Texto: Mateus 27:
16-18 ´´Naquela ocasião estava preso um homem muito conhecido, chamado
Jesus Barrabás. Então, quando a multidão se reuniu, Pilatos
perguntou: — Quem é que vocês querem que eu solte: Jesus Barrabás ou este
Jesus, que é chamado de Messias? Pilatos sabia muito bem que os
líderes judeus haviam entregado Jesus porque tinham inveja dele.´´
INTRODUÇÃO
Conforme
relatado no evangelho de Mateus, Barrabás era um prisioneiro conhecido do povo,
nas palavras de Paul Gardner, ele era um prisioneiro ´´notório´´. É
perceptível que uma multidão foi rapidamente reunida pelos líderes religiosos a
fim de exigir a sentença de Jesus Cristo. Todavia, Pilatos culpa alguma
encontrou em Jesus e buscou justificativa do povo para conseguir soltá-lo, ao
dar uma alternativa à multidão e frisar seu questionamento, acerca de qual
culpa havia em Cristo para que lhe fosse delegado tamanho castigo.
O NOME
BARRABÁS
O nome Barrabás vem do hebraico que significa ´´filho do pai´´ (BAR:filho; ABBAS:pai). Sua citação nos evangelhos (Mt 27:16-26; Mc 15:7-15; Lc 23:18-21; Jo 18:40) ocorre de forma breve, porém, intrigante. Nos escritos originais ele é chamado ´´Iesous Barrabas´´, que transliterado significa ´´Jesus Barrabás´´ - ´´Jesus filho do pai / filho de um pai ´´. Logo percebemos as semelhanças de Iesous Barrabas com Iesous Christ -´´Jesus Cristo´´; a quem o povo foi confrontado a escolher entre quem crucificaria e quem soltaria.
Fonte: https://bibliaportugues.com/
Este acontecimento revelado pelos originais nos ensina que: Israel tinha dois ´´Cristos´´, mas qual deles era o verdadeiro? Qual dos ´´Iesous´´ era o verdadeiro e genuíno ´´Filho do Pai´´?
A REVELAÇÃO
PROFÉTICA NA ESCOLHA DE BARRABÁS
Esse fato
tem uma profunda profecia escatológica, onde nos dias do Anticristo, Israel irá
aceita-lo como o Messias aguardado por um tempo, mas depois reconhecerá o
verdadeiro Jesus Cristo. Depois disso, ocorrerá a guerra final do Armagedom,
onde o Anticristo com seus exércitos tentará pelejar contra os judeus (Ap 16:13-16), porém,
Cristo voltará com seus santos e anjos para defender Israel.
A VIDA E OCUPAÇÃO
DE BARRABÁS
Ao que se
supõe pelo breve relato nas Escrituras, Barrabás possivelmente foi um ´´zelote´´
e liderou uma rebelião. Embora não fique claro o objetivo dela, o levante
talvez representava uma tentativa de se alcançar a liberdade do jugo do império
romano, a saber, representado por Pilatos como Governador da Judéia (26/27 – 36
d.C.). Sendo assim, a possível revolta liderada por Barrabás seria sobretudo,
de cunho civil e político, passiva de uma grande influência exercida por ele,
considerando ser ele o líder desse movimento social. Se a prerrogativa for
verdadeira, não seria conveniente ou mesmo provável que Pilatos escolhesse
Barrabás para ser solto, ainda que fosse um mero gesto de boa vontade, afinal,
liderar uma rebelião contra os romanos consiste o zelote em um inimigo
significativo de César, do império romano e do próprio Pilatos, considerando o crime
cometido por ele e a sua decorrente fama entre todos.
A SOLTURA
DE BARRABÁS
Dois
pontos precisam ser analisados para ser compreendido o motivo da escolha e
eventual soltura de Jesus Barrabás.
Em
primeiro lugar, os judeus bem como o próprio Iscariotes, aguardavam um Messias libertador,
um guerreiro, reformador militar que viria para guerrear e oprimir os inimigos
dos judeus – tal como Josué, Gideão ou Sansão, por exemplo. Eles aguardaram
alguém que viria para trazer o reino de Deus com opressão ao império Romano,
bem como a quebra do seu jugo aos judeus. Diante dessa expectativa e eventual
frustração, que Jesus não era a ´´grande figura messiânica´´ que esperavam, ao
passo que sua atitude de paz e sofrimento não era atrativo às multidões,
optaram por crucifica-lo por não ser ele que aguardavam.
O segundo
fator é a inveja dos sacerdotes e líderes religiosos, fato que o próprio
Pilatos percebeu como causa de haverem entregando-o (Mc 15:10). Eles não apenas
invejaram a Jesus, como se encarregaram de incitar a multidão no sentido que
Pilatos soltasse a Barrabás. A união desses dois pontos culminou na atitude de
Pilatos, que para agradar a multidão, soltou Barrabás e condenou o inocente à
morte (Lc 23:20-25).
CONCLUSÃO
Cada um
que aguarda a vinda do Messias possivelmente criou uma expectativa a respeito
dele. Contudo, devemos aguardá-lo pelo que Ele foi, é e sempre será (Hb 13:8).
Fujamos da armadilha das expectativas e creiamos no Messias que uma vez esteve
entre nós – como Cordeiro de Deus e Servo sofredor; que enfim voltará como o
Leão da Tribo de Judá e Rei da glória genuíno. Este é o dia e a hora de quem
escolher: o Jesus dos homens – Barrabás ou o Jesus chamado Cristo – enviado de
Deus.
GLOSSÁRIO
Fariseus. Partido religioso judaico, cujos
membros se dedicavam ao estudo e observância da Lei mosaica e suas tradições,
especialmente o sábado, a pureza ritual e os dízimos. Os precursores dos
fariseus são os assideus do tempo dos Macabeus. Sob João Hircano I, começaram a
fazer oposição à sua política filo-helenística e por ter usurpado o sumo sacerdócio.
Os
fariseus, embora defensores da teocracia, eram politicamente moderados frente
ao domínio romano, se comparados à ferrenha oposição dos zelotes e ao apoio
dado pelos saduceus. Comparados a estes últimos, os fariseus eram progressistas
quanto às crenças religiosas: criam na existência dos anjos, na ressurreição e
na imortalidade (Mt 22,23-33; At 23,6-10). Entre o povo gozavam de grande
prestígio e liderança. Jesus condenava não a doutrina (Mt 23:3) mas a
hipocrisia e soberba dos fariseus (Mt 23:13-36) que os levava a desprezar a
massa "ignorante" (Lc 18:9-14).
Zelotes. No NT o termo zelote, indica um
partido político, cujo apóstolo Simão era membro deste partido. No VT, o zelote
era chamado de ´´cananeu´´, habitante de Canaã, terra prometida por Deus e
conquistada pelos israelitas, situada entre o vale do rio Jordão e a costa do
Mediterrâneo.
É o
sobrenome do apóstolo Simão (Lc 6,15). Era também o nome de um partido
revolucionário e nacionalista, muito ativo entre o ano 6 e 70 d.C. Seus membros
eram fanáticos opositores da dominação romana. Seu ideal era estabelecer uma
teocracia, expulsando pela força os dominadores estrangeiros (At 5:37). O Sumo Sacerdote Ananias que mandou esbofetear
Paulo frente ao tribunal (At 23:2-5), cujo Paulo profetizou sua morte violenta;
foi assassinado em 66 d.C pelos zelotes.
REFERÊNCIAS
BÍBLIA PORTUGUÊS. Mateus 27: 16-18. Matthew 27 Interlinear Bible. Disponível em: https://bibliaportugues.com/interlinear/matthew/27.htm. Acessado em: 25/08/2020.
GARDNER; Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. A
história de todos os personagens da Bíblia. Tradução: Josué Ribeiro.
São Paulo: Editora Vida. 1 Ed.2005. 674 pgs.
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