segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O SIMÃO CIRINEU E A VESTE SALPICADA

TEXTO: Marcos 15:21

" E constrangeram um certo Simão Cirineu, pai de Alexandre e Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz"

Verdade prática: Simão não foi escolhido do acaso aleatoriamente pelos soldados. Deus o escolheu para ter um encontro com Ele, através do Seu Cordeiro, para que assim, sua família fosse transformada e lembrada pelo Senhor nas Escrituras. Que nossas vidas sejam transformadas e nossas vestes salpicadas pelo sangue do Cordeiro!

INTRODUÇÃO: Simão Cirineu, o homem sobre o qual foi colocada a cruz de Jesus na caminhada pela via dolorosa. Era Páscoa e ele estava em Jerusalém para participar da cerimônia anual no templo: a Páscoa. Nessa ocasião, os homens judeus se vestiam de linho branco para participarem do sacrifício do cordeiro pascal. Se houvesse qualquer mancha que fosse na veste de qualquer homem, eles eram impedidos de entrar no templo e participar da cerimônia.

1. SIMÃO E A CRUZ DE CRISTO. Era a semana da Festa anual da Páscoa (Jo 19:14). Simão estava em Jerusalém para participar da cerimônia em que o sangue do cordeiro pascal seria aspergido na vestimenta branca. Contudo, ele foi abordado pelo caminho, justamente na via dolorosa por onde Jesus carregava sua cruz até o Calvário. Com muitas dores, cansado, irreconhecível pelas diversas feridas e todo ensanguentado Jesus cai no caminho. Para que levantasse e suportasse carregar a cruz até o fim da via, os soldados romanos convocam Simão o Cirineu, que passava por ali para ajudar o Senhor com a cruz pela via dolorosa. Ao ajudá-lo a se levantar e carregar a cruz, certamente suas vestes brancas foram manchadas pelo sangue de Jesus. Com as roupas manchadas Simão seria impedido de entrar no templo e participar da festa anual da páscoa. Mas por analogia, quem sabe, Simão não havia ouvido que Jesus a quem ele havia ajudado e que manchara a sua roupa era o próprio Cordeiro de Deus? Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo 1:29). 

2. QUEM ERA SIMÃO. Simão era um dos judeus camponeses, que havia saído do campo, fora dos limites da cidade, para ir ao templo receber as gotas do sangue do cordeiro pascal. Segundo os Evangelistas, Simão era oriundo de Cirene, nome de uma região do Norte de África que hoje se situa na Líbia. Um erro comum de muitos sobre esse personagem é pensar que o termo ´´Cirineu´´ se tratava do sobrenome do mesmo, o que é inverídico, pois, refere-se ao seu local de origem. Aliás, muitos personagens na Bíblia são citados da mesma forma, pelo primeiro nome acompanhado de sua naturalidade ou paternidade, tais como Maria Madalena (´´Maria de Magdala´´, pequena aldeia situada na Galileia), Simão Barjonas (´´Simão, filho de Jonas´´ em aramaico), etc. Segundo as Escrituras Simão "passava, vindo do campo´´, o que significa que ele vinha naquele instante de Cirene para a celebração da Páscoa judaica (em Cirene ou área rural de Jerusalém, havia uma importante comunidade judaica - Atos 2:10).

Embora seja mencionado apenas em Mateus e Marcos (Mt 27:32; Mc 15:21-23), aparentemente um personagem anônimo, a Bíblia nos fornece detalhes consideráveis acerca de Simão e sua família como subsídios de maior abordagem e compreensão sobre o assunto.

a. O Testemunho de Simão.  Por um momento após ter ajudado Jesus, o Cirineu talvez deva ter ficado triste, decepcionado porque não participaria da festa naquele ano e não receberia a aspersão do sangue em sua roupa. Mas em compensação, acabara de ajudar o Cordeiro de Deus e por seu sangue imaculado e incomum, suas vestes foram salpicadas! Deus foi fiel ao Cirineu e ainda que ele não estivesse no templo, com sua roupa manchada com o sangue do cordeiro simbólico, participou cerimonialmente da festa, com sua veste branca salpicada pelo sangue do Fiel e Verdadeiro Cordeiro de Deus, o que certamente, serviu de grande testemunho a Simão e sua família. 

Segundo a tradição, após ajudar Jesus a carregar a cruz, Simão voltou para Cirene e contou o acontecido para sua família. Seu filho Rufo, jovem rejeitado pelo Sinédrio da época, conhecedor da Torá dos judeus, após ouvir de seu pai todo o ocorrido, identificou que o homem que seu pai ajudou a carregar a cruz, era o Messias; sendo uma das primeiras famílias evangelizadas após a crucificação.[1]

b. A família de Simão. Conforme detalhado por João Marcos, Simão tinha dois filhos e uma esposa. Seus dois filhos eram Alexandre e Rufo, sua esposa por outro lado não tem o nome citado nas Escrituras. Vemos na carta aos Romanos o relato de seu filho Rufo e sua esposa fazendo parte da igreja primitiva: "Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe para mim também" Rm 16:13. 

i. Alexandre, o primogênito. O filho do Cirineu, chamado Alexandre, provavelmente era o primeiro dos dois irmãos, visto seu nome ser citado primeiro. Segundo historicistas parece ter sido alguém que posteriormente se desviou do Evangelho. Paulo por duas vezes faz menção desse nome: "Alexandre o latoeiro, causou-me muitos males, o Senhor lhe pague segundo as suas obras" 2Tm 4:14 e ainda: ´´E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a satanás para aprenderem a não blasfemar" 1Tm 1:20. Vale ressaltar que, na saudação final de Paulo a igreja de Roma anteriormente citado em Romanos 16:13, o apóstolo saúda apenas Rufo e sua mãe. Pelo menos três motivos são especulados por Alexandre não ser citado nesse texto, embora fosse o primogênito da família: Alexandre não residia em Roma - talvez em Éfeso caso fosse o mesmo Alexandre citado na carta a Timóteo; não fosse reconhecido como cristão ou já estivesse morto, assim como Simão.

ii. Rufo, um cristão de destaque. Ao que tudo indica era um cristão de destaque segundo a saudação do Apóstolo Paulo a este: ´´Saudai a Rufo, eleito no Senhor...´´ Rm 16:13.   “Eleito” aqui deve ser entendido mais como um título de honra, como o apóstolo faz com Epêneto, Amplíato, Apeles, entre outros; porque, no sentido doutrinário, o que Paulo diz de Rufo pode ser facilmente aplicado a todos os crentes em geral, e aos seus colaboradores de Romanos 16, em especial.  

Geoffrey Wilson parece correto quando em seu comentário de Romanos 16.13 afirma: “’Eleito no Senhor’ não se refere à eleição para a salvação, pois esta é comum a todos os crentes; significa que ele [Rufo] era um cristão de destaque (cf. Denney: ‘aquele cristão extraordinário)”.[2]

R.N. Champlin concorda com Wilson ao dizer: ´´ ´´Eleito´´ é um adjetivo descritivo de Rufo. Neste caso, o mais provável é que tal vocábulo não deve ser compreendido em qualquer sentido técnico ou teológico, como ‘escolhido por Deus’, embora certamente isso também suceda no seu caso, mas antes, devemos compreendê-lo como uma espécie de sinônimo de ‘eminente’, isto é, distinguido por sua graça, por seu serviço e por sua especial elevação de caráter”.[3] Por conseguinte, a adição de “no Senhor” significaria que Rufo mostrava distinguir-se como crente em Cristo Jesus.[4]

iii.  A esposa de Simão. Uma nota carinhosa e singela é a menção de Paulo à mãe de Rufo, esposa de Simão. A saudação do apóstolo não é dirigida apenas a Rufo, porém, “igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim”, diz o apóstolo.  Essas palavras sugerem uma profunda afeição de Paulo pela família de Rufo. E esta senhora, com certeza bem idosa e provavelmente viúva na época, é lembrada pelo apóstolo Paulo como uma mãe para ele, pela importância em sua vida em seu ministério, tratando-o como um filho seu. “Exatamente onde e quando foi que a mãe de Rufo se fez mãe de Paulo não sabemos. O fato é que aqui, como ocorre com frequência, o apóstolo uma vez mais prova que aprecia o que os membros femininos têm feito e estão fazendo por ele, pessoalmente, e pela igreja, para a glória de Deus”. [5]

CONCLUSÃO. A vida de Simão e sua família com certeza foi impactada por seu encontro com Deus, através do Seu Cordeiro Jesus Cristo. Ele foi a Jerusalém esperando meras gotas de um cordeiro simbólico, quando na verdade foi escolhido para voltar de lá com as manchas do Verdadeiro Cordeiro de Deus que morreu desde a fundação do mundo (1Pe 1:18-21; Ap 13:8). Isso nos ensina que o sangue de Cristo é suficiente e capaz de nos limpar e remir de todos os pecados, inclusive que não são mais necessários sacrifícios de sangue animal para perdão de nossos pecados (Hb 10:10-14). O encontro do Cireneu com Jesus transformou sua família a partir daquele ano, até que seu filho Rufo e sua esposa se tornassem cristãos exemplares e dignos de memória, ao passo que não apenas Simão foi lembrado nas Escrituras, como a sua família que, com exceção de Alexandre, tiveram destaque na galeria dos cristãos afeiçoados ao apóstolo Paulo. 

REFERÊNCIAS

[1] Wikipédia; A Enciclopédia Livre. Simão de Cirene. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sim%C3%A3o_de_Cirene. Desde: 02/07/2019. Acessado em: 22/02/2021.

[2] Geoffrey B. Wilson. Romanos: Um resumo do pensamento reformado. São Paulo: PES, 1981, p. 218.

[3] R. N. Champlin. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo: Atos/Romanos. Vol. 3. São Paulo: Hagnos, 2002, p. 879. Veja também John Murray, The Epistle to the Romans. Grand Rapids: Wm. B. W. Eerdmans Publishing Co., 1987, p 231. Para um ponto de vista diferente, consulte Hendriksen, op. cit., p. 669.

[4] Ibidem.

[5] Hendriksen. p. 669,70.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

POR QUE O ANTICRISTO AINDA NÃO SE MANIFESTOU?

TEXTO: 2Tessalonicenses 2:6,7

´´E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda´´

Verdade prática: Alguém está impedindo a aparição do anticristo. Seu surgimento só acontecerá quando for afastado da terra aquele que está impedindo sua manifestação. 

INTRODUÇÃO: O homem do pecado, filho da perdição ainda não foi manifesto entre nós. Isso porque alguém está impedindo que ele apareça, pois, seu tempo ainda não chegou, porquanto para este tempo determinado ele está reservado, segundo a eficácia de satanás. O diabo não tem poder ilimitado para fazer o que e quando quiser - só atua segundo os limites concedidos por Deus; e o anticristo manifesto, será mais uma forma dele atuar no mundo. Alguém está tapando o pequeno buraco do dique para que a água do lado de lá não o derrube e passe para o lado de cá, inundando e destruindo tudo. O mistério da iniquidade já está em ação, a apostasia está a caminho e o “homem do pecado” será manifesto a qualquer hora. Contudo, antes que ele apareça, será necessário o desaparecimento daquele que agora o detém.

R: PORQUE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ DETENDO O ANTICRISTO

1. A Onipotência do Espírito Santo. Quem mais teria poder para deter Satanás seu filho? O Espírito Santo é Deus. Ele é Eterno (Hb 9:14), Onipresente (Sl 139:7-12), Onisciente (Sl 139:2,7,8) e Onipotente (Jo 3:8; Rm 15:13,19). Ele está nos corações de cada crente que compõe o corpo da igreja! A igreja que ora, intercede e expulsa demônios pelo poder do Espírito Santo (Mt 10:1; Mc 16:17; Lc 9:1).  Ele é o dedo de Deus - linguagem simbólica; pelo qual Jesus expulsava os demônios (Lc 11:20). Ele foi o agente divino que derramou as pragas sobre o Egito (Êx 8:19). A Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra por ele (Êx 31:18) e é a “letra de Cristo”, entregue aos cuidados dos apóstolos escrita com o Espírito de Deus vivo não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações” (2Cor 3,3).

2. A igreja cheia do Espírito e o ministério da injustiça. Está escrito que o ministério da injustiça já opera em nossos dias graças ao principado de satanás neste mundo (1Jo 5:19). A igreja foi cheia do Espírito Santo assim como os apóstolos no Pentecostes (Jl 2:28,29; At 2:1-9) para ser o sal da terra, a luz do mundo (Mt 5:13,14). A igreja é o sal que está conservando o mundo de apodrecer no pecado, é o tempero que dá gosto ao mundo, o elemento que atribui valor à obra de Cristo na figura do sal; e como a luz é ela que alumia, dissipa as trevas e esclarece pelo poder do Espírito Santo. As portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16:18). Nos filhos de Deus, o maligno não pode tocar (1Jo 5:18). No tempo determinado o Espírito Santo ´´desaparecerá´´ da terra junto com a igreja ´´raptada´´, para que o anticristo se manifeste (2Ts 2.7).

3. O agente retirado e o povo desaparecido. Concluímos que o anticristo ainda não se manifestou por causa do Espírito Santo. Ele é o agente pelo qual Deus está impedindo a implantação do reino de satanás na terra através do anticristo. Em breve, ele será tirado do mundo junto com a igreja de Cristo (1Ts 5:9). O Espírito é como a coluna de nuvem, que em dado momento mudou de posição retirando-se de  ́ ́diante ́ ́ deles e colocando-se  ́ ́atrás ́ ́ (Êx 14:19,20) - manobra que deu versatilidade a nuvem e serviu de divisor entre os hebreus e o egípcios. É o Espírito que separa a igreja do mundo. Na margem oriental do Jordão a coluna desapareceu, eles já não seguiam mais a nuvem, mas a Arca do Senhor; assim será no arrebatamento da Igreja, pois, Ele terá cumprido Sua missão entregado a Noiva para Cristo - Santíssima Trindade, pg. 42.

4. A retenção temporária do anticristo e as setenta semanas proféticas. Esse período em que o Espírito Santo retêm o anticristo, é observado escatologicamente no tempo que Deus detêm a contagem das setenta semanas de Daniel (Dn 9:24-27). A manifestação do anticristo contempla a derradeira semana de anos desta profecia - uma semana profética de sete anos; assim, estamos na ´´era da igreja´´ ou ´´tempo dos gentios´´ - momento em que a contagem das 70 semanas proféticas está ´´pausada´´ por Deus; que sucede a 69ª semana que se encerrou na morte de Cristo, e antecede a 70ª semana, que conta do arrebatamento da igreja até a segunda vinda de Cristo para salvar Israel na guerra final do Armagedom.

CONCLUSÃO: Ainda que rumores sejam recorrentes acerca do aparecimento do anticristo ou pessoas perversas tenham seu caráter comumente associado a ele - tais como os imperadores Ciro, Nero ou mesmo ditadores como Adolf Hitler; precisamos ter em mente: ele só será manifesto quando o Espírito Santo for retirado do mundo, e com Ele a igreja de Cristo. Nesse momento - última semana profética de Daniel;  a igreja não estará mais na terra, mas nas bodas e no trono do Cordeiro, onde cada justo do corpo de Cristo receberá o seu galardão. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Hebreus 3:7,8

REFERÊNCIAS

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