quarta-feira, 26 de agosto de 2020

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Texto: Atos 5:3,4 ´´Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus´´

Verdade Prática: O Espírito Santo partilha da essência Divina, é Deus; e possui personalidade, é uma pessoa.

INTRODUÇÃO

Ananias vendeu uma propriedade e reteve parte do preço sob ciência de sua mulher, o restante depositado nos pés dos Apóstolos. No entanto, Pedro cheio do Espírito Santo, pergunta o que teria levado ele a mentir ao reter a parte e completa afirmando que Ananias não mentiu aos homens (aos apóstolos), mas ao Espírito Santo; a Deus em outras palavras. Nesta lição conheceremos o Espírito Santo nos âmbitos Divino e pessoal de Sua eterna existência.

I- A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

1. Prerrogativas divinas. O Espírito Santo partilha da mesma natureza e atributos de Deus, das quais se incluem o Pai e o Filho.

a. Onipresente (Jr 23:23,24; Sl 139:7-12). Bem como o Pai e o Filho, o Espírito Santo em Sua plenitude Divina está presente em todos os lugares. Isso não significa que Ele se revela todos eles, pois, Deus se revela somente aonde é convidado! (Sl 139:7; Ap 3:20-22).

b. Onisciente (Sl 139:2,7,8; At 5:3,4; 1Co 2:10,11). O Espírito Santo tem conhecimento pleno de tudo, todos os atos e pensamentos, Seu saber é perfeito e infinito sobre o passado, presente e futuro!

c. Onipotente (Lc 1:35; Jo 3:8; Rm 15:13,19). Igualmente com o Pai e com o Filho, Ele possui este mesmo atributo. Ser Onipotente implica em poder todas as coisas, ter poder para tudo, nada para Ele é difícil ou impossível! (Rm 15:19).

d.  Eterno (Gn 1:2; Sl 90:2; Hb 9:14 ). O Espírito Santo é eterno e estava presente no ato da criação antes da existência do homem, assim como o Pai e o Filho, Ele não teve princípio de dias e nem terá fim! (Sl 139:2).

2. Ele está associado ao Pai e ao Filho. A associação entre Pai, Filho e Espírito é unânime no plano da salvação, pois, possuem os mesmos atributos exclusivos e morais pertencentes somente a Divindade. Foi sob a revelação de tamanha união das três pessoas que Moisés usou o termo ´´Echad´´, indicando a união composta e associada entre elas. (Dt 6:4 / A Santíssima Trindade; pg.16).

3. A Equidade Trinitária. Com Cristo e com o Pai, o Espírito Santo é apresentado em igualdade com as Pessoas Divinas, pois, ambas as pessoas partilham dos mesmos Atributos (Complemente com a leitura do artigo: Conhecendo a Deus por seus Atributos). Confira nos textos a seguir:

a. Mt 28:19. Os cristãos devem ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, isto é, de igual modo. Ele é citado da mesma forma que o Pai e o Filho nas Escrituras, um dos exemplos e prova desse fato é o decorrido texto, cujo termo grego ONOMA, um termo igualativo que atribui o mesmo peso e autoridade aos títulos referidos ´´onoma to patros, onoma to huyou, onoma to hagiou pneumatos´´ - ´´em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo´´.

b. 2Co 13:13,14. A bênção apostólica apresenta a igualdade e eficácia das pessoas Divinas, cada qual em Sua respectiva função no plano da salvação. Isso ainda pode ser visto em outras passagens bíblicas, como por exemplo 1Jo 5:7, Jd 20,21, etc.

II- A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

1. Conceito. Os que dizem que o Espírito Santo é apenas uma força e não uma pessoa (Heresias Seculares: Doutrina Unicista), deveriam se atentar aos atributos Exclusivos, Morais e Pessoais com que a Bíblia o apresenta. Ele é uma pessoa pelos atributos e ações que lhe correspondem. Não podemos ser enganados pelo fato dele não ter um corpo visível, pois, a personalidade não é determinada pela aparência física, mas pela totalidade psicológica de quem somos. Segundo o Dicionário de Psicologia, personalidade é: ´´A totalidade psicológica que caracteriza a pessoa em particular´´.

2. A Bíblia trata-o com pronomes pessoais. Apesar da palavra ´´espírito´´ no grego (pneuma), ser neutra, a Bíblia não utiliza pronomes neutros para referir-se ao Espírito Santo, mas pronomes pessoais masculinos (Jo 16:8, 13,14; 15:26; 16:7,8).

3. Seus nomes implicam em personalidade. Apesar de boa parte dos nomes conhecidos do Espírito Santo incluírem o primeiro vocábulo ´´Espírito´´, Ele é a personificação de alguns requerimentos essenciais para o crente. Mesmo não sendo revelado nas Escrituras com um corpo físico natural senão quando tomou a forma corpórea da pomba, Ele é como o ar, existe, sentimos, mas não o vemos. (Cl 1:15,19; 1Tm 1:17).

4. Possui traços de personalidade. A Bíblia apresenta o Espírito Santo com traços de personalidade, que só podem ser atribuídas a uma pessoa e que uma força impessoal não poderia ter, são elas:

a. Inteligência, sabedoria (1Co 2:9-11). Ele possui poder de conhecimento ou entendimento de tal maneira que Ele nos cerca e revela que Seu conhecimento é demasiadamente elevado para o atingirmos (Sl 139:5-10);

b. Vontade (At 13:2;16:6;20:28; 1Co 12:11). Sendo o próprio Deus, por Si próprio Ele exerce volição, ou seja, possui vontade própria e poder próprio de escolha

5. Sua obra exige, demonstra e requer personalidade. A obra de preparar a igreja requer que o ´´Outro Consolador´´ - grego ´´allos parakletos´´: outro (De mesma espécie, natureza) consolador; a saber, o Espírito Santo, se relacione de forma íntima e afetiva com as pessoas, o que é possível apenas entre pessoas. Confira algumas das descrições pessoais do Espírito Santo:

a. Fala: At 8:29: “Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o”.

b. Ensina, lembra: Jo 14:26: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

c. Sonda, perscruta: 1Co 2:10: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”.

d. Testemunha: Jo 15:26: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim”.

e. Determina: 1Co 12:11: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”.

f. Ajuda, intercede: Rm 8:26,27: “O Espírito ajuda as nossas fraquezas... o mesmo Espírito intercede com gemidos inexprimíveis...”

g. Tem afeto, sentimento: Ef 4:30: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.

h. Pode ser resistido: At 7:51: "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!" 

III- ALERTAS PARA COM O ESPÍRITO SANTO

 

1. Não entristeçais o Espírito Santo (Ef 4:30-32). O presente texto, bem como a Bíblia em outros textos de mesmo contexto, tais como At 9:31; Rm 15:30, 1Co 2:13, Gl 5:22,23, 1Ts 5:19, Hb 3:7,8, Jd 20, entre outros, revela que o Espírito Santo pode ser entristecido, o que não acontece com uma força impessoal ou motivadora. O Espírito Santo é Deus e tem traços de personalidade, pois, pode ser entristecido!


2. A Blasfêmia contra o Espírito Santo (Mt 12:31,32). O Senhor Jesus ainda nos alerta sobre o pecado imperdoável: A Blasfêmia contra o Espírito Santo. O pregador mundialmente conhecido Billy Graham declara em seu livro “O Espírito Santo“, nas páginas 134 e 135, o seguinte: “O pior pecado que um ser humano pode cometer contra o Espírito Santo é blasfemar contra Ele. A razão disto é clara: para este pecado não há perdão´´. Ao que Jesus nos alertou: “Portanto, eu vos digo: toda forma de pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” Portanto, acredito que a chave está na afirmação do próprio Billy Graham: “o pecado imperdoável implica na rejeição total e irrevogável de Jesus Cristo (…)”.

IV- HERESIAS SECULARES

1. Doutrina Unicista. Esta doutrina implica na ideia herege de que o Espírito Santo é uma força ativa ou motivadora, impessoal ou uma espécie de energia cósmica. Isso é totalmente grave segundo a revelação das Escrituras, pois, o Espírito não somente tem caráter pessoal, mas também a essência divina. Tais ensinos tomam por base textos isolados, as manifestações e os símbolos para afirmar que os tais são prova de que Ele é uma força, não uma pessoa.

2. A Doutrina Macedônica. Ideias hereges sobre a Divindade do Espírito não são atuais. Macedônio, Bispo de Constantinopla de 341 à 360 d.C. já ensinava que o Espírito Santo era meramente ´´ministro e servo´´, tal como os anjos. Sua doutrina implicava na crença de que o Espírito era uma criatura subordinada ao Pai e ao Filho, um conservo. Isso era uma verdadeira negação da verdadeira divindade do Espírito Santo. Sua ideologia foi condenada em 381 d.C. pelo Concílio de Constantinopla.

3. Monarquismo: A divindade e pessoalidade do Espírito Santo foram negadas por Sabellius no terceiro século, que deu origem ao movimento chamado monarquismo. Sabellius sustentava que não existiam três pessoas na deidade, mas um só Deus numa única pessoa eterna que se manifestava em três “FORMAS” diferentes, inexistente em três pessoas eternas e divinas. Ideia mais conhecida como Modalismo/Sabelianismo.

4. Arianismo ou Triteísmo: O bispo Árius, da igreja de Alexandria, no terceiro século, sustentava que Cristo foi criado por Deus como um deus de menor poder, que por sua vez trouxe à existência o Espírito Santo. Assim existiam três deuses diferentes (triteísmo/ tríade), refazendo a ideia politeísta.

V- APLICAÇÕES FIGURADAS: O ESPÍRITO SANTO E O CRENTE

1- Como pode alguém ser batizado em uma pessoa? Isto acontece em sentido figurado: Significa ser totalmente envolvido ou revestido pelo Espírito Santo. As Escrituras nos revelam ainda sobre ser batizado em Cristo (Gl 3:27; Rm 6:3) e sobre ser batizado em Moisés (1Co 10:2), vale ressaltar que eles são pessoas assim como o Espírito Santo. Não obstante, a Bíblia ainda nos avisa da possibilidade do diabo possuir alguém, sendo ele também uma ´´pessoa´´ (Mt 16:23; Lc 22:3).

2- Como pode uma pessoa ser derramada? A Bíblia ressalta em diversos momentos a promessa do derramamento do Espírito Santo, cumprida após a ascensão de Cristo (Jl 2:28; At 2:17). A palavra vem do verbo derramar, e significa espalhar, fazer correr (líquido) para fora, verter ou ainda emitir em abundância. O termo é aplicado em sentido figurado para transmitir a ideia de ´´entrega de forma abundante´´, tal como Cristo, que mesmo sendo uma pessoa veio a ser a fonte de água viva, que veio para dar vida e vida com abundância, ou seja, ´´derramar´´. A Bíblia cita Paulo, outra pessoa, sendo derramado como Libação (Fp 2:7) em forma figurada, assim como o Messias (Sl 22:14).

NOTA: Libação (Fp 2:17; 2Tm 4:6). É o ato de derramar água, vinho, sangue ou outros líquidos com finalidade religiosa ou ritual, em honra a um deus ou divindade;

Aspersão (Hb 11:28; 12:24; 1Pe 1:2). É o ato de borrifar, respingar ou derramar líquidos.

CONCLUSÃO

Ainda que as heresias sobre a Terceira Pessoa da Divindade sejam ressuscitadas, por curiosidade especulativa ou ataque à a Igreja e suas doutrinas; O conselho dado por João no I século, continua válido para os nossos dias: ´´Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora´´ (1Jo 4:1). 

INDICAÇÕES: Conheça mais sobre o Espírito Santo através dos Seus símbolos.


REFERÊNCIAS

DA COSTA; Fellipe Matheus Dias. Discipulado para o Batismo. Ministério Povo Livre: Ribeirão Preto, 2019. 40 pgs.

DA COSTA; Fellipe Matheus Dias. Regra de fé: A Santíssima Trindade. Ministério Povo Livre: 2018, SP. 62 pgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas