion ou um de seus seguidores, mas a despeito de um exame literário, sua sugestão não pode ser substanciada ou negada. Sobretudo, esta pequena obra não contém qualquer doutrina, ensinamentos ou narrativas que não são encontradas em outros lugares e sua exclusão possui um pequeno efeito no cânon do NT.

III- A DISPUTA PELO CORPO DE MOISÉS 

(Comparar Jd 9 com Zc 3:2 e o Livro da Assunção de Moisés)

O ´´Testamento de Moisés´´ (ou Assunção), é um livro apócrifo escrito originalmente em hebraico ou aramaico (de 3 a.C. a 30 d.C.), com versões em grego e latim. De origem palestina e ambiente farisaico, procura narrar a história do mundo, em forma de profecia, desde Moisés até ao tempo do autor.

Foi descoberto por Antonio Ceriani na Biblioteca Ambrosiana de Milão, em meados do século XIX e publicado por ele em 1861. O texto está em doze capítulos e diz ser secretas profecias reveladas por Moisés a Josué antes de lhe transmitir a liderança dos Israelitas.

A disputa entre o Arcanjo Miguel e Satanás pelo corpo de Moisés foi descrito neste livro, e posteriormente, mencionado na epístola de Judas (1:9), embora não tenha sido atribuída a qualquer fonte específica. 

IV- A PROFECIA DE ENOQUE 

(Comparar Jd 14,15 com 1Enoque 1:9) 

O Primeiro Livro de Enoque, também chamado de Enoque Etíope ou simplesmente 1 Enoque; é um livro pseudoepígrafo atribuído a Enoque, ancestral de Noé, contendo literatura apocalíptica judaica.

Bem conhecido pela sua versão em etíope, o livro teve porções preservadas em grego koiné - o mesmo do NT; latim - língua oficial do império romano; siríaco e copta. Teve suas últimas citações antes da era moderna perto do séc. IX, em grego bizantino. As porções mais antigas do livro foram encontradas entre os Manuscritos do Mar Morto em Qumram, indicando que o livro é uma compilação de textos em aramaico escritos no período intertestamentário, entre o séc. III a.C. e o séc. I. d.C.

Foi um dos vários livros apocalípticos escritos no período do Segundo Templo, porém, nunca foi candidato à canonicidade entre o judaísmo rabínico, sendo guardado principalmente por escolas esotéricas judaicas e, posteriormente, usado como principal fonte folclórica para a história da queda dos anjos.[2]

CONCLUSÃO 

Os livros apócrifos e pseudoepígrafos possuem considerável valor histórico, servindo de subsídio aos pormenores intertestamentários e até mesmo anteriores, que possivelmente, foram escritos em detrimento da preservação mitológica, da tradição oral e das histórias, bem como dos conhecimentos populares transmitidos oralmente entre gerações afim de que não se perdessem. 

Certamente, tomaram maior alcance com a adoção de pseudônimos conhecidos e famosos por parte do verdadeiro autor das obras, de maneira que, ainda que os tais não fossem Moisés, Enoque, etc, suas obras tornar-se-iam conhecidas e eternizadas no imaginário popular. 

A intenção deste artigo não foi menosprezar os livros, mas pontuar citações de alguns deles por autores da Bíblia e incentivar o caro leitor a abrir sua mente para o conhecimento. Se possível, leia-os também, ainda que não reflitam seu ideal religioso. Nunca é ruim aprender mais, de maneira que, como está escrito no verso áureo deste artigo, feliz é aquele que encontra a sabedoria e adquire conhecimento!

REFERÊNCIAS

[1] JOSEFO, Flavio. A História dos Hebreus. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1XqwY8xPh00MMMWghOXqbEk7u4Lo-0ErpAcessado em: 27/11/2023. pg 23. 1627 pgs. 

[2] OLSON, Daniel C. (2021) [2019]. DUNN, James D. G., ed. Eerdmans Commentary on the Bible. First Enoch. John W. Rogerson. Chicago: Wm. B. Eerdmans Publishing Co. p. 35-37, 43. ISBN 978-1-4674-5474-2OCLC 1246582620

[3] WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. A Assunção de Moisés. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assun%C3%A7%C3%A3o_de_Mois%C3%A9s. Acessado em: 27/11/2023. 

[4] WIKIPEDIA, A Enciclopédia Livre. Primeiro Livro de Enoque. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Livro_de_EnoqueAcessado em: 27/11/2023. 

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