TEXTO: Apocalipse 16
8 O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo.
9 Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória.
Verdade prática: A presente passagem contextualiza-se no período da grande tribulação, especificamente no derramar das sete taças da ira de Deus (Ap 16:1)
INTRODUÇÃO
Seria o aumento da temperatura que presenciamos nos últimos dias uma evidência do fim dos tempos? Certamente sim! Haja visto que vivemos o princípio das dores de parto, tal como a mãe prestes a dar à luz e já é chegada a hora do parto, a própria terra sinaliza que a nossa hora se aproxima, pelo que disse Jesus: "olhai para a figueira quando seus frutos se tornam tenros, e sabeis que já é chegado o verão" (Mt 24:32).
Aproveitando o momento oportuno, alguns se valeram do momento e aproveitaram as redes sociais para contextualizar a Bíblia aos fatos reais, porém, de forma equivocada, se valeram de um texto cujo contexto não se aplica de forma fidedigna à realidade da igreja atualmente.
DESENVOLVIMENTO
O contexto dessa passagem é da grande tribulação, ainda não passamos ou estamos nesse período escatologicamente falando. Ainda vivemos o princípio das dores conforme Mateus 24. A igreja é arrebatada antes da grande tribulação e não passa por esse período como se vê em 1Ts 1:10; 4:13-18; 5:9-11; etc ... e no próprio Apocalipse, onde a palavra "igreja" não mais aparece após o capítulo 3, reforçando a ideia de que a mesma foi arrebatada antes da grande tribulação, que se inicia no capítulo 6, logo após o Cordeiro abrir o livro e desatar seus selos, sendo que, ainda no abrir do primeiro selo, são manifestos os quatro cavaleiros do Apocalipse, sendo o primeiro deles o próprio anticristo - cavaleiro do cavalo branco, cor simbólica que presume a falsa paz que será manifesta por ele, e que o fará vencer e conquistar; ao passo que o capítulo se encerra no verso 17, onde está escrito "porque chegou o grande dia da ira...".
CONCLUSÃO
Embora o texto escolhido pelos influencers não se confirme e contextualize de forma linear com os nossos dias – o arrebatamento ainda não aconteceu, o derramamento das taças ainda não começaram, o anticristo ainda não foi manifesto, etc ... a intenção da mensagem é válida: o intenso calor, decorre da ação humana contra o meio ambiente e da permissão divina para que os homens se examinem a si mesmos e se arrependam dos seus pecados.
Ouça o que o Espírito diz, ´´Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações´´ - Hb 3:15. Permita-lhe que te convença do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8-11).
Aceite a Cristo como único e suficiente salvador da sua vida, seja regenerado, alcance o novo nascimento e torne-se uma nova criatura (Jo 3:1-7; 2Co 5:17), o qual é a imagem de Cristo!
´´Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado! ´´ - Mc 16:16
´´A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. ´´ - Rm 10:9,10,13
LEIA E SAIBA MAIS – sobre alguns dos assuntos aqui mencionados nos artigos abaixo:
[1] Quem é o cavaleiro de Apocalipse 6?
[2] Quem é o anticristo?
[3] Sinais que precedem e sucedem o governo do anticristo
[4] Por que o anticristo ainda não se manifestou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário