TEXTO: 2Tessalonicenses 2:3
´´Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição´´
Verdade prática: Anticristo sem o pronome indicativo ´´O´´, é uma denominação comum no NT para referir aos que se opõem a Cristo. Com o pronome indicativo ´´O´´, isto é, ´´O Anticristo´´, denomina o personagem escatológico que na tradição cristã, será o dominador do mundo nos tempos do fim.
INTRODUÇÃO: Não sabemos quem é visivelmente porquê ele ainda não foi manifesto. Contudo, as Escrituras nos indicam que ele será um líder, de cargo político, importância considerável que chegará à liderança mundial formando uma nova era de paz e segurança global. Ele vencerá na primeira estância da Tribulação (primeiros três anos e meio) pela diplomacia pacificadora, convencendo todos os líderes mundiais, com sutileza, engenhosidade e sabedoria. Será diferente de todos os que foram intitulados anticristo, pois, abraçará em seu caráter as habilidades e poderes de homens como Ninrode, Nabucodonosor, Ciro, Napoleão, Alexandre o Grande, César Augusto, Nero, Tito, Stalin, Hitler, etc.
I- CONSIDERAÇÕES DE ANTICRISTO
a. O termo ´´Anticristo´´. É formado pela junção das palavras ´´anti´´, um prefixo de origem grega que indica oposição a algo, e ´´cristo´´, que significa ´´ungido´´. Portanto, ´´anticristo´´ é o termo usado para indicar alguém que se opõe à obra daquele que foi enviado por Deus Pai para salvar a humanidade. Neste caso, é a oposição à obra de Jesus Cristo. Portanto, ´´Filhinhos, esta é a hora derradeira e, assim como ouvistes que o anticristo está chegando, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso, sabemos que esta é a última hora.´´ - 1João 2:18.
b. O espírito do anticristo. É uma influência espiritual que se manifesta nas diversas áreas da vida humana (filosofias, religiões, culturas, políticas, costumes...) com o objetivo de negar que Deus se fez homem, ou seja, se tornou carne e viveu entre nós (Jo 1:14).
c. A pessoa do Anticristo. Embora fique evidente que muitos anticristos, ou seja, opositores a Cristo surgiram, um em especial se destacará. Ele é descrito como o ´´filho da perdição´´ o ´´homem do pecado´´, um personagem que surgirá pouco antes do período do juízo (Dn 9:27; Ap 6:2). O diabo tenta imitar a Deus desde o princípio, e mais uma vez o fará no Apocalipse, da seguinte forma: assim como Deus enviou Cristo, ´´seu enviado e filho´´, satanás tentando imitar a Deus trará o anticristo - o filho da perdição; e assim como o Espírito Santo testifica de Cristo e Deus Pai, assim o falso profeta dará testemunho acerca do anticristo e de satanás - perfazendo a tríade satânica. Portanto, ´´A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.´´ - 2Ts 2:9.
d. A manifestação do anticristo. Seu aparecimento será permitido por Deus como uma punição a humanidade que persiste em rejeitá-lo (2Ts 2:10). Seu surgimento será divido em duas etapas:
i. Primeira - Três anos e meio iniciais. Será sua revelação ao mundo, sem se identificar como o opositor de Cristo. Ele promoverá uma aliança de paz com entre os povos e Fará um acordo de paz com Israel por 7 anos (Dn 9:27). Nesse momento ele é representado em Apocalipse 6:2 como o cavaleiro do cavalo branco, que surge quando Cristo abre o primeiro selo;
ii. Segunda - Três anos e meio finais. Após os três anos e meio iniciais ele romperá o pacto com Israel e iniciará a grande tribulação (Dn 9:27). Nesse momento ele se revelará como opositor a Cristo e suas verdadeiras intenções serão totalmente expostas a todos.
II- O PERFIL DO ANTICRISTO. Será dotado de habilidades e capacidades incríveis ao ponto de ser reconhecido como o maior líder da terra. Para isso, ele atrairá as pessoas com seu discurso de esperança, sua irresistível personalidade pacificadora, sabedoria sobre-humana, grande habilidade administrativa, executiva e suas versáteis conquistas, aliadas ao seu poder de brilhante diplomata, e soberbo estrategista, que torná-lo-ão o mais notável e importante de todos os tempos. A princípio será gentil, inofensivo, compassivo e se dedicará à paz e prosperidade do mundo, porém, revelar-se-á como o maior ditador que passou sobre a terra, marcado pela opressão, perseguição em massa e quebra de direitos civis. Esse personagem e sua capacidade é mencionada ao longo das Escrituras.
a. Aspectos do seu perfil. Entre os adjetivos que a Bíblia atribui ao Anticristo, temos:
- O pequeno chifre (Dn 7:8),
- O príncipe que há de vir (Dn 9:26),
- O assolador (Dn 9:27).
- O homem vil (Dn 11:21),
- O rei que fará segundo a sua vontade (Dn 11:36),
- O pastor inútil (Zc 11:17),
- O abominável da desolação (Mt 24:15),
- O filho da perdição (2Ts 2:3),
- O homem da iniquidade ou homem do pecado (2Ts 2:3),
- O iníquo (2Ts 2:8),
- O Anticristo (1Jo 2:18).
b. Aspectos de sua inteligência. Este personagem apocalíptico será dotado de uma grande sabedoria, dentre as quais a Bíblia destaca que ele será um:
- Gênio intelectual (Dn 7:20),
- Gênio de oratória (Dn 7:20),
- Gênio militar (Dn 8:24),
- Gênio do comércio (Dn 8:25),
- Gênio da política (Dn 11:21),
- Gênio religioso (2Ts 2:4),
- Gênio em administração (Ap 13:1-2).
- É Gogue, rei de Magogue, Meseque e Tubal (Ez 38:2),
- Fará um acordo de paz com Israel por 7 anos (Dn 9:27),
- Quebrará o acordo após 3 anos e meio e iniciará a grande tribulação (Dn 9:27),
- Não será admirado no início (Dn 11:21),
- Honrará um deus militar com fortunas (Dn 11:38),
- Adorará um deus da guerra estranho (Dn 11:39),
- Irá de Nínive (província do atual Iraque) para planejar contra Deus (Na 1:11),
- Surgirá na era de vários anticristos (1Jo 2:18),
- Nega que Jesus é o messias (2Jo 1:7),
- Governará o mundo inteiro (Ap 13:7),
- Controlará a economia mundial (Ap 13:16-17),
- Seu bloco político será formado por dez líderes a ele submissos e seu governo será em escala global. É através deste reino que satanás, por três anos e meio - os últimos da grande tribulação; governará o mundo (Ap 17:12-13,17,17-18).
Nenhum comentário:
Postar um comentário