TEXTO: 1Coríntios
2:13
´´Sobre isso também pregamos, não com
palavras ensinadas pelo saber humano, mas, sim, com palavras ministradas pelo
Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.´´
Verdade prática: A melhor forma de
compreendermos a operação e atuação do Espírito Santo ante o proceder humano é
através dos seus símbolos, pelo qual Deus o revelou nas Sagradas Escrituras.
INTRODUÇÃO. Segundo o
dicionário Oxford Languages, símbolo é uma pessoa
ou personagem que se torna representativa de determinado comportamento ou
atividade. Pode ser compreendido também como aquilo
que, por convenção ou por princípio de analogia formal ou de outra natureza,
substitui ou sugere algo.
I- SÍMBOLOS DO
ESPÍRITO SANTO
1. Água, Rio e Chuva
(Is 44:3/Jo 7:38,39/Tg 5:7). Opera nas três partes
da constituição humana, regenerando cada uma (1Ts 5:23). Ele limpa (Tt 3:5),
satisfaz a sede espiritual e purifica o coração (Mt 5:6; 1Co 12:13; Gl 5:25; Ap
22:17). Ele é derramado como um rio de forma superabundante e percorre todas as
divisões do homem. Ele é a chuva que caiu em Atos 2 e preparou a terra para a
semeadura da palavra e sucede até hoje. A chuva temporã é a descida no
Pentecoste e a serôdia Suas manifestações como o batismo e os dons (At 8:15-17;
10:44-46; 19:1-6; 1Co 12:1-11). Essa abundante chuva que alegra nossos corações
(At 14:17) permanecerá até o dia do Arrebatamento (Mc 16:17).
2. Orvalho (Gn 27:28). O orvalho é um refrigério adicional das chuvas têmpora e serôdia, é a manifestação climática que surge após o período das chuvas na Palestina. Era indispensável para revigorar a erva e a relva (Dt 32:2). É um símbolo do Espírito porque cai ́ ́gradualmente ́ ́ ou de forma imperceptível em nossos corações. Onde cai o Orvalho, Deus ordena a bênção e a vida para sempre (Sl 133:3), concede a vida eterna (Gl 6:8), traz prosperidade e refrigério à alma do pobre de espírito (Sl 23:2-4; 40:17; 51:11,12; Mt 5:3,10).
3. Vento (Jo 3:8). Tem movimentos
definidos (Ec 1:6), variados (Mt 24:31), desconhecidos ao pecador , pois,
́ ́Ele sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem nem para
onde vai ́ ́.
a. Soprar ́
́suave ́ ́ indica a direção traçada por Deus a favor de seus filhos numa rota
de calma e tranquilidade (Gn 8:1);
b. Soprar ́
́veemente impetuoso ́ ́ como no Pentecoste, é um
sinal evidente de Sua presença com manifestações de poder (At 2:1-4;
Hb 2:4);
c. Soprar apenas com ́ ́gemidos inexprimíveis ́ ́, é um alerta de perigos iminentes (Rm 8:26; Hb 3:7,8).
4. Óleo, Azeite e Unção (Hb 1:9; 1Jo2:20,27). O óleo/azeite da unção era usado para consagrar pessoas de grande poder, como reis (1Sm 10:1; 16:13), sacerdotes (Lv 8:30), profetas (1Rs 19:16; Is 61:1) e guerreiros (2Sm 1:21; Is 21:5). É chamado de ́ ́óleo de alegria, fresco, precioso, excelente ́ ́ (Sl 45:7, 92:10; 133:2; Am 6:6). O Espírito é a ́ ́unção especial ́ ́ para os salvos em Cristo, ao passo que foi a unção especial que consagrou o Messias, que significa ́ ́UNGIDO ́ ́ (At 10:38).
5. Fogo (1Ts 5:19). Acompanhava as manifestações Divinas (Êx 3:2; 13:21,22; 19:18; Dt 4:11), era um sinal da presença divina (Mt 3:11), representa a glória (Ez 1:4,13), proteção (2Rs 6:17), santidade (Dt 4:24), juízos (Zc 13:9), ira de Deus (Is 66:15,16) e, finalmente, o Espírito Santo (Ap 4:5). No VT a principal ordenança era conservar o fogo aceso diariamente (Lv 6:13). No NT a ordem ainda é a mesma: ´´não extingais o Espírito Santo ´´, tomemos cuidado em não extinguir, apagar o Espírito Santo, pois, Ele deve permanecer aceso em nossos corações todos os dias sem se apagar!
6. Coluna (Êx 13:21,22). Traz firmeza igual a rocha (Ef 2:20), fala de força espiritual e sustento, como a que acompanhou os israelitas e serviu de proteção, iluminação, orientação, fervor e refrigério. A coluna em dado momento mudou de posição retirando-se de ́ ́diante ́ ́ deles e colocando-se ́ ́atrás ́ ́ (Êx 14:19,20), manobra que deu versatilidade a nuvem e serviu de divisor entre os hebreus e o egípcios. O Espírito é o divisor que separa a igreja do mundo. Na margem oriental do Jordão a coluna desapareceu, eles já não seguiam mais a nuvem, mas a Arca do Senhor; assim será no arrebatamento da Igreja, pois, Ele terá cumprido Sua missão entregando a Noiva para Cristo.
7. Penhor (2Co 5:5). O vocábulo ́ ́penhor ́ ́ (gr. arrabon) significa ´´primeira prestação, depósito, garantia ́ ́. Indica o pagamento de parte do preço total da compra. A primeira prestação recebida é a regeneração. O ́ ́valor total ́ ́ será completado com o pagamento intermediário e final, ou seja, a santificação e a redenção do nosso corpo (Rm 1:4; 8:23; Tt 3:5). O Espírito que, mediante a Palavra e todos os meios da graça nos capacita a atingir a glória eterna (2Co 3:18), é evidentemente a nossa garantia.
8. Selo (2Co 1:22). Autenticava documentos, cartas, títulos de propriedade e recibos de mercadoria ou dinheiro. O Espírito Santo sela a Igreja (Ct 4:12), a lei do Senhor (Is 8:16), o coração (Ct 8:6), a visão e a profecia (Dn 9:24) e os crentes para o dia da redenção (2Co 1:22; Ef 1:13,14; 4:30; 2Tm 2:19). Fomos selados com o Selo da promessa que nos dá a garantia de pertencer a Deus!
9. Vinho (Sl 104:15). O vinho representa bênção e prosperidade. A vinha era sinal de prosperidade e favor divino, sendo considerada uma dádiva de Deus (Os 2:15). O fruto da vide ilustra a alegria que existe nos salvos e o cálice fala da comunhão promovida pelo Espírito Santo em nossos corações (2Co 13:13). No Pentecoste deduziram que os discípulos estavam ́ ́cheios de vinho ́ ́, quando na verdade estavam cheios do Espírito Santo!
Nota: Haviam dois tipos de vinho na palestina, a saber, o vinho não fermentado, sem teor alcoólico, composto apenas por água e polpa da uva; e o fermentado, que era armazenado em odre por longos períodos para ganhar teor alcoólico ou através de aditivos, como o mel, por exemplo, usado pelos cananeus na fabricação de bebida alcoólica, por isso ele era um ingrediente proibido por Deus nos rituais religiosos (Lv 2:11; Pv 25:16,27).
O primeiro vinho, sem
fermento, foi o que Jesus trouxe a partir da transformação pela água (Jo
2:9,10b). Este foi instituído na Ceia do Senhor como símbolo do sangue
puro de Cristo, da nova aliança e do Espírito Santo (Lc 5:38; 1Co 5:7; 11:25;
2Co 5:17; Hb 8:13).
O segundo, também chamado de mosto (Jó 32:19), foi o que os apóstolos foram acusados de ter consumido no dia de Pentecostes (At 2:13) e que os convidados da festa beberam e consideraram o melhor antes de provarem a água transformada em vinho (Jo 2:3,10a).
10. Pomba (Jo 1:32). Existem 31 referências na Bíblia sobre a pomba. Ela simboliza pureza, santidade, paz, esperança e mansidão. Após o dilúvio Noé soltou uma pomba para que esta indicasse se as águas haviam baixado e se o evento apocalíptico havia sido encerrado (Gn 8:6-12). O corvo ia para buscar carniça ia e voltava até que as águas se secaram, mas, a pomba retornou com um ramo de oliveira (árvore pelo qual se faz o azeite, outro símbolo do Espírito Santo).
CONCLUSÃO. Os símbolos do Espírito Santo são a
forma que a Bíblia apresenta os aspectos da sua atuação, poder e relação com o
ser humano. Isso não invalida sua personalidade, pelo contrário, afirma que Ele
pode, se relaciona e atua na vida dos seres humanos de formas distintas,
reveladas em cada um dos seus símbolos que comprovam a sua existência, deidade
e personalidade. Por isso comparamos as coisas espirituais com
espirituais, ´´os quais servem de exemplar e sombra das coisas
celestiais; como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o
tabernáculo; porque foi dito: Olha, faz tudo conforme o modelo que no monte se
te mostrou´´- Hb 8:5
REFERÊNCIAS
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