quinta-feira, 26 de novembro de 2020

POR QUE OS SACERDOTES CONTESTARAM O TÍTULO DA CRUZ?

TEXTO: João 19:19-22

´´19. E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

20. E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.

21. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.

22. Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.´´


1.  A INCONFORMIDADE DA ELITE JUDAICA. Ao ser crucificado, Jesus recebeu em sua cruz uma placa com a escrita ordenada por Pôncio Pilatos. O interessante é que a escrita em nada agradou aos fariseus que foram questioná-lo, pelo que ele respondeu ´´O que escrevi, escrevi´´ vs. 22. O fato é que a escrita não poderia ser desfeita e os fariseus ficaram inconformados, aquela escrita os incomodava e em nada lhes agradou. Mas o que teria despertado a revolta deles com a placa? Antes de responder a esta pergunta, precisamos mergulhar no maravilhoso mundo hebraico, um dos idiomas em que a Bíblia foi originalmente escrita, bem como foi uma das três línguas que Pilatos usou para escrever a placa da cruz ´´e estava escrito em hebraico, grego e latim.´´ vs.20.


a. O Tetragrama do Eterno. Deus não nos permitiu saber o Seu verdadeiro nome, apenas o Tetragrama Consonantal revelado por Ele nos registros hebraicos - arcaicos. A palavra tetragrama é uma junção de  ́ ́diagrama ́ ́, (representação de um fenômeno) com  ́ ́tetra ́ ́ (quatro ou quarto). O vestígio que encontramos nos textos interlineares é o uso das quatro consoantes  ́ ́YHWH ́ ́, equivalentes aos manuscritos hebraicos - arcaicos. Portanto, Tetragrama é uma palavranome ou símbolo formado por quatro letras. Geralmente é associado ao Tetragrama YHVH, também chamado de "Tetragrama Sagrado" ou a INRI, sigla latina de "Jesus Nazareno Rei dos Judeus" - Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum.



Fontes: searaagape.com.br e youtube.com 

b. O alfabeto e os símbolos das letras hebraicas. No hebraico, cada letra tem seus respectivos números e simbolismos. O quadro abaixo apresenta os respectivos símbolos das letras do alfabeto e permitindo fazer algumas comparações; a começar pelo Tetragrama (ה ו ה י  - YHWH) que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus.


c. Simbologia do Tetragrama do Eterno. Sabendo-se que a leitura do hebraico é feita da direita para a esquerda, vamos separar as quatro letras ה ו ה י YHWH respectivamente e comparar o significado de cada uma delas com o quadro simbológico acima e com o desenho abaixo: י YÚD = MÃO; ה HÊ = FURO; ו VAV = PREGO; ה HÊ = FURO.


                                                  Fonte: aleftav.site.com.br 

d. O Tetragrama do Eterno e a obra da cruz. Colocando em ordem temos o plano de redenção, evidente nos acrósticos da frase grafada na cruz de Cristo: “MÃOS FURADAS POR PREGO!” É inacreditável pensar que Elohim pela sua onisciência, ocultou o plano da redenção em seu Maravilhoso Nome! 

Fontes:  https://br.pinterest.com/ e adoradoreterno.blogspot.com/

 2. O ACRÓSTICO OCULTO NO TÍTULO DADO POR PILATOS. Os líderes dos fariseus ficaram revoltados porque a escrita da placa colocada na cruz de Cristo revelava um acróstico. Neste caso, os fariseus observaram as palavras da placa e notaram que as primeiras letras de suas frases formavam um nome – um acróstico; o de YHWH ou YHVH, o Tetragrama do Deus Altíssimo. 

Nota: Acróstico é uma poesia, nome, frase ou palavra em que as primeiras letras de cada verso (as vezes no meio ou no fim), formam em sentido vertical, um ou mais nomes ou um conceito cujo sentido foi minuciosamente escondido.

3.  A MENSAGEM DO ACRÓSTICO OCULTO. Eles perceberam que o nome do Eterno estava na frase atribuída a Yeshua e por isso se revoltaram! O nome de Deus estar na placa de Cristo através do acróstico hebraico, revelava duas coisas:

a.  A deidade de Yeshua Ha´Mashiach. O acróstico do Tetragrama no título da cruz estava atribuindo divindade a Jesus Cristo e identificando-o com o Eterno, porquanto o nome de Javé estava em Seu título. Ele declarou: "antes que Abraão existisse, eu sou" - João 8:56-58; portanto, Ele sempre existiu, não foi criado, pois, não teve começo, e da mesma forma não terá fim (At 2:24; Hb 13:8). Ele é a imagem do Deus invisível e eterno, é a exata expressão da Divindade (Hb 1:3), por isso Ele disse: “Quem Me vê a Mim vê o Pai” (Jo 14:9). Ele é Deus (Jo 1:1) e NEle reside a plenitude da divindade (Cl 1:19; 2:9) e não “nada há do caráter ou dos atributos de Deus que não esteja em Cristo” - Bíblia de Estudo Vida (São Paulo: Vida, 1999), nota sobre Colossenses 1:19.

b.  A obra vicária e salvífica de Elohim e Seu filho Jesus Cristo. Este fato ficou evidente quando entre muitos dos que leram o título, surgiram testemunhas que começaram a afirmar ´´...verdadeiramente, este era o filho de Deus.´´ - Mateus 27:54. O nome do Eterno estar na placa da cruz queria dizer algo. Que a porta da salvação seria aberta pelas mãos furadas por pregos!

 


Fonte: paulikojak.blogspot.com

CONCLUSÃO.  Os principais dos sacerdotes Judeus pediram para Pilatos alterar a escrita da placa colocada sobre a cruz porque ela não negava a obra e a divindade de Cristo. Ao contrário, o acróstico contido no título revelava o nome do Eterno e a obra da redenção. Mas, eles o rejeitaram por inveja e ganância por poder ao ponto de suscitarem falsas testemunhas para contestarem o Evangelho e o próprio Cristo (Mt 26:59,60), quebrando o princípio da Torah que tanto alegavam guardar (Êx 20:16; 23:1). Portanto, eles rejeitaram o título e o próprio Cristo, porque perceberam que o nome do Eterno estava na frase atribuída a Yeshua, assim o testemunho de YHWH provou a favor do testemunho do Cristo que rejeitaram e por isso se revoltaram. Cristo é o Tetragrama em pessoa revelado no NT e verdadeiro Deus conosco! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: MANUTENÇÃO DO BANCO DE DADOS

Devido a manutenção do servidor, alguns hiperlinks podem não concluir a busca e apresentar o seguinte aviso: Desculpe o transtorno. Estamos ...

Mais visitadas