Texto: Mateus 3:11
"Eu
os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais
poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele
os batizará com o Espírito Santo e com fogo.´´
Verdade prática: Esse texto aparece também em Mc 1:8 e Lc
3:16. Está no hall dos textos polêmicos do meio Pentecostal,
isso graças a interpretação equívoca do texto bíblico e do seu contexto
geral.
INTRODUÇÃO
Primeiramente, o termo batismo vem do grego e significa imergir, mergulhar, neste caso, imergido ou mergulhado, no Espírito Santo ou no fogo. Segundo, a referência batismo -do gr. imergido, mergulhado; com
´´Espírito Santo e com fogo´´ ocorre apenas duas vezes, em Mt 3:11 e Lc
3:16, e em ambas aparece um grupo peculiar na pregação de João Batista. Contudo,
tal descrição não aparece em Mc 1:8, At 1:5, isso porque tal grupo não estivera
presente. Erros de interpretação na tentativa de explanar um texto bíblico
ocorrem devido ao desconhecimento, má aplicação ou inobservância do Método de Estudo Sintético das Escrituras na
interpretação do mesmo, bem como a Eisegese pessoal dos escritos
sagrados em vez de Exegese bíblica. Portanto, este artigo vem com o intuito
de colaborar com o bom diálogo e interpretação, a fim de contribuir com o
entendimento nesta questão com base em referências bíblicas, bibliográficas e
teológicas.
I- CONTEXTUALIZANDO COM LUCAS
1. A Exegese das Escrituras. Todo estudioso e intérprete bíblico deve conhecer algumas regras simples e básicas de hermenêutica. E uma dessas regras é que o próprio contexto define o sentido do versículo em questão, daí origina-se a frase ´´texto sem contexto vira pretexto´´, muito citada na IEPL pelo Pb. Mateus Lucas.
2.
Contextualizando o sermão de João Batista. Já no começo do capítulo, tanto nos evangelhos de
Mateus como Lucas, João Batista se refere a um juízo vindouro de Deus sobre
aqueles que praticam todo tipo de impiedade: "João dizia às
multidões que saíam para serem batizadas por ele: "Raça de víboras!
Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima?" (Lc 3:7). A
ideia transmitida por João aqui é de serpentes fugindo de um incêndio numa
floresta (Jr 21:14). E acrescenta: "O machado já está posto à raiz
das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao
fogo" (Lc 3:9). Indicando uma punição iminente.
3. Um sermão, dois
públicos distintos. O início do capítulo
esclarece que a mensagem de João era direcionada a dois grupos de pessoas:
Aquelas que realmente estavam arrependidas e queriam o perdão de Deus; e aquelas
que se auto justificavam por crerem que a obediência à Lei e por serem filhos
de Abraão era garantia de Salvação: "Deem frutos que mostrem o
arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois
eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão."
(Lc 3:8). Sendo assim, os dois grupos que se apresentaram a João
foram:
i. Os
´´discipulandos´´. Eram os que se
arrependiam, confessavam seus pecados e eram batizados por João Batista. Vinham
de Jerusalém, da Judéia e de toda a província do Jordão para serem batizados
por ele nas águas para perdão dos pecados (Mt 3:5,6). Embora a Bíblia não os intitule
assim diretamente, uma coisa é certa: eles iam até João no deserto para
buscarem de Deus o perdão dos seus pecados, assim, eles eram discipulados por
ele para serem batizados nas águas, e posteriormente, pelo Espírito Santo por
Jesus Cristo. A estes que se arrependiam e batizavam nas águas, outro batismo
os aguardava segundo João: o batismo com Espírito Santo (At 19:1-7). Esse grupo
era composto pelos que cumpririam os requisitos básicos de Cristo para ver e
entrar no reino de Deus, porquanto, nasceriam de novo da água e do Espírito (Jo
3:3-5). Suas características eram:
a. Eram
batizados para perdão dos pecados (Lc 3:3). Uma espécie de ´´estágio´´ para o
batismo com Espírito Santo (Mt 3:3; At 19:4).
b. Confessavam
seus pecados (Mt 3:6);
c. Produziam
frutos de arrependimento (Mt 3:8).
d.
Seriam batizados com o Espírito Santo (Mt 3:11; Mc 1:8; At 1:5);
e. Seriam como trigo ajuntado no celeiro ou árvore que produz frutos, por isso não é lançada ao fogo (Jó 5:26; Mt 3:12; Lc 3:16).
ii. Os
´´indiscipulandos´´. Estes se auto
justificavam como forma de escape e eram compostos em maioria pelos fariseus,
saduceus, contudo, também haviam publicanos e soldados (Lc 3:12,14). Criam que por
serem filhos de Abraão e observarem a Lei fugiriam da ira de Deus. João alterou
seu discurso a partir do momento que estes apareceram: ´´E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus,
que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos
ensinou a fugir da ira futura?´´ - Mt 3:7. Percebamos que no início do texto, que antes da
chegada desse grupo, João ministrava o sermão ´´Arrependei-vos,
porque é chegado o reino dos céus.´´ - Mt 3:2; mas após a chegada
deles, a pregação tomou a direção ´´ Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira
futura? ... Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;´´ Mt 3:7b,8. Ao contrário do
grupo anterior, este precisava ainda produzir frutos de arrependimento. Ao
invés disso, buscavam subterfúgios de escape alegando terem por pai a Abraão. Suas
características eram:
a. Não
produziam frutos de arrependimento (Mt 3:8; Lc 3:8);
b. Auto justificação mediante a Lei e filiação de Abraão como garantia de salvação (Mt 3:9; Lc 3:6-8);
c. O machado está sobre sua raiz. A ausência de frutos (de arrependimento) fará com que seja cortado e lançado ao fogo (Mt 3:10; Lc 3:9);
d. Seriam como a
palha ou árvore sem frutos queimada ao fogo, com fogo que não se apagará (Mt
3:10,12; Lc 3:9,17);
e. Seriam
batizados, imergidos, lançados, mergulhados com fogo (Mt 3:11;
Lc 3:16). Este fogo não fala de purificação ou santificação como o fogo é apresentado algumas vezes (Is 6:6; Zc 13:8.9; Ml 3:2-4), fala de juízo e
condenação conforme o contexto da passagem (Mt 3:7; Lc 3:7) e a contextualização bíblica geral, primeiro método do estudo sintético das Escrituras, onde o fogo também é descrito como sinônimo de juízo e condenação aos que cometem a impiedade (Gn 19:24,25; Lv 10:1-3; Nm 11:1-3; Sl 21:8,9;
II- CONTEXTUALIZANDO BIBLICAMENTE
1. Bíblia de Estudo Genebra. Quanto ao fogo, A Bíblia de Estudo Genebra traz o seguinte comentário em Lc 3.16: “O batismo com fogo aponta para o juízo (v.9 nota). A pá para limpar sua eira’ é outro símbolo para o juízo (v. 17)...”.
2. Bíblia de Estudo NVI. A Bíblia de Estudo NVI assim comenta o mesmo texto: “... e com fogo. Aqui, o fogo está associado ao juízo (v.17)...”.
3. Bíblia de Estudo Plenitude. A Bíblia de Estudo Plenitude, de orientação pentecostal em Lc 3:16 remete ao comentário de Mt 3:1, que diz o seguinte:
“O batismo de João é um tipo de experiência de salvação de ser batizado no Espírito. Como o batismo de João colocava o indivíduo dentro da água, o batismo de Jesus coloca o cristão no Espírito, identificando-o como totalmente ligado ao Senhor. O fogo purifica ou destrói. Portanto, a salvação em Jesus Cristo será purificadora para os verdadeiros judeus que o aceitarem como o Messias, e destruidora para aqueles que o rejeitarem.”
4. Bíblia de Estudo Shedd. A Bíblia de Estudo Shedd traz consigo a seguinte nota: “... Fogo. O contexto (17) parece exigir o sentido de prova, de julgamento (Lc 12.39-53; 1 Co 3.13).” A Bíblia em Mt 3.11 ainda traz o comentário: “Com o Espírito Santo e com fogo. Refere-se ao ministério espiritual de Cristo. Sua obra começou acompanhada pela energia sobrenatural do Espírito Santo, colhendo-se algum ‘trigo’ (os fiéis), e revelando-se quem seria ‘palha’ para julgamento. A doutrina do batismo no Espírito Santo não recebe luzes neste trecho, pois o assunto pertence à época posterior à ressurreição de Jesus (1Co 12.13)".
III- CONTEXTUALIZANDO TEOLOGICAMENTE
1. Charlie C. Ryrie. Grande comentarista bíblico, autor da Bíblia de estudo anotada, na versão expandida, traz a seguinte informação: ´´fogo. Provavelmente uma referência aos julgamentos associados á segunda vinda de Cristo. O batismo com o Espírito Santo ocorreu no dia de Pentecostes, ao passo de que o batismo com fogo se refere aos juízo que acompanharão a segunda vinda de Cristo.´´
2. John F. MacArthur. Na sua Bíblia de Estudo traz a seguinte nota de rodapé: ´´com fogo. Pelo fato de, nesse contexto, o fogo ser usado como meio de punição (v. 9), isso é provavelmente uma referência a um batismo de castigo sobre os ímpios.´´
3. R. N. Champlin. Em sua obra “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”, relaciona Lc 3.16 com o comentário de Mt 3.11: ´´...Há várias interpretações dessas palavras: 1. Alguns acham que aqui temos dois batismos, um do Espírito e outro de fogo, e que esse último fala de juízo, provavelmente até de inferno. Assim interpretaram Orígenes e outros pais da igreja...alguns bons intérpretes reputam esse batismo de fogo como algo que se refere ao juízo."
CONCLUSÃO. Batismo com Espírito Santo ou com fogo? Isso depende de qual grupo fazemos parte, se dos ´´discipulandos´´ ou ´´indiscipulandos´´. O fato é que para sermos salvos da ira de Deus, de queimar como palha ou árvore lançada, imergida no fogo, precisamos nos arrepender dos pecados e então, nascer da água e do Espírito. Mas, então por que a referência ao fogo em Atos 2? Não seria o cumprimento da Palavra de João Batista: "com o Espírito Santo e com fogo"? Lucas não disse que as línguas eram de fogo ou que desceu fogo literal do céu, mas que pareciam "línguas como que de fogo". Ele utilizou uma linguagem comparativa, ou seja, uma analogia, para repassar de uma maneira compreensível aquilo que estava além da compreensão humana, que as línguas foram distribuídas, vieram se espalhando, tomando proporção aonde estavam os discípulos e concentrando-se sobre cada um deles como fogo quando se alastra (Êx 22:6).
REFERÊNCIAS
NOGUEIRA; Prof. Saulo. O que significa
batismo com fogo em Lucas 3.16? Disponível em: https://sites.google.com/site/teologiatextos/o-que-significa-batismo-com-fogo. Acessado em: 09/11/2020.
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