Ministrado na IEPL - RP em 14/05/2021.
TEXTO: João 20:6,7
´´Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas dobrado num lugar à parte.´´
INTRODUÇÃO. Para extrair e absorver o real sentido da mensagem desse texto, será necessário transpor os horizontes da cultura judaica. Faremos isso através da Exegese do bíblica, transpondo os abismos histórico e geográfico de algumas passagens, que a exemplo, necessitam de interpretação segundo a cultura judaica.
I- O CAMELO E O FUNDO DA AGULHA (Lucas 18:24,25)
Este trecho é muito conhecido quando surge a questão: O rico e o Reino de Deus. Com a expressão ´´passar um camelo no fundo de uma agulha...´´ Jesus se referiu a uma das passagens de Jerusalém utilizada pelos mercadores. Uma pequena porta localizada ao lado do portão principal da cidade, conhecida como ´´fundo da agulha´´.
Nela ocorria a alfândega, isto é, o controle de acesso dos mercadores, das cargas e mercadorias. Nela a passagem dos animais, principalmente dos camelos, era praticamente impossível com as cargas a bordo, assim, os mercadores tiravam as mercadorias e empurravam seus camelos que passavam de joelhos pela porta, ilustrando perfeitamente a dificuldade dos ricos em entrar no reino de Deus.
II- O CANTAR DO GALO (Mc 14:30 comparar com Mc 13:35)
Outra passagem mal interpretada pelos cristãos por falta de Exegese Bíblica. O Evangelho escrito por Marcos foi destinado aos Romanos, cuja língua matriz era o latim. É comum encontrar em Marcos palavras retiradas originalmente do latim, como, por exemplo: centurião, denário, legião, pretório, açoite (lat. flagellus - referência aos açoites plumbatae e scorpione), cantar do galo (lat. gallicinium), entre outras. (Mc 5:9; 6:37; 15:15; 15:39,44,45)
Segundo a Enciclopédia da Bíblia: "O cantar do galo" o nome da terceira vigília da noite, de meia noite às três da manhã, conforme verificado em Marcos 13:35. Cada um dos evangelhos se refere ao gallicinium, ou seja, o ´´cantar do galo´´, em conexão com o período de tempo em que Pedro negou a Jesus. (Mt 26:34,74; Mc 13:35; Lc 22:34; Jo 13:38).
Assim não foi um galo, a ave que que cantou, mas a trombeta da guarda romana, que anunciava a troca dos vigias na terceira vigília da noite, conhecida como ´´vigília do canto do galo´´. Segundo William Barcley: “Os romanos dividiam cada dia em períodos de três horas chamados “horas”. Os períodos de três horas da noite foram chamados “vigílias”. Essas vigílias determinavam o período das três horas do serviço da guarda”.
III- O LENÇO DOBRADO (João 20:6,7)
Para compreender o significado do lenço dobrado, romperemos os abismos cultural e geográfico da Bíblia; interpretando segundo tradição Judaica da época, bem como nos dois exemplos anteriores. É um dos princípios básicos de como interpretar as Escrituras.
O lenço dobrado tem a ver com o "senhor e o servo"; e todo menino Judeu conhecia essa tradição. Ao colocar a mesa de jantar, o servo fazia exatamente como seu senhor queria. A mesa era colocada e o servo esperava, até que o senhor terminasse a refeição.
O servo não podia retirar a mesa antes do senhor terminar sua refeição. Diz a tradição: ao terminar a refeição, o senhor se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa. Naquele tempo o lenço EMBOLADO - como estavam os lençóis que envolveram o corpo de Jesus; queria dizer:
"Eu TERMINEI."
CONCLUSÃO. Jesus é o Senhor e nós somos o servo aguardando sua volta. Ele deixou este recado aos discípulos através do lenço, para que não ficassem afoitos ou desesperados com seu ´´sumiço´´. Quem viu o lenço dobrado e conhecia o costume judaico do ´´´senhor e o servo´´, certamente entendeu que Ele estava dizendo: ´´Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim...´´ - João 14:1a, afinal, ´´Eu voltarei´´. Para a igreja do tempo presente, esta mensagem se resume em: ´´...voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.´´ - Jo 14:3
REFERÊNCIAS
DA COSTA; Fellipe Matheus Dias. INICIATIVA SEMEADOR. Por que Jesus dobrou o lenço? Disponível em: https://iniciativasemeador.blogspot.com/2020/12/por-que-jesus-dobrou-o-lenco.html. Acessado em: 19/05/2021. Desde: 10/12/2020.
DESCONHECIDO. A VERDADE PRESENTE. Nenhum galo cantou na negação de Pedro. Disponível em: https://verdadepresent.blogspot.com/2017/07/nenhum-galo-cantou-na-negacao-de pedro.html#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Enciclop%C3%A9dia,noite%20%C3%A0s%20tr%C3%AAs%20da%20manh%C3%A3.&text=Cada%20um%20dos%20evangelhos%20se,Jo%2013%3A38).%E2%80%9D. Acessado em: 19/05/2021. Desde: 09/07/2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário